UFBA: Em dificuldade financeira, instituição anuncia em carta corte de despesas

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), instalada em Salvador, anunciou, em carta pública, uma série de medidas visando a redução de despesas. De acordo com o documento, a Reitoria pede à Comunidade Acadêmica empenho para redução dos gastos, a exemplo do consumo de água, energia elétrica e telefonia, passagens, diárias, hospedagens e apoio a eventos. No dia 3 de março, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, participou de reunião com deputados para tratar das atuais dificuldades financeiras e orçamentárias da Universidade. Na ocasião, foram retratados a necessidade de retomar as obras paradas e de quitação débitos de funcionamento. A carta pode ser consultada no site da UFBA. A carta explica que a medida foi tomada após o governo federal contingenciar, desde o início do ano, o repasse mensal de recursos às universidades federais. Leia na íntegra a matéria do G1.

documento destaca a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão e as ações de assistência estudantil. “As medidas de restrição de consumo e de despesas serão avaliadas a cada três meses e revistas de acordo com a evolução da execução orçamentário-financeira pelo Ministério da Educação e em vista das necessidades da UFBA”, afirma a nota.

Sobre a situação, o Ministério da Educação (MEC) informou ao G1 que o orçamento para 2015 foi aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada e é aguardada a sanção presidencial. Relata que o governo federal autorizou liberação de 1/12 dos recursos destinados às instituições federais a partir deste mês para universidades e institutos federais. “A medida permitirá que as instituições, que têm autonomia para gerir seus recursos, normalizem seus calendários de pagamento do custeio e investimentos”, comenta. Além disso, o Ministério afirma que mantém diálogo aberto para esclarecer eventuais dúvidas. “Até março desse ano foram repassados às universidades e aos institutos 1,4 bilhões para suas atividade de custeio e investimento”, relata.

Ações
Em relação ao consumo de água, energia elétrica e telefonia, a carta destaca que o uso dos aparelhos de ar condicionado e de outros equipamentos deverá ser racionalizado. A reitoria afirma ainda que, temporariamente, está suspensa a concessão de passagens, diárias e hospedagens.

Também haverá redução em até 25% nos contratos de serviços terceirizados, “o que poderá atingir os serviços de segurança e vigilância patrimonial, portaria e recepção, manutenção, limpeza e conservação, entre outros”, aponta a Reitoria. A UFBA ressalta, no entanto, que as bolsas e auxílios na área da assistência estudantil serão mantidas, bem como as bolsas de pesquisa, ensino e extensão já implantadas.


Os comentários estão fechados.