Mobilidade Urbana: Corredor Perimetral interligará três grandes regiões de Conquista

perimetral

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista se prepara para dar início às obras do Corredor Perimetral, um dos empreendimentos previstos para a cidade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O convênio, firmado com o Governo Federal para um financiamento de aproximadamente R$ 60 milhões, por meio da Caixa Econômica Federal, prevê ainda outros dois projetos: o terminal de integração do transporte coletivo e a requalificação de corredores de transporte localizados na região central e nas principais avenidas. “Vitória da Conquista foi uma das poucas cidades da Bahia contempladas, por sua capacidade de endividamento, pelos seus projetos e pelo bom nome, por toda a credibilidade que a Prefeitura tem”, observa o prefeito Guilherme Menezes de Andrade. O projeto básico do Corredor Perimetral foi entregue à Caixa na semana passada, já com todas as revisões técnicas solicitadas pelo banco financiador. A Prefeitura aguarda apenas pelo último parecer oficial para providenciar, por meio da Empresa Municipal de Urbanização Vitória da Conquista (EMURC), as primeiras medições técnicas para a execução do projeto, o que, segundo as previsões do Governo Municipal, deve ocorrer em fevereiro. Leia mais a nota divulgada no portal da Prefeitura de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (16).

O Corredor Perimetral terá a função de interligar as regiões oeste, sul e leste do perímetro urbano, oferecendo aos moradores uma nova opção de deslocamento, sem que elas precisem passar pela região central da cidade. Ao mesmo tempo, proporcionará uma integração entre bairros populosos e que atualmente já apresentam autonomia econômica em relação ao centro da cidade. ‘Alça importante’: A nova via terá aproximadamente 12 quilômetros de extensão, tendo início na avenida Brumado, seguindo pela Lagoa das Bateias e, em seguida, pelo Loteamento Cidade Modelo e avançando pelo bairro Patagônia e pelo Coveima. Após atravessar a BR-116, prosseguirá pelo Morada dos Pássaros até sair pela lateral do Shopping Conquista Sul. Daí, passará pela Avenida Juracy Magalhães e pela região do Boa Vista, até atravessar o Rio Verruga para chegar, enfim, a seu ponto final,a Avenida Olívia Olívia Flores, na altura do campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em boa parte do percurso, o corredor passará por vias já existentes, que serão incrementadas. Em outros trechos, a estrutura será totalmente construída. O principal objetivo é promover uma descentralização que beneficiará quem anda pelas ruas da cidade, a pé ou em veículos. “Será uma alça importante para diminuir o grande tráfego de pessoas e de automóveis pelo centro da cidade”, explica o prefeito Guilherme.


3 Respostas para “Mobilidade Urbana: Corredor Perimetral interligará três grandes regiões de Conquista”

  1. Junior

    60 milhões de reais, para “fazer uma via” onde já existe via? Isto precisa ser melhor explicado… inclusive com a planilha de custos. Nós queremos saber porque as obras da prefeitura são tão caras, e demoram tanto para serem concluídas…

  2. Fernando Silveira

    Para fazer uma obra desta a Prefeitura tem que ter muita competência, vamos rezar para que Corredor Perimetral torne realidade.

  3. gil

    Breve terá que construir outras alternativas. A cidade está crescendo demais.

Os comentários estão fechados.