Brasília: Audiência Pública debate papel do PIBID na formação de professores

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Dia do Professor, comemorado nesta quinta-feira (15), foi marcado na Câmara Federal por uma Audiência Pública da Comissão de Educação para debater O Papel Estruturante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Durante a sua realização, os representantes do Ministério da Educação, Dilvo Ilvo Ristoff, diretor de Políticas e Programas de Graduação, e Irene Maurício Cazorla, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tranquilizaram os participantes com o posicionamento do MEC de garantia de preservação do programa, anunciando que haverá reestruturação do projeto pedagógico visando o seu aperfeiçoamento. Leia na íntegra.

Além dos representantes do MEC, a concorrida audiência, proposta e coordenada pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), contou com a participação de entidades representativas do Fórum Nacional do Pibid, entidades estudantis, docentes, instituições de ensino superior de diferentes estados, bolsistas, além de vários deputados da Comissão de Educação. Durante o evento, a preocupação geral manifestada foi a de que eventuais reduções de recursos por conta do ajuste fiscal imposto ao MEC implicariam não apenas no corte de bolsas, mas comprometeria, sobretudo, a implementação do PNE – Plano Nacional de Educação, que na sua Meta 15 dispõe sobre a ampliação deste programa desenvolvido pela CAPES/MEC.

Presidindo a Mesa, Waldenor Pereira, que também é professor licenciado e ex-reitor, defendeu o programa como instrumento de consolidação de uma política nacional de formação de professores. “A formação e valorização do professor são dimensões essenciais para a qualidade da educação. Estas dimensões estão contempladas pelo Pibid e o Pibid Diversidade, que marcam a história das licenciaturas no Brasil”, enfatizou o deputado, que abriu a audiência recorrendo também ao educador Paulo Freire: “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.

Junto aos representantes do MEC, compuseram a Mesa: o professor Luiz Carlos Menezes, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Irene Cristina de Mello, da Associação de Dirigentes das Instituições Federais de ensino Superior (Andifs), e Alessandra Santos de Assis, do Fórum Nacional do Pibid. Todos reforçaram importância do Pibid na articulação entre as instituições de ensino superior e escolas de educação básica, com o intuito de formar melhores professores e contribuir com a qualidade de ensino na rede pública.
Além dos palestrantes, bolsistas, professores e deputados se pronunciaram em defesa do programa. O Pibid começou em 2007, implantado em 43 Instituições de Nível Superior (IES), 266 escolas e concedendo 3 mil 88 bolsas. Foi ampliado e neste ano de 2015 já contempla mais de 300 Instituições de Nível Superior (IES), quase 6 mil escolas e mais de 80 mil bolsistas.


Os comentários estão fechados.