Política Conquistense: Índios criam aldeia em Conquista

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

Um grupo indígena instalou barracos e prometem permanecer com a Aldeia Reserva Sol Nascente na Reserva Florestal do Poço Escuro, no alto da Serra do Piripiri, em Vitória da Conquista. De acordo com o Cacique Catitu, neto de índios Mongoió e Imboré, após longos anos ele acredita que os Deuses estão entrando em providência para devolver o espaço que lhes pertenceu.

DSC_0907

De acordo com o Cacique Catitu, a Aldeia Reserva Sol Nascente conta atualmente com 27 famílias que vivem com recursos de artesanatos. No ano passado, o prefeito Guilherme Menezes de Andrade recebeu índios e o historiador Rui Medeiros para discutir o reconhecimento da identidade indígena junto à Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Ouça a seguir uma entrevista ao Blog do Anderson gravada na tarde desta segunda-feira (5), onde o cacique explica o processo da reocupação das terras na Capital do Sudoeste Baiano.


4 Respostas para “Política Conquistense: Índios criam aldeia em Conquista”

  1. Rosalvo Junior

    Boa notícia! Parabéns ao Professor Ruy Medeiros pelo apoio dado a esses filhos dos primeiros habitantes da nossa Terra! O Prefeito Guilherme, figura de real valor, também apoiará essa causa justa dos nossos irmãos originais do Sertão da Ressaca!!!
    Viva a Nação Mongoió Imboré! Viva! Viva!

  2. Maxwell

    Não precisa de muita experiência pra perceber o que está por trás desta “cultura indígena”. Alguém acredita que 27 famílias viveriam de forma primitiva dentro de uma reserva do tamanho do poço escuro sem desmatar e matar os animados que ali estão? Se ali permanecerem, matarão os animais e desmatarão para fazer fogo.
    Eu vi de perto em Boerarema o que falsos índios, comandados por um “índio” afro descendente, com o apoio irresponsável da FUNAI, que dá indistintamente o título de índio para qualquer um que lá se apresenta. Em pouco mais de 10 anos a população indígena teria pulado de 3 para mais de 30 mil supostos índios no sul da Bahia. Armados com armas de grosso calibre, inclusive sub metralhadoras, espalham sangue e destruição na região. A população de Buerarema não sabe mais o que fazer, nem a força nacional deu jeito.
    Vamos pensar direito agora antes que seja tarde de mais!

  3. ANGELLA

    maxwell vc está completamente errado. fui ver pessoalmente 1º eles não estão na mata do porto escuro,estão no alto do cristo acima do bairro cruzeiro ,onde as pessoas tinha medo de subir neste fim de semana teve mas de 5 mil pessoas visitado e ajudando com água e ate mantimentos ! pois eles tem o documentação que foi assinado pelo juiz ,bom pra nossa cidade o turismo que não existe vai passar a existe ! e pelo contrario guilherme menezes nosso prefeito que nem em conquista mora mas ! pelo contraio do que diz a reportagem ele não aceita esses índios na cidade ! pena guilheme que eles tem diretos e ficará porq nos da população dos bairro das rredodezas estamos com els ! e pra quem imagina els não são bichos não .são talvez mas gente que muita gente que teve educação de qualidade .viva os índios de todas as etinias

  4. Junior

    Eu também sou descendente de povo indígena, quero meu pedaço de terra lá.

Os comentários estão fechados.