Rio do Antônio: Morre o ex-prefeito Adelbardo Silveira

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em pronunciamento no plenário e através de Moção de Pesar apresentada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) lamentou a morte do intelectual e educador Adelbardo Silveira, popularmente conhecido como Professor Deba, ex-prefeito de Rio do Antônio, aos 83 anos, nesta terça-feira (7). Leia na íntegra.

Professor Deba, como era conhecido na região Sudoeste, nasceu no município de Rio do Antônio, em 1º de Julho de 1932, um dos 14 filhos do casal Almerinda Silveira e Florindo Borges Silveira. Foi por duas vezes prefeito e duas vez vice-prefeito de Rio do Antônio. Deixa, entre familiares, cinco filhos (Cristiano, Carlos Cézar, Luis Cláudio, Adelbardo Junior e Francisco Amaral Neto) 10 netos (Débora, Rafael, Bruno, Carol, Cristiano Junior, Caique, Guilherme, Breno, Bruno e Flora), os irmãos Osvaldino, Orlando, Gileno, Florindo Silveira Filho (Betão), Nadir, Nilzete, Dilma, Odelita; e a bisneta Alice.

Notabilizou-se como educador, atuando especialmente no ensino estadual do município de Caculé, onde também criou a Escola Silveira de Datilografia, de grande importância para a inserção de jovens no mercado de trabalho, naquela época. Mas foi em Caetité que ele concluiu o curso de magistério em 1952, tornando-se o segundo filho de Rio do Antônio a receber um diploma de professor.

Em 1979, Adelbardo concluiu o curso de Direito e passou a exercer a profissão, prestando assistência jurídica gratuita aos necessitados da sua comunidade. Integrou-se à Maçonaria pela loja Maçônica Atalaia Sertaneja, onde foi venerável por mais de uma vez, e delegado distrital do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Unida da Bahia, tendo recebido várias honrarias.

Escritor, poeta, cordelista, seu último trabalho literário- Minhas memórias (Antes que seja tarde), fala de sua vida, das suas lutas e labutas. Era um filho apaixonado por sua terra natal, a qual definia: e “Rio do Antônio é um paraíso”. Foi prefeito de Rio do Antônio por duas vezes, assim como ex-prefeito também por dois mandatos.


Os comentários estão fechados.