Afeto

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Edvaldo Paulo de Araújo

Há alguns dias li um artigo de um pesquisador, onde afirmava que as crianças que sofria maus tratos, mas que tinha momentos de afetos na sua jornada, geralmente esse afeto sobrepunha os maus tratos revigorando a sua mente para buscar o melhor da vida. Todos nos temos extrema necessidade de afeto e de carinho, é base do nosso viver. Nada é mais triste do que uma vida solitária e sem afeto.Muitas vezes pessoas amargas que não conseguem desenvolver formas de afeto as outras, tendem a viver cada vez mais sozinhas e cada vez mais amargas e negativas.Esse ciclo se rompe quando pessoas bondosas entram nessas vidas com afeto. Leia a crônica de Edvaldo Paulo de Araújo.

Um dos grandes pensadores que abordou o conceito de afetividade foi o psicólogo francês Henri Wallon. Segundo Wallon, a inteligência não é o elemento mais importante, primordial do desenvolvimento humano, mas esse desenvolvimento dependia de três vertentes: a motora, a afetiva e a cognitiva. Assim, a dimensão biológica e social era indissociável, porque se complementam mutuamente. A evolução de um indivíduo não depende somente da capacidade intelectual garantida pelo caráter biológico, mas também do meio ambiente que vai condicionar a evolução, permitindo ou impedindo que determinadas potencialidades sejam desenvolvidas. A afetividade surge nesse meio e tem uma grande importância na educação dos indivíduos.

É importante termos essa consciência! Onde formos todos os nossos contatos, todos os nossos instantes, transmitirmos esse gesto gratuito e belo as pessoas que transitar em nosso caminho.

Tenho uma personalidade forte no sentido do que é direito e correto, mas sou uma pessoa extremamente gentil positiva com as pessoas que convivo ou que circula na vida comigo. Confesso que não sou muito compreensivo com arrogância,mal-educação e prepotência.

Há alguns dias num hotel que me hospedo regularmente e sou amigo de maior parte dos funcionários, queixei ao recepcionista de algo que não estava me agradando e ele não fora muito solicito. Quando ia saindo um dos despachantes bate no peito e disse-: Sr.Edvaldo o senhor mora aqui – ou seja no seu coração, fiquei alegre e me emocionou o gesto.Recordei da minha solicitude num momento difícil dele e agora retribuição num grito a amizade e apoio.

Onde ando, por onde ando procuro ser sempre atencioso e solicito, pro ativo em gestos. Nos dias atuais a pressa é tão grande que não escutamos os apelos ao lado, a impaciência predomina muitas vezes não se atenta aos pedidos de socorro dos mais próximos e na maioria das vezes, estamos com tanta pressa, que não ouvimos e nisso vai por água a afetividade.A sociedade em que vivemos, herdou quatro séculos de individualismo competitivo, cuja motivação dominante é o poder sobre os outros;e nossa geração em particular é herdeira de muita ansiedade, isolamento e vazio pessoal,o que não se pode considerar um bom preparativo para o afeto e sermos afetivos.

É necessário desativarmos muitas coisas. É urgente vermos menos televisão, menos computador e prestar atenção naqueles que nos rodeia. Prestarmos atenção ao mundo, nossa comunidade, fazermos a diferença em atitudes pro ativas e bondosas.Prestar atenção é uma forma de afeto.

Não abro mão de abraços, beijos, palavras amigas. Não abro mão de atitudes aqueles que buscam em mim uma solicitude. Não abro mão de pensar nas palavras de Jesus e transformar numa luta diária a busca pela ação pautado em sua palavra.

Cuidar do pensar é como tomar um banho e lavar o corpo sujo. Maus pensamentos atraem energia negativa e com ela acontecimentos desagradáveis. Respeitar a si próprio é uma forma de afeto a criação. Tratar as pessoas mal é atrair energias negativas intermináveis para o seu espírito. Viver em harmonia, buscar nas relações  a humildade do servir  e do compreender, pois cada pessoa é um mundo a parte e todos estão aqui sob um manto de um plano.

Todos nós temos a imensa necessidade de afeto, de carinho e de bondade. Há alguns ambientes mais que outros, onde esse tipo de atitude é muito necessária.São lugares onde as pessoas estão absolutamente vulneráveis, carentes e muitas vezes com baixa estima e presente sofrimento.

Devemos ser pessoas afetuosas e compreensíveis, pois os gestos se multiplicam e ações em prol do afeto são sempre de difícil esquecimento. Ninguém é tão bruto que não tenha necessidade de afeto.

Afeto são o banho de flores, o cheiro do perfume, o sonho belo e rejuvenescedor que nosso espírito necessita. Afeto é uma imensa luz na escuridão de nossa alma.

O mundo precisa de cuidados, as pessoas querem ser felizes, viver bem, seguros, amados, com amor e muito afeto a conquista da felicidade é possível.

Meus textos entram em blogs e jornais no meio das piores noticias violências, corrupção política e imagens tristes da vida humana. O nosso país está absolutamente perdido no tocante a violência.Confesso que as vezes me sinto idiota, besta, a meio a tanta violência falando de coisas tão simples e essenciais a nossa vida.Há uma diferença em ter um comportamento,atitudes e publicar o que pensa é preciso uma certa coragem e fé de entender que esse é o caminho, mas confesso que continuarei, pois essa é minha forma de afeto a minha comunidade e minha gente.

Sou admirador da disciplina, da honestidade da busca para o crescimento de toda espécie. Sou um administrador e muitas vezes temos que tomar decisões, mas essas decisões elas são sempre claras e honestas.

Tratar as pessoas com educação e urbanidade, atenção é uma forma de afeto, pois é isso que as pessoas sempre esperam. Ninguém gosta de ser mal tratado e ignorado. Tratar bem é um ato de boa educação mas também, uma forma de afeto.

Temos duas condições que no nosso dia-a-dia podemos colocar em pratica sempre, o sorriso e o silencio. O sorriso ajuda muitas vezes a resolver problemas e o silencio a evitá-los. E afeto uma forma de canalizar energia positiva e momentos felizes.

Leo buscalia diz que “você é responsável por tudo aquilo que cativas”. Tenho muitos amigos esparramados por esse mundo de meu Deus e sempre,sempre (ainda mais hoje no tempo da internet!) estou de alguma maneira em contato e uma forma é o dia do aniversário desses amigos.José Carlos Fernandes de João Pessoa-Paraíba, numa troca de email comigo me fez uma revelação:”amigo daquela turma toda só você mantém contato”.Respondi prontamente –“é que não sou amigo de ocasião e sim para a vida inteira”.

Tem pessoas que convivi muito e por morar fora nos desligamos e sempre no aniversário envio uma bela mensagem com algum texto e elas respondem simplesmente -.. obrigado Edvaldo !Meu Deus que preguiça de escrever, de ser afetuoso!

A afetividade potencia o ser humano a se abrir no tocante aos seus sentimentos em relação a outras. Graças à afetividade, as pessoas criam laços infinitos de amizade.As relações e laços criados no âmbito ou pela afetividade não são baseados apenas em sentimentos, mas como não poderia deixar de ser, em atitudes que precisam ser cultivadas, para que esse relacionamento prospere e fortifique.

Há momentos em nossas vidas que estamos absolutamente vulneráveis, sofrendo, passando por algum problema que nos aflige. Companhia, presença e afeto nos fortificam e nos dá força para superar ou enfrentar as dificuldades com galhardia.

Afeto é a arte de ser bondoso, carinhoso, sublime e estar cada vez mais perto da luz de Deus, que a todos amam.

Abaixo a economia de afetividade!!

 


6 Respostas para “Afeto”

  1. PAULO PIRES

    Edvaldo Paulo de Araújo, grande homem, grande Amigo

    Parabéns pelo seu ensaio sobre o Afeto. Quem te conhece mais de perto, sabe que esse quesito (Afeto) é um dos mais presentes em sua vida e eu, pessoalmente, dou meu testemunho para todos os amigos leitores, informando que quando estava em Salvador, após uma cirurgia cardiovascular, acordava pela manhã no Hospital Santa Isabel recebendo a informação de meu irmão Júnior ou de minha irmã Lourdinha que Você havia ligado, para saber como estava este seu velho amigo.
    Mas o meu caso é apenas um, entre os milhares a quem você confere seu humanismo, seu afeto, seu jeito solidário de ser. Portanto, meu querido amigo, receba de minha parte, mais uma vez, os agradecimentos pelo Afeto que tem me dispensado ao longo desses anos o qual não dispenso nunca.
    Aproveito para lhe parabenizar por ter sido Homenageado como Paraninfo da Turma de Formando em Ciências Contábeis 2015, de nossa UESB, desejando que todos nós que lhe conhecemos jamais deixemos de manter por você nosso Afeto.

    Com a admiração de sempre, cordiais saudações

    Paulo Pires

  2. Leidiane Lima

    Edvaldo que texto lindo, que verdade nessas palavras me deu vontade de lhe agradecer pelas, pois nem todos sabem tomá-las e externar seus sentimentos e os seus foram expressos neste texto e me comoveu sinceramente. Muito carinho pra você e pra todos que tenham a sensibilidade do afeto em seus corações.

  3. Nadja

    Há muito não lia um texto tão verdadeiro e agradável. Realmente falta muito afeto no mundo atual. Obrigada, por ter me proporcionado esse momento de leitua agradável.
    Continue nessa linha de pensamento. Adorei!

  4. Leidiane Lima

    Edvaldo que texto lindo ! que verdade nessas palavras, me deu vontade de lhe agradecer, pois nem todos sabem tomá-las e externar seus sentimentos e os seus foram expressos neste texto e me comoveu sinceramente. Muito carinho pra você e pra todos que tenham a sensibilidade do afeto em seus corações.

  5. edvaldo paulo de araújo

    Meu amigo Paulo Pires -“Os amigos é a forma de Deus cuidar de nós”.

  6. edvaldo paulo de araújo

    Obrigado gente pelas palavras e estimulo.Um mundo melhor começa por nós!Tento com meus textos deixar cada vez mais, as chamas de que há bondade e que é esse caminho que devemos trilhar.

Os comentários estão fechados.