Solidariedade: “Banho Solidário” atende moradores de rua nas noites de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON
Fotos: BLOG DO ANDERSON

Pode parecer só um banho, mas para o empresário Cláudio Lacerda a iniciativa que começou há cerca de um mês oferece bem mais do que isso para pessoas em situação de rua em Vitória da Conquista. “O banho, além de deixar a pessoa limpa, dá a conversa. Eles se sentem aconchegados com esse ‘abraço’ que a gente dá com o banho”, descreve. Cláudio é dono de uma loja de energia solar em Conquista e montou o “Banho Solidário” a fim de oferecer atenção e melhores condições de saúde. Uma vez por semana, ele estaciona o veículo, levado por uma caminhonete, no centro da cidade. A estrutura foi montada com recursos próprios, com custos que ele prefere não revelar.

DSC_1089

“[O veículo] foi feito exclusivamente para isso. Temos um banheiro masculino e outro feminino. A água, que vai em uma caminhonete, é de poço artesiano, não é da Embasa, é sustentável. O descarte é feito igual à água de chuva e vai para o esgoto. É um banho de hotel, com água pressurizada. É um jato gostoso. Além do banho, tem shampoo, fica com cheiro agradável”, explica. Cláudio diz que muitas vezes dá orientações para quem pede ajuda.

DSC_1106

“Ensinamos noção de higiene, de como lavar. Eles precisam de conversa. Eu mesmo fico, um dia foi uma psicóloga, já foi um diretor de uma grande imobiliária, em outro uma pessoa que trabalha em instituição para atendimento a dependentes químicos. São pessoas que se sensibilizam e nos acompanham”, conta. Durante a ação, os atendidos já pediram ajuda para se informar sobre alguma instituição que cuida da recuperação de dependentes químicos e como fazer para recuperar documentos perdidos. Desde que começou a iniciativa, o empresário conta que algumas pessoas já o procuraram para oferecer apoio financeiro, mas ele afirma que o que mais precisa é de voluntários que possam doar atenção para quem precisa.

DSC_1117

“O legal é gente para ter essa conversa. Não adianta só querer e não agir. O carro está dando conta. Dinheiro a gente não aceita. A gente aceita a companhia, ou um material, toalha, shampoo. Por incrível que pareça, dinheiro é o mais fácil. A disponibilidade que é mais difícil. Em duas horas e meia, a gente dá banho em 20 pessoas”, completou. Na noite desta terça-feira (6) o BLOG DO ANDERSON este in loco observando os trabalhos do grupo ligado a uma instituição social. Desta vez o Banho Solidário atendeu jovens da avenida Integração e da Rosa Cruz. Com informações do G1.


17 Respostas para “Solidariedade: “Banho Solidário” atende moradores de rua nas noites de Vitória da Conquista”

  1. Hevelin

    São atitudes como essa que nos faz acreditar na vida! Algum e-mail ou telefone, que posso entrar em contato para fazer doações?

  2. Elizabete

    Parabéns, uma atitude muito bonita.

  3. Ana Maria

    Como posso encontrar o Sr. Cláudio para fazer parte dessa equipe.Gostaria de estar com eles ajudando essas pessoas.

  4. LARISSA

    Poxaa.. Parabens!!!! Linda ação….

  5. Emília

    Belíssima atitude: cada um fazendo um pouco iremos conseguir transformar vidas! Também quero ajudar com o meu trabalho.

  6. Solange Cavalcanti

    Bom dia!
    Que Deus abençoe estas pessoas do bem com saúde e sucesso!

  7. Rosana

    Parabéns Cláudio, pela iniciativa, q Jesus te abençoe sempre

  8. [email protected]

    parabéns a toda equipe ,Deus coloca anjos para ajudar aqueles que necessitam tão somente de um banho, alimento,ou uma palavra de amor e esperança.

  9. Ana Rosa

    Esse banho traz muito mais do que higiene, com certeza… traz de volta a dignidade dessas pessoas!!! Parabéns pela iniciativa!!!!

  10. Luciene

    O prefeito devia tomar um banho desse!!!quem sabe depois do banho ele acorda pra realidade dessas pessoas tao carentes de atitudes como essa. Parabens Claudio. Sua recompensa vira do alto.

  11. Lau Costa

    Excelente iniciativa! Uma coisa tão simples e tão corriqueira para nós, mas tão difícil e necessária para aqueles que não tem um lar. Muito humano, muito abençoado esse gesto!

  12. Katharine

    GOSTARIA MUITO DE ESTAR NESSA EQUIPE PARA AJUDAR

  13. Rita de Cássia Silvs

    gostaria de participar desse grupo, como fazer para me integrar ao grupo?

  14. SAADIASANTOS

    QUE BELO GESTO DE AMOR. SÓ DEUS MESMO PRA TE ABENÇOAR. E TE CONCEDER ESTE SENTIMENTO TÃO NOBRE QUE É O AMOR AO PRÓXIMO. SE CADA UM FIZESSE UM POUCO O MUNDO SERIA MELHOR E CUMPRIRÍAMOS O NOSSO CHAMADO AQUI NESSA TERRA, DE SERVIR O NECESSITADO, COMO VC MESMO DISSE O QUE FALTA É MATERIAL HUMANO PARA DOAR TEMPO CARINHO E CUIDADO.

  15. Hallana Andrade

    Gostaria de saber o dia e o local, também quero ajudar. Se puder incluir essas informações na próxima matéria, ficarei agradecida.

  16. Ester Santos

    Estou encantada com o Banho Solidário..!! Como alguém Pode ajudar??

  17. CLEIDIMAR

    Incrível esta atitude! parabéns sr. Claudio. E ainda tem gente jugando as pessoas…Faça mesmo e que venha outros claudios, pois o mundo precisa de amor.

Os comentários estão fechados.