ENTREVISTA: Jacaré fala de sucessão no Legislativo Conquistense e do momento político do Brasil

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

Aos 33 anos de idade o vereador Fernando Vasconcelos Silva, conhecido como Fernando Jacaré, um dos ícones do Partido dos Trabalhadores, ganhou espaço no cenário político baiano cumprindo o seu terceiro mandato e o segundo consecutivo como presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. As articulações de Jacaré são invejadas por políticos adversários e até mesmo correligionários. Na longa entrevista concedida ao Blog do Anderson, afilhado dos deputados petistas Waldenor Pereira (Federal) e Zé Raimundo Fontes (Estadual), na última sexta-feira (19),  Fernando falou de planos futuros e da sua sucessão, tendo em vista o termino de sua gestão no final do ano.  

Jacaré

Blog do Anderson: Jacaré está na caminhada rumo às eleições 2016?

Fernando Jacaré: São etapas, primeiro encerrar 2014, estamos trabalhando uma luta constante para a eleição da nossa presidenta Dilma, nosso governador Rui Costa, nosso senador Otto Alencar, e nossos deputados, Waldenor e Zé Raimundo. Estamos percorrendo toda cidade e região, exatamente no sentido de buscar fortalecer esse projeto que vem dando certo aqui na cidade e na região. 2016 é outra história, aí é outro processo. Primeiro vamos passar essa etapa árdua, mas uma etapa que com certeza marca a continuação de um projeto de sucesso com grandes desafios. Sabemos que conquistamos muitas coisas e temos muito ainda a alcançar e a vida é assim, ninguém consegue tudo de um dia pra outro, de uma hora pra outra. As políticas públicas estão acontecendo e vamos pautar a partir dos próximos anos melhorar principalmente aquelas áreas, que nós chamamos gargalos, que são principalmente Segurança e Saúde. Pra nós são os dois temas essenciais para continuar no destaque na cidade, no estado e no Brasil.

Jacaré

Blog do Anderson: Como estão as atividades na Câmara? Pelo que observamos a maioria das discussões estão voltadas para Moção de Aplauso, Moção de Pesar. Porque isso?

Fernando Jacaré: Ao contrário, o Legislativo de Conquista é atuante. É só você pesquisar, acompanhar e ver que é claro. São projetos, debates… Porque o que tem que ficar claro é o que é um parlamento, o que é um legislativo? Legislativo realiza leis, ele fiscaliza o município, ele atua como indicação, sugestão. O papel do legislativo é estar junto, apesar da independência dos poderes, é estar buscando fortalecer as conquistas da comunidade. Hoje em Conquista, nossa cidade, é claro e notório, que a Câmara tem buscado as parcerias junto ao Município, junto ao Estado, junto à União, projetos interessantes sendo concretizados. As homenagens que são importantíssimas, homenageando entidades, figuras ilustres quem merecem. A Câmara tem atuado junto à zona rural com a sessão itinerante, aberto o espaço para o debate também com temas de diversas áreas com a tribuna livre, com oportunidade para que a comunidade possa também usar a palavra. Sinceramente, tendo o exemplo de Câmaras do Brasil à fora, Conquista está em um patamar de qualidade. Claro que sempre precisa melhorar, isso é natural, a gente sempre quer buscar mais. Mas a população escolheu os vereadores, pode ter certeza que estamos honrando Vitória da Conquista.

.

Blog do Anderson:  Jacaré, você já é vereador de terceiro mandato. Quais são os seus planos futuros?

Fernando Jacaré: O futuro a Deus pertence, é como diz o ditado popular e eu acredito muito nisso. Estamos trabalhando em uma linha para encerrar nosso mandato como presidente da Câmara. Tivemos a oportunidade de estar conduzindo por dois mandatos consecutivos, eleito por unanimidade na eleição passada e agora, e em dezembro encerraremos nosso trabalho a Câmara como presidente. Vamos retomar nossas atividades como vereador, continuar apenas como vereador. O que vai acontecer pela frente, não sabemos. As expectativas nossas pela frente, vamos ver o que vai acontecer. Primeiro, o foco é agora no dia 5 de outubro, seja no primeiro turno ou no segundo, é a continuação do projeto com Rui Costa, com Dilma, com Otto e com nossos deputados. Depois a gente vai ver o que vai acontecer. Continuaremos trabalhando pela cidade, o que a gente não pode é parar de trabalhar. O foco nosso é continuar buscando melhorias para a qualidade da população que tanto nos orgulha.

 DSC_0383

Blog do Anderson: Nas ruas, eu pude observar que Waldenor e Zé Raimundo colocaram várias placas falando das conquistas para a cidade. O aeroporto, educação, por que o povo não está querendo mais PT?

Fernando Jacaré: Está querendo. O PT não é só PT, são os partidos da base. Hoje nós temos na figura do Lula, uma das figuras mais respeitadas no mundo e da Dilma Rousseff, que está em primeiro lugar nas pesquisas, pretendemos ganhar no primeiro turno com Dilma, e vamos agora a continuação de Jaques Wagner. Claro que você tem um candidato igual Rui que é desconhecido, mas cada vez mais está subindo. Nós vamos com certeza ganhar o estado da Bahia. Não tenho dúvida disso. E Waldenor e Zé Raimundo serão os mais votados da cidade e da região. E os deputados da base, outros amigos, companheiros, que merecem a a oportunidade. Há uma queixa natural, as vezes um debate que acontece quando você está muito na mídia, você aparece demais. Sempre tem alguém contra, alguém a favor, isso é natural que aconteça. O importante que nós não podemos perder o foco, é trabalhar pela população, é continuar investindo em educação, infraestrutura urbana, saúde. O nosso trabalho é cada vez mais buscar que o homem do campo tenha a oportunidade de ter água, energia, estrada, ter condições através de programas sociais, desenvolver e continuar o trabalho. Temos que focar principalmente que a população deu um grande salto. Eu me pergunto às vezes e repasso essa pergunta: “Nos últimos anos, sua vida melhorou ou não?”. Vamos imaginar na cabeça das pessoas há 10 anos, como estava sua vida. É só parar e pensar. Nós tiramos 30 milhões de pessoas da linha da pobreza extrema. Sabe o que é isso? 30 milhões. Hoje a população, a cidade de Vitória da Conquista, você vê a quantidade de carros que tem aí. O que é isso? É por acaso? Não é por acaso. Isso é uma política que através de Lula, está distribuindo a riqueza. Tem o bolsa família, tem a economia solidária forte, tem o Prouni, jovens da classe pobre, popular, tendo condições de fazer uma faculdade através do Prouni, Pronatec, cursos profissionalizantes. Encerramos uma turma, participei do evento no Senac. São oportunidades que estão sendo dadas. É obvio que nós temos grandes desafios, estamos em um país em desenvolvimento, um país que ficou no atraso durante muitos anos e agora começou a se organizar. A Bahia que era uma Bahia do analfabetismo, uma Bahia da escuridão e hoje começa a desenvolver com mais de 400 municípios. Com todas as dificuldades, sabemos que ainda temos gargalos gigantes, mas continuaremos trabalhando.

 DSC_0385

Blog do Anderson: Conquista mesmo, você falou de escuridão, Conquista é uma cidade escura. O povo reclama, outro dia eu estava conversando com um radialista e ele dizia o seguinte: Água, iluminação e segurança pública são as principais demandas. Por que a cidade é escura assim?

Fernando Jacaré: Não é escura não. Acho que precisamos rever algumas. São pequenos pontos de iluminação, o coordenador é uma pessoa muito séria, as vezes o que eu percebi, são algumas coisas de licitação que demora de chegar. Mas a equipe é boa, trabalha, a cidade é muito grande. Isso é muito pequeno diante da grandeza de Conquista. Você imaginar que Conquista com a Universidade Federal chegando, com o curso de Medicina, com a questão da água, da adutora do Catolé, que hoje está funcionando, se não fosse isso, nós estaríamos sem água. O Pinicão que a gente tirou, o esgotamento sanitário hoje é destaque nacional nas cidades do Brasil e você pensar que, uma simples troca de lâmpada, que é importante e que nos próximos dias, próximos meses, nós vamos resolver, isso é algo que eu tenho dúvida que não será um problema. Segurança é um fato mundial, nós não podemos deixar de ver a questão das drogas, assusta, é verdade. Agora terá a formatura de 126 novos policiais. Tivemos, inclusive, na última semana em Salvador com Zé Raimundo em uma reunião pedindo a ele pra permanência da maioria dos policiais que vão formar agora na próxima sexta-feira, com o apoio do nosso coronel Ivanildo, no sentido de que esses policiais permaneçam em Conquista, tivemos essa importante reunião lá. Na luta Conquista ganha, ainda não aprovou na Assembleia mas vai aprovar, eu não tenho dúvida, uma nova Companhia para atender a zona rural. Um comando regional Sudoeste. Você percebe claramente que são ações que se concretizam ao longo dos anos, não chegou agora, não caiu do céu. Veio à partir de um trabalho coletivo das forças progressistas da cidade, na pessoa do prefeito, do deputado Waldenor, Zé Raimundo, do Fabrício, das lideranças em torno da cidade. Acredito que nós temos trabalhado muito, mas de cabeça erguida, com muita seriedade, transparência, mas temos, claro eu não tenho dúvida, de resolver algumas demandas sociais. Por isso, nós estamos aqui à disposição, mostrando pra cidade mais oportunidades para continuar trabalhando.

.Jacaré

Blog do Anderson: Ano eleitoral e a política tem sido debatida nas escolas e podemos observar o grau da palavra ‘corrupção’ sendo uma das mais citadas por crianças. Como você observa isso?

Fernando Jacaré: A grande mídia banaliza muito a questão política. Se você for, com todo respeito, a todas as categorias, se você for hoje mexer com qualquer área que nós temos de imprensa, de advogado, de médico, de empresário, qualquer área que nós formos, igrejas, qualquer área, onde tem ser humano no meio, tem pessoas boas e ruins, não importa a área. A política é uma delas, tem pessoas boas e ruins. As ruins tem que sair da política, não pode, porque a política é coisa séria. Política é pra quem tem caráter e dignidade. Tem que sair, nós temos que mudar essa concepção. Infelizmente, por causa da banalização, por causa de 1, ou 2, ou 3, ou 4, ou 5, ou 6, acaba criando uma situação real e nós temos que combater. E continuar acreditando que a política transforma a vida das pessoas. Se não é a política, não chega a qualidade de vida pra população. Por isso nós temos que pautar e mudar essa concepção do debate nas escolas melhorando as pessoas, melhorando quem está no poder.

.

Blog do Anderson: Como você observa essa penetração do deputado Fabrício querendo definir os rumos da Câmara Municipal, colocando um candidato?

Fernando Jacaré: Fabrício é um irmão, amigo, parceiro, que eu tenho respeito e um carinho muito grande. Abri apenas algumas entrevistas, mas o futuro da Câmara, quem decide são os 21 vereadores. Isso é pra discutir após as eleições, já está claro isso.

Blog do Anderson: Como vê essa penetração?

Fernando Jacaré: É natural, ele tem um grupo maravilhoso de pessoas, ele tem um bloco que foi importantíssimo pra minha última eleição, um bloco parlamentar, no comando o vereador Nelson, Doutor Anderson, os amigos Libarino junto com pastor Sidney e Hermínio, um grupo de vereadores, assim como nós temos. A Câmara toda está pautada, um pacto entre a gente de só discutir isso após as eleições, assim como Fabrício, Waldenor, Guilherme, todo mundo tem o direito de discutir e debater, é natural. É o segundo poder da cidade, é um poder da mais alta relevância, é natural que todo mundo tenha os interesses de discutir. Essa discussão, nós vamos continuar no sentido do que foram as anteriores. Pra chegar no final, em dezembro, com o pacto, pra que a Mesa Diretora seja eleita através de uma busca de uma maioria no sentido de que seja feita em todas as partes. Oposição, situação, grupos, respeitando todos os agrupamentos. Que a gente consiga a unidade novamente pra continuar trabalhando por Vitória da Conquista.

.Jacaré

Blog do Anderson: E Zé Raimundo retorna à Prefeitura em 2016?

Fernando Jacaré: Primeiro é 2014, depois disso a gente pensa na frente. Como eu vou discutir com você primeiro se a gente nem sabe o que vai acontecer daqui à uma hora. Ninguém sabe o que vai acontecer. Vamos focar agora na nossa mente, o ano de 2014. Passar o processo, continuar trabalhando junto com o governo municipal, Guilherme, junto com o secretário, com os vereadores, com os deputados, espero que vários deputados possam ser eleitos aqui na região. Não só os que eu trabalho, que é Waldenor e Zé Raimundo, que tem a parceria. Que outros deputados também possam ganhar, que a gente possa ter um pacto maior ainda por Vitória da Conquista pra continuar trabalhando pra cidade que nós tanto temos um carinho especial. E devemos tudo a ela.

.

Blog do Anderson: Em relação aos candidatos a deputados federais e estaduais. Quais serão os mais votados e quais o eleitorado tem comentado?

Fernando Jacaré: Os comentários são esses deputados realmente. Waldenor e Zé Raimundo, claro. O próprio Herzem, o Fabrício, claro. Não sei a ordem. Só uma pesquisa registrada pode dizer isso. O professor Cori, o próprio Clóvis Ferraz, todo mundo está aí a disposição. A cidade tem muitos nomes. Marcelo Melo, um jovem importante. Temos nomes na cidade que estão trabalhando, o Jorge Solla, outros que estão na região. Acho que a cidade está pensando com uma serenidade. O nosso pedido é a força renovar os mandatos de Waldenor e Zé Raimundo. Fique claro isso. É o nosso pensamento coletivo. Mas há oportunidade pra todo mundo. São mais de 200 mil eleitores. A cidade é muito grande, tem que respeitar a decisão soberana da cidade. A cidade tem autonomia, o voto é livre, democrático, voto de escolha. Eu não tenho dúvidas de que a cidade vai saber escolher quem é melhor. Nesse caso, no nosso pensamento, o melhor é Rui Costa, é Dilma e Otto Alencar, Waldenor e Zé Raimundo, e é claro, os companheiros que estão aí trabalhando e querendo oportunidade. E é isso, vamos continuar trabalhando por Conquista.


Os comentários estão fechados.