Educação: Estudante conquistense vence o concurso “A redação que te ajuda a mandar bem!”

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A estudante Ana Luiza S. Rocha Pinto, 18 anos, é a vencedora do concurso cultural “A redação que te ajuda a mandar bem”, promovido pelo jornal CORREIO. Ana Luiza, que é de Vitória da Conquista, concluiu o Ensino Médio no ano passado e começou a fazer cursinho pré-vestibular neste ano. A estudante, que quer estudar Medicina, teve de avaliar os pontos positivos da realização da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016 no Brasil. “Essa redação tem um grau de dificuldade maior porque tem a ver com todo mundo. Não é somente o atleta ou a delegação quem está diretamente envolvido com o tema”, afirmou. Essa não é a primeira vez que Ana Luiza participa de um concurso. “Já participei de duas edições de Olimpíadas de História quando fazia o Ensino Médio, mas essa é a primeira vez que concorro com uma redação”, contou.

Segundo ela, é possível que o tema do concurso promovido pelo CORREIO seja abordado na redação do Enem, que será aplicada no domingo (9). “Todo mundo falou muito sobre isso, os noticiários publicaram muita coisa e também fiz muitas leitoras anteriores sobre o assunto. É um tema provável”, opinou. Apesar disso, a estudante disse que durante as aulas de redação do cursinho não chegou a escrever sobre o assunto.

A dica dela para o domingo é que na hora da redação o candidato evite escrever de forma difícil. “Eu sugiro que use a linguagem mais simples que puder, não é rebuscamento que eles não exigem. A maior parte da avaliação é creditada à informação e ao modo como você argumenta e defende sua tese”, explicou.

Ana Luiza fez a melhor redação e será premiada com um tablet e uma assinatura do jornal CORREIO.

Redação no Enem

A redação exige um domínio amplo e diversificado de temas que retratam desdobramentos do cenário político, cultural e social. No Enem, deve seguir a estrutura típica de textos dissertativos-argumentativos, isto é, durante a escrita é preciso defender uma tese, que deve ser embasada e fundamentada por argumentos plausíveis, a fim de gerar uma proposta de intervenção para o tema que resguarde os direitos humanos.

Cinco competências são analisadas durante a correção da redação: a primeira verifica o nível da escrita de acordo com os padrões normativos da língua; a segunda diz respeito à manutenção do tema; a terceira e a quarta observam principalmente a forma como o texto foi estruturado, ou seja, se a unidade textual está coerente e coesa; e a quinta examina a proposta de intervenção criada como solução para as problemáticas levantadas durante a escrita.


Os comentários estão fechados.