Conquista: Obras do novo presídio chegam aos 95% com inauguração prevista para outubro

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

Na manhã desta quarta-feira (17), o prefeito Guilherme Menezes de Andrade, acompanhado do vice-prefeito Joás Meira e do secretário municipal de Transparência e Controle, Nailton Prates, visitou as obras do novo presídio de Vitória da Conquista localizado próximo às margens BA-265, sentido Barra do Choça. A equipe foi acompanhada pelo diretor-geral do Presídio Advogado Nilton Gonçalves, Alexsandro de Oliveira, pelo tenente-coronel Ivanildo da Silva, pelo presidente do Conselho de Segurança, Célio Barbosa, e representantes da empresa responsável pela construção do novo equipamento público.

DSC_0247

A nova unidade prisional de Vitória da Conquista, dividida em alas masculina e feminina, terá capacidade para receber mais de 700 internos. A estrutura, moderna e reforçada, foi planejada, no intuito de contribuir para fortalecer o esquema de segurança, a exemplos da construção de um andar acima das celas para a circulação dos agentes penitenciários, do investimento em equipamentos como Raio-X e scanner para a vistoria dos visitantes, bem como da instalação de interfones para as conversas entre internos e advogados. Também compondo a nova estrutura física, na ala feminina foram instalados berçários e creches para as detentas que tiverem filhos durante o cumprimento do regime fechado.

DSC_0324

A ressocialização dos presos, por meio do trabalho e do estudo, também será uma das prioridades do novo presídio, o que para o prefeito Guilherme Menezes é o grande diferencial. “Esse espaço, além de contribuir para a segurança de Vitória da Conquista, priorizará o trabalho qualificado, desenvolvido principalmente por meio dos agentes, garantindo que os internos possam ter a condição de, ao ser livre, ter uma vida melhor, com novas perspectivas. A partir da qualificação profissional, poderão refletir sobre suas condutas e adquirir as condições mínimas para reintegrarem-se na sociedade”, considerou o gestor.

DSC_0366

Expectativa também compartilhada pelo atual diretor-geral do Presídio Advogado Nilton Gonçalves, Alexsandro de Oliveira. De acordo com ele, um dos objetivos da nova unidade prisional é fortalecer os direitos humanos. Com o intuito de cumprir com esse objetivo, o projeto da nova unidade foi contemplado também com sala de estudo e laboratório de informática. Além disso, espaços como a cozinha e a lavanderia contarão com o trabalho dos internos, sendo esse último, por exemplo, projetado com a capacidade para beneficiar cerca de 50 presos. A previsão do início das operações é para a primeira quinzena de outubro.


Os comentários estão fechados.