Márcio Higino: Resultados do primeiro turno em Conquista demonstram a força prefeito Guilherme Menezes

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

Uma das principais peças do Governo de Vitória da Conquista é também um dos mais atuantes no cenário político do Planalto da Conquista. Trata-se de Márcio Higino Melo, chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Vitória da Conquista e presidente municipal do Partido Social Liberal. Ao contrário das diretrizes do PSL na Bahia, Márcio Higino saiu em apoio ao governador eleito Rui Costa (PT) e apoiou dois candidatos petistas à Assembleia Legislativa e Câmara Federal, sendo o Professor Cori e Jorge Solla, respectivamente. Numa longa entrevista ao Blog do Anderson na tarde desta quinta-feira (10), Márcio, que antes de chegar ao PSL passou pelo PCdoB e PV, falou sobre o atual cenário político e projeções para 2016 na Capital do Sudoeste Baiano.

Márcio Higino

Blog do Anderson: Como você avalia o resultado das eleições aqui em Conquista?

Márcio Higino: Esse resultado demonstra a liderança do prefeito Guilherme, porque o resultado para presidente, governador e senador nós tivemos êxito. Ganhamos pra presidente, governador e senador. Obviamente que o Partido [PT] mantém-se forte porque tivemos várias candidaturas do PT votadas em Vitória da Conquista e se fizermos esse somatório de votos, os votos de Waldenor, Zé Raimundo, Solla, Cori, Afonso Florence, Emiliano José, Suíca, Walmir Assunção, Marcelino Galo, a gente vai ver que o Partido dos Trabalhadores foi maciçamente votado em Vitória da Conquista. Isso significa que em Vitória da Conquista o Partido continua forte e continua tendo um espaço muito grande de ampliação e trabalhos realizados aqui pela cidade. A avaliação que nós, do PSL fazemos, é uma avaliação extremamente positiva de um resultado que demonstra a credibilidade, a força do nosso governo e nós temos pesquisas, inclusive do governo do estado, que mostram o alto grau de aprovação do governo do prefeito Guilherme. Portanto vimos com muito bons olhos, muita alegria e agora estamos todos trabalhando para que no segundo turno a presidente Dilma seja reeleita.

Blog do Anderson: A votação de Cori. O que foi que teve?

Márcio Higino: Essa votação de Cori está dentro do planejado pela nossa equipe de trabalhos. Foi uma votação que se nós compararmos com a do deputado Fabrício e a diferença ficou em torno de 180, 190 votos, e o deputado como já tem mandato e tem uma estrutura de campanha muito superior a do candidato Cori, obviamente que causou surpresa a perda de votação política do deputado Fabrício. Porque há uma diferença de estrutura de campanha, já tem o mandato, ele teve o seu trabalho de deputado e uma estrutura de campanha que nem se compara com a nossa que foi uma campanha franciscana. Nós só esticamos o braço até onde o braço pôde alcançar, foi uma boa experiência, nos surpreendeu positivamente porque quase 20 mil votos dos quais 13.522 votos em Vitória da Conquista. Portanto se a gente comparar particularmente com a votação do deputado Fabrício, nós fomos exitosos porque a nossa estrutura de campanha, sinceramente não chega aos pés da estrutura de campanha do deputado Fabrício. Portanto vimos com bons olhos como êxito eleitoral diante dessa particularidade, desse aspecto, dessa dimensão de não termos tido uma estrutura como nesse comparativo estou fazendo com o deputado Fabrício, como poderia ter sido com outro. Mas, particularmente porque a votação se equivaleu, por isso que estamos fazendo comparativo com o deputado Fabrício.

 Márcio Higino

Blog do Anderson: Cori tem muito apoio também. Teve apoio de vários secretários, do prefeito e tudo mais…

Márcio Higino: A candidatura do Cori foi uma candidatura do Partido dos Trabalhadores, e olha que eu sou de outro partido, mas entendi que há uma necessidade de fazer experimentos políticos em Vitória da Conquista, ele vem se destacando onde passou como coordenador do PETI, como secretário de Educação e como vereador, o grupo político do PT, a tendência que escolheu o seu nome fez o convite pra nós, nós aceitamos e o nosso partido abraçou essa causa por entender que é um nome que vem crescendo politicamente em Vitória da Conquista. Foi um ensaio, um ensaio muito em feito, com uma estrutura de campanha mínima e pra nós soou como vitória os quase 20 mil votos que o candidato teve com apoios aqui da nossa cidade, apoios de algumas outras cidades aqui da região.

 Márcio Higino

Blog do Anderson: Vai credenciar para 2016?

Márcio Higino: 2016 ainda está na frente. Nós estamos agora cuidando de eleger a presidente Dilma, reelegê-la. E a questão de 2016, naturalmente o calendário eleitoral vai colocar as possibilidades. É um nome que foi colocado, que teve uma votação respeitada, mas isso não quer dizer ou não significa que ele vá ser o nome escolhido, etc. O que a gente percebe é que o resultado foi extremamente positivo. Ele teve apoio dentro da prefeitura, mas há uma diferença na forma de fazer política do projeto que é liderado pelo prefeito. A gente não usa a máquina, a gente não obrigou servidor a votar, a gente busca convencer. A máquina administrativa não foi utilizada porque é uma prática que nós temos que fazer campanha sem utilização de máquina e sem exageros do ponto de vista administrativo.

 Márcio Higino

Blog do Anderson: Alguns comentários são boatos então, né?

Márcio Higino: É natural porque talvez muitas pessoas não acreditassem na capacidade eleitoral do Professor Cori e ele surpreendeu. Faz parte do cenário político, no calendário político as especulações, os boatos, etc. Que na realidade, naturalmente isso vai se colocando de lado, vai sendo derrubado porque em política, ciência e religião, a verdade é que prevalece. Nesses três campos da atividade do conhecimento humano, política, ciência e religião, só prevalecem à verdade. Quando não há verdade, se desmente como, por exemplo, essas pesquisas de IBOPE que davam Rui como derrotado e mais uma vez a gente percebeu que o IBOPE tem o hábito, erra com muita frequência na Bahia e só erra na Bahia. O IBOPE não erra em outros estados da federação. É muito interessante avaliar isso, acho que os cientistas políticos, a academia deveriam estudar o IBOPE como estudo de caso. Porque que o IBOPE erra com tanta frequência na Bahia?

Blog do Anderson: E o PSL? Como fica?

Márcio Higino: O PSL continua fazendo parte do governo do prefeito Guilherme e embora a sua direção nacional tenha outra orientação para o candidato Aécio Neves, nós vamos acompanhar a presidente Dilma. Desde o primeiro momento eu tenho tido a liberdade que o Partido me dá de tomar uma posição diferente da recomendada pelas direções nacional e estadual. Inclusive, um dos deputados do nosso partido, o deputado Nelson Leal, que já o parabenizamos pela sua reeleição, foi muito bem votado, a imprensa baiana já noticia que ele está indo para compor a base de Rui Costa porque ele compôs a base desse último governo de Wagner. Muito embora tenha sido eleito na coligação de Lídice da Mata com o PPS e com o PSB, o deputado Nelson Leal, a imprensa da Bahia já noticia que ele os outros dois do PSB estão migrando para a base de Rui Costa. Portanto o PSL em Vitória da Conquista por meio do seu presidente que estamos com essa tarefa, por meio também do vereador Ricardo Babão que tem feito um excelente trabalho na Câmara de Vereadores, é uma revelação política, a sua popularidade, o seu jeito simples de lidar com a população de Vitória da Conquista credencia o partido do PSL a tomar uma posição de independência com relação a orientação que recebe da estadual e da nacional. Portanto o PSL em Vitória da Conquista caminha com a presidente Dilma, toda a sua direção por vereador Babão e os que foram candidatos a vereador, mas que não lograram êxito como Zé da Paz e Márcia Lemos, Giovane de Bate Pé, nós todos estamos trabalhando firmemente para que esses votos do PSL que gostam de acompanhar o PSL e as suas lideranças, possam ser direcionados para a presidente Dilma.

 Márcio Higino

Blog do Anderson: Essa fatia do governo estadual. Os cargos, o PSL está de olho em algum cargo?

Márcio Higino: O PSL não trabalha com essa possibilidade. É tanto que o nosso deputado Nelson Leal sempre deu apoio a Wagner e vai dar agora a Rui, mas não participa, não tem nenhum cargo no governo, o PSL. Não há essa maneira de trabalhar. O PSL trabalha com projetos, com princípios, por acreditar que o projeto Wagner e o projeto Rui são os melhores caminhos que a Bahia poderia ter e que vai ter com absoluta certeza. Porque se a Bahia não conhecia o Rui Costa e passou a conhecê-lo no processo eleitoral, viu o talento, a capacidade intelectual e o conhecimento de praticamente todos os problemas da Bahia. Portanto nós temos absoluta certeza de que o Rui vai fazer um grande governo e não está em jogo o cargo com funções. O PSL na Bahia não trabalha dessa forma. Ele trabalha por acreditar em princípios e projeto. Tanto é que embora tenha apoiado Lídice da Mata no primeiro turno, o partido agora caminha para base de Rui Costa. 

Márcio Higino

Blog do Anderson: Na Câmara Municipal também tem sucessão da presidência. Babão [Vereador Antônio Ricardo Pereira, do PSL] já declarou apoio a Irma Lemos. E Cori vai ser candidato?

Márcio Higino: É um nome experiente. É um grande nome, a vereadora Irma é merecedora de todo crédito político de Vitória da Conquista, é merecedora e é uma política de palavra. A vereadora Irma até esse momento tem cumprido todos os compromissos firmados com o nosso projeto liderado pelo prefeito Guilherme. Ela tem credenciais para sim ser uma presidente da Câmara de Vereadores pela experiência que tem, pelos mandatos que já exerceu e inclusive por já ter feito parte em outros momentos da própria mesa diretora da Câmara.

 Márcio Higino

Blog do Anderson: 2016, como você observa? Herzem Gusmão parece que já está fora do processo, pelo menos judicialmente. Aí surge Fabrício que já lançou a candidatura dele, tem Waldenor tem Zé Raimundo, tem o próprio Cori. Como você observa tudo isso?

Márcio Higino: É um cenário que demonstra que Conquista tem talentos políticos, tanto no centro, tanto na esquerda, quanto na direita. A democracia ainda juvenil permite que essas tendências, essas capacidades políticas possam se manifestar. Portanto, 2016 nós vamos ter uma disputa muito interessante, mas um governo que tem aprovação de mais de 70 %, isso é pesquisa do governo do estado. Um governo que tem obras pra todo lado, a cidade é um canteiro de obras, que tem essa credibilidade, está credenciada e o nosso prefeito Guilherme é o líder natural desse processo. Eu não tenho dúvida de que o prefeito Guilherme, no momento certo que o calendário eleitoral para 2016 colocar, ele vai liderar o processo e com absoluta certeza, ele vai saber fazer a escolha adequada do melhor nome para dar continuidade que já quase 20 anos governa com muito sucesso, com êxito e acima de tudo com ética, com transparência, com honestidade, com dignidade, os destinos da nossa cidade.


4 Respostas para “Márcio Higino: Resultados do primeiro turno em Conquista demonstram a força prefeito Guilherme Menezes”

  1. mar.

    Nossa Marcio: Em resumo,isso ñ já e o uso da máquina pública? Convocação de imprensa para mostrar as novas caras de interesses no cenário político de Conquista. Máscaras! !

  2. Rodrigo Melo Rodriguez

    Bela entrevista com o secretário Marcio Higino, as suas colocações são lógicas e sensatas. Marcio é o principal secretário do prefeito Guilherme Menezes, muito capacitado, é o responsável em tocar as obras e é uma espécie de primeiro-ministro de Vitória da Conquista. Eis um bom nome para suceder o prefeito Guilherme em 2016. Esse eu apoio.

  3. Carlos Alberto Silva

    É muita cara de pau do Secretário, o Prefeito Guilherme mostrou nessa eleição ser um grande mico, já que não conseguiu fazer (ainda bem) o Deputado Estadual o tal Professor Cori, agora Marcio Higino quer dizer que Guilherme é forte? Piadinha de mau gosto!

  4. ARLEI FREITAS

    AI AI UI UI…KKKK APERTEM OS CINTOS O PILOTO SUMIU!!!ESSE É O ANALISTA POLÍTICO DO PREFEITO?? É O FIM!!!

Os comentários estão fechados.