Eleições SIMMP: As propostas e avaliações da CHAPA 2

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Nesta quarta-feira (22) milhares de professores vão às urnas para eleger a nova Diretoria do Sindicato do Magistério Público Municipal de Vitória da Conquista (SIMMP). Para o processo foram inscritas duas candidaturas. A Chapa 1 vem a atual presidente, Geanne de Cássia Oliveira Nascimento, em busca da reeleição. A Chapa 2 é encabeçada pelo professor Cezar Henrique Souza Nolasco. Confira a seguir a entrevista ao Blog do Anderson, Cezar Nolasco falou sobre as suas propostas e avaliação do SIMMP. Confira a seguir.

Blog do Anderson: Dia 22 terá uma nova etapa. As eleições do SIMMP e você que voltar ao comando.

Cezar Nolasco: Mais uma vez a gente coloca o nosso nome para a apreciação da categoria. A gente sente que o SIMMP, hoje, está muito parado. O SIMMP perdeu o seu DNA, seu perfil, que é de um sindicato combativo, sindicato de luta, sindicato de rua, de movimento. Por essa carência desse perfil do SIMMP, pela forma como está sendo conduzido agora, o nosso grupo resolveu que vai colocar uma Chapa pra que dê a opção para a categoria, já que chapa única não teria opção, seria uma e acabou, pra ela escolher entre o tipo de sindicato que ela quer. As pessoas já me conhecem, o bom é isso. E as pessoas já conhecem a gestão de Geanne, o modelo de gestão de Geanne e o modelo meu de gestão. Então já sabem como que eu sou, que eu sou de movimento, sou de rua, eu quero trazer de volta esse perfil do SIMMP porque não pode perder essa principal característica que é o sindicato combativo. A gente resolveu colocar essa chapa e vamos ver de uma forma muito tranquila e transparente, o que que a categoria quer.

Blog do Anderson:  O que você fez no passado que você não faria mais agora?

Cezar Nolasco: Eu sou da concepção de que o sindicato ainda é o principal instrumento de conquista de uma categoria. E ele não pode de forma nenhum deixar de lutar por essas conquistas. Toda conquista vem através da luta. O sindicato é de luta. O que eu fiz no passado que eu não faria agora, eu acho que pouca coisa, eu não me arrependo do que eu fiz. Eu acho que em todos os momentos, todas as minhas gestões anteriores, pra começar a gente sempre respeitou as figuras públicas, sempre a crítica foi em cima da gestão municipal. Então em relação à educação, a gente nunca foi para o lado pessoal de prefeito ou de vereador. Não, a gente sempre criticou a gestão e o caminho é esse, apontar a gestão e os problemas que estão ocorrendo com a educação pública municipal. Caso não haja solução pra esses problemas, denunciar, cobrar, lutar pra que as coisas aconteçam, principalmente no que se refere às condições de trabalho do professor.

Blog do Anderson: E por que você foi derrotado? como você observou aquele momento?

Cezar Nolasco: Pra começar, Geanne apresentava mudança naquele período e apesar de eu considerar e nós, na nossa avaliação, fizemos a melhor gestão que o SIMMP teve nos últimos anos, com grandes conquistas, com duas greves, com a conquista do plano de carreira, apesar de tudo isso, faltou mais empenho por parte da nossa chapa em buscar o professor e o eleitor pra votar na gente. Tanto que foi o maior percentual de abstenção na eleição da historia do SIMMP, isso ocorreu na eleição passada. 350 professores não foram votar. Ora, eu perdi de 400 a 350 e boa parte desses eleitores eram meus, tanto que no dia seguinte, quando o pessoal soube que eu perdi, as pessoas disseram: ‘meu Deus do céu, Cezar perdeu?’. Então eu acho que o maior problema foi a falta de mobilização da categoria em ir votar. E aí eu acho que isso foi muito culpa nossa de não ter buscado esse voto.

Blog do Anderson: Geanne falava que o plano de carreira não concluiu ainda não, né?

Cezar Nolasco: O plano de carreira terminou, mas plano de carreira tem que ser modificado periodicamente, ano após ano, de 2 em 2 anos, de 3 em 3 anos. Como esse plano de carreira nasce com uma série de problemas, com certeza ele já deveria ter sido mudado. Nesses 3 últimos anos, mudou alguma coisinha, só pouca coisa que eu nem lembro o que foi, mas praticamente continuou o mesmo documento. Geanne está agora sentando na direção do SIMMP e tentando fazer a modificação que eu acho que não vai fazer ou não sei. Mas assim, está em discussão ainda. Eu acho que isso vai culminar para o ano que vem, seja lá quem for a chapa eleita, vai ter, eu acho, a reformulação do plano de carreira no que tange a tabela salarial principalmente. Que é ampliar os níveis e possivelmente as classes.

Blog do Anderson: Durante cinco anos foram 5 secretários na Prefeitura de Conquista. Como observa isso?

Cezar Nolasco: A gente encara isso como um processo de desorganização da gestão municipal, mas é aí que a gente toca na questão do SIMMP. A quem cabe criticar, provocar o debate e provocar inclusive uma pressão maior no governo pra que as coisas se consertem na secretaria é o SIMMP. Sempre foi e o que a gente está percebendo é que o SIMMP não está resolvendo essas situações. Vou dar dois exemplos: Está ocorrendo demissões na rede com o argumento de contenção de despesa, o SIMMP não denuncia; também as cadernetas não chegaram às escolas, muitas escolas estão sem cadernetas ainda. Estamos no mês de outubro, caderneta pra chegar no mês de maio e não chegaram e a sociedade não sabe. Por que não sabe? Porque o SIMMP perdeu o seu poder até de denunciar. Claro que o sindicato não é só pra denunciar, a principal função do sindicato é negociar em nome da categoria. Mas cabe a ele também denunciar, cobrar e acima de tudo lutar, e a gente percebe que o SIMMP perdeu essa força, perdeu essa força política. Por isso a gente coloca o nosso nome para a apreciação, com muita tranquilidade, a gente não está preocupado nem com perder e nem com ganhar, a gente está querendo que a categoria tenha opção e ela resolva qual o destino que ela quer para os próximos três anos.

Blog do Anderson: A atual gestão teve algum avanço?

Cezar Nolasco: Só posso falar da minha visão. Na minha visão, não. E agora quem vai dizer isso é o eleitor no dia 22 de outubro. Da minha visão não. Se tivesse avanço, eu naturalmente não teria colocado chapa. Eu, como um grupo de professores que colocaram chapa, percebo isso que não houve avanço. Na realidade, o SIMMP não conquistou nada factível nesses 3 anos. O que nós ganhamos de reajuste salarial foi concedido pelo governo. O que o governo ofereceu no início das negociações foi o que ficou. Ou seja, não houve. Até o próprio plano de carreira que deveria ter mudado nesses 3 anos, não mudou nada. O que está se discutindo da campanha salarial desse ano foi sentar e tentar modificar alguma coisa que até agora não deu ainda sinalização nenhuma. O que tem de acordo, que eu acho que não será cumprido, é que no final de outubro tem que ter alguma coisa na mão. Mas até agora, não nos foi apresentado nada.

Blog do Anderson: O SIMMP é organizado, tem veículos, sede própria…

Cezar Nolasco: Nós conseguimos ao longo do tempo. Isso é fruto de várias gestões, por isso que é interessante. O SIMMP é um sindicato muito correto, as gestões que passam por lá sempre trabalham de forma transparente, por isso que há alternância do poder. Isso é maravilhoso, eu não achei ruim essa coisa de alternar o poder. O SIMMP tem construído um patrimônio muito interessante. Nós não tínhamos sede, aí conseguimos terreno, aí a gestão seguinte, que foi até a minha gestão, construiu a sede, a gestão de Carminha fez o acabamento e inaugurou a sede. Eu quando tive na última gestão ainda reformei a sede, comprei dois novos veículos, consegui aumentar o número de computadores. Geanne eu não sei o que ela fez internamente, mas creio que ela deve deixar a contribuição dela. A próxima gestão terá uma tarefa, inclusive a proposta nossa é de adquirir um terreno para a construção do auditório, é um anseio da categoria, a gente vai ter que continuar reformando a sede, melhorando e modificando os carros, o SIMMP é um sindicato que tem uma estrutura que dá muito bem para representar a categoria de forma digna.

Blog do Anderson: Por que votar na Chapa 2?

Cezar NolascoVotar na Chapa 2 primeiro pra mudar, segundo pra trazer o SIMMP para o seu perfil, o perfil de luta, que o SIMMP está no sangue, está no DNA, esse perfil que a gente está vendo o SIMMP parado. A gente precisa voltar a lutar, voltar a criar os movimentos, voltar a dinamizar, mobilizar a categoria. Acho que o SIMMP precisa disso. De sangue novo, pra poder trazer o SIMMP ao cenário conquistense como um sindicato combativo como sempre foi em sua história.


Os comentários estão fechados.