Eleições OAB: Luciano Tourinho declara apoio a Marcelo Nova

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em nota ao BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (8), Luciano de Oliveira Souza Tourinho, liderança jovem da advocacia e da academia jurídica do Sudoeste Baiano, veio a público declarar apoio público à pré-candidatura de Marcelo Carvalho da Nova à sucessão da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Vitória da Conquista. Profissional há mais de duas décadas e filho do ex-presidente Alfredo Nova, Marcelo é um dos nomes mais cogitados para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo o atual presidente, Gutemberg Macedo Júnior. Em nota, Luciano Tourinho destaca que “a advocacia se expandiu em Vitória da Conquista e região, sendo inegável o fato de que houve uma representação efetiva no fortalecimento da OAB”, na atual presidência. Segundo ele, “houve uma grande evolução do trabalho desenvolvido não só nas questões administrativas, institucionais e, principalmente, no que tange ao enfrentamento com o Poder Judiciário na defesa das prerrogativas dos advogados”. Para ele “a defesa das prerrogativas, a luta pela realização dos direitos humanos e o desenvolvimento de uma advocacia ética são as bandeiras que precisam continuar sendo hasteadas pelo novo presidente”. Confira a nota na íntegra.

“A OAB representa uma das instituições de maior prestígio no país. Historicamente sempre atuou na defesa de direitos, assumindo a posição de verdadeira fiscalizadora dos rumos da Justiça.

No cenário local, percebo que houve uma grande evolução do trabalho desenvolvido não só nas questões administrativas, institucionais e, principalmente, no que tange ao enfrentamento com o Poder Judiciário na defesa das prerrogativas dos advogados.

Nos últimos anos, a advocacia se expandiu em Vitória da Conquista e região, sendo inegável o fato de que houve uma representação efetiva no fortalecimento da OAB pelo atual presidente, Dr. Gutemberg Macedo Júnior, que tem patrocinado, com singular brilhantismo, as demandas e necessidades da advocacia. Por essa razão, inclusive, aproveito o ensejo para agradecer-lhe pelo trabalho que tem marcado a história da OAB regional, seja pela conduta ética e pela coragem, seja pelo compromisso com as questões ligadas à Justiça e aos advogados.

Aproxima-se a época do exercício efetivo da democracia em nossa instituição e percebo a necessidade de escolhermos nosso novo presidente com responsabilidade. Eis o motivo pelo qual venho a público manifestar a vontade de ser representado pelo pré-candidato MARCELO NOVA, sabendo que ele reúne os requisitos imprescindíveis para realizar um trabalho sério e competente.

O momento indica a necessidade de uma OAB unida para o fortalecimento da instituição. Precisamos, ainda, de mais projetos destinados aos jovens advogados, a exemplo da criação da OAB JOVEM e dos cursos presenciais já implementados pela atual gestão.

A defesa das prerrogativas, a luta pela realização dos direitos humanos e o desenvolvimento de uma advocacia ética são as bandeiras que precisam continuar sendo hasteadas pelo novo Presidente.

Mais que uma representação simbólica em eventos de qualquer natureza, precisamos de uma OAB atuante, firme e sólida na defesa dos princípios que norteiam a instituição e o Estado Democrático de Direito.

Ética, responsabilidade, renovação e compromisso: estas são as razões que me levam a apoiar, de forma incondicional, a pré-candidatura de Marcelo Nova. Caso confirme seu nome, não tenho dúvidas, marcharei com ele e o apoiarei nesta nova LUTA.”

 

Luciano Tourinho

OAB nº 30.334

Mestre em Direito Penal

Professor da UESB e FAINOR


Os comentários estão fechados.