Educaçao: UESB participa de Encontro em Brasília

Foto: Divulgação | UESB
Foto: Divulgação | UESB

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia esteve presente no 1º Encontro Internacional de Políticas de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, realizado pelo Ministério da Cultura (Minc), no final do ano passado, no auditório do Senado Federal. O Encontro teve como tema “Território Leitor” e envolveu representantes de todas as iniciativas voltadas para o incentivo à leitura no Brasil. Na prática, foram realizados três eventos em um: o 1º Encontro do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL); o 20º Encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP); e o 16º Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Entre os convidados para a cooperação internacional do Encontro estiveram representantes da Finlândia, Colômbia, Uruguai e Estados Unidos.

Responsável pela produção executiva do Encontro Internacional, a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas conferiu ao Proler uma nova fase, com ações mais intensas de mobilização entre os comitês dos diferentes lugares do Brasil onde está presente o Programa. A ideia é intensificar as estratégias de atuação, sobretudo, no sentido de formar mais mediadores de leitura, o que é determinante para a promoção da inclusão das pessoas analfabetas e analfabetas funcionais.

Nesse sentido, o Proler/Uesb, que foi representado no Encontro por Paula Ferreira, do campus de Vitória da Conquista; Márcia Auad, coordenadora do Programa no campus de Jequié; e Maria Helena Ribeiro, que coordena as ações no campus de Itapetinga (foto), já desenvolve um trabalho bastante contundente, com a realização de encontros em localidades rurais nos três campi. Desse modo, com sua experiência de duas décadas de atuação, acumulada desde 1992, quando foi o comitê pioneiro do Programa no Brasil, a partir do campus de Vitória da Conquista, o Proler/Uesb pôde contribuir de maneira significativa para com os debates realizados no Encontro Internacional.


Os comentários estão fechados.