Guilherme Brito: O caminho da oposição conquistense

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Guilherme Brito | Estudante | [email protected]

Antes de mais nada, o que se faz necessário compreender é que a política é a província do embate. A atuação no campo político deve se dar por convicção, ou seja, necessariamente deve haver a escolha de um lado, não subsistindo espaço para meias atitudes. Esta é a única maneira de se alcançar algum campo de representatividade. Leia na íntegra a opinião do presidente municipal da Juventude Democratas.

Infelizmente, alguns direcionamentos adotados por pretensas representações do bloco oposicionista conquistense se afastam desse entendimento e recaem numa genuína expressão de amadorismo político. A partir do momento em que algum agente ergue a bandeira da oposição, ele, em nome da coerência, deve permanecer estritamente fiel a ela, sem desvios e sem hesitações. Com isso, deve-se compreender que é inadmissível, constituindo um grave equívoco estratégico, a aproximação ou o flerte com representações que não possuam nenhum histórico oposicionista e nem sequer legitimidade para se auto-intitularem como tal.

Condutas dessa ordem ensejam uma instabilidade que confunde e gera distorções para o eleitorado, tal qual vinha acontecendo recentemente com o PSDB conquistense, que a cada semana publicizava uma nova condução e uma nova diretriz, surpreendendo seus próprios correligionários e suprimindo qualquer eventual cultura de representatividade. Nesse sentido, a integração das oposições deve perpassar por essa ótica, sem imediatismos, construindo uma unidade programática de atuação, coerente e contundente, salvaguardadas, é claro, as devidas distinções de grupo – posicionamento que sempre projetei através do Democratas.

Não falo de união em torno de uma candidatura, afinal o primeiro turno é o momento de expressão democrática de projetos distintos – mas sim de um discurso firme e sólido, visando o fortalecimento e o resultado decisivo no segundo turno.

Guilherme Brito é estudante de Direito na UESB, Coordenador do Centro Acadêmico Ruy Medeiros e Presidente da Juventude Democratas de Vitória da Conquista.


Os comentários estão fechados.