Taberna da História: Em 1939 Vitória da Conquista teve o seu primeiro Campo de Aviação

campo-de-aviação-anos-30

Luís Carlos Fernandes, Taberna da História

Em 1937, num terreno doado pela Prefeitura, na gestão de Florentino Mendes, começou a construção do “Campo de Aviação de Vitória da Conquista” (nome que se dava aos pequenos aeroportos da época), sob a orientação do projeto do engenheiro Lourival Dantas. Quem limpou a área para a abertura do campo foi Pedro Otacílio de Figueiredo (limpou toda a área sozinho e com uma simples enxada). O nome do aeroporto de hoje é uma homenagem a ele.

Captura de tela inteira 23082015 110924

Surgiu, na mesma época, o Aero Clube, iniciativa de Crescêncio Antunes da Silveira, Antônio Alves Nascimento e Henrique Hufinagel. E no dia 1º de setembro de 1939 pousava no campo o aeroplano “PP-FAIRCHILD”, pilotado pelo 1º Tenente Aviador Antônio Eugênio Basílio, conforme “Notas de Leôncio Sátyro dos Santos”, que assim se expressou: Hoje, 1º de setembro de 1939, tivemos a glória de ver inaugurado o campo de aviação nesta cidade de Conquista. Vindo da Bahia (Salvador, como era chamada pelos interioranos)o aeroplano PP-E.A.E. “Fairchild”. às 11 e 40 minutos pilotado pelo 1º tenente aviador naval Antônio Eugênio Basílio com os Engenheiros Civis José de Oliveira Machado e Galdino Mendes Filho; alçou vôo à 1 e 40 minutos do mesmo dia com destino a Canavieiras.

13-Foto-do-primeiro-aeroplano-em-Conquista-1939

O antigo campo de aviação deu lugar mais tarde ao Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, construído pelo ex-governador Roberto Santos, que o reinaugurou no dia 11 de março de 1979. Foi instalada na mesma ocasião a Cia de Táxi-Aéreo Abaeté e implantada a Cia Nordeste Linhas Aéreas da Bahia, por aviões Bandeirantes. O serviço passou à supervisão do DAB – Departamento de Aviação da Bahia, ligado à Secretaria de Transportes do Estado.


Os comentários estão fechados.