Cenas Urbanas: após limpeza da “cracolândia”, Prefeitura diz que alguns moradores de rua voltaram para casa

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

A limpeza da avenida integração após a retirada da “cracolândia” foi aprovada por milhares de pessoas, mas um grupo demonstrou-se insatisfeito com a novidade divulgada aqui no BLOG DO ANDERSON. Na reportagem de Paulo Martins que foi ao no Band Revista, comerciantes comentaram o fato e os transtornos ao logo de três anos, período em que registrou três homicídios nesta calçada. Cerca de 20 pessoas que viviam na Avenida Integração e Praça Camillo de Jesus Lima deixaram os dois espaços públicos não sendo mais vistos na manhã desta terça-feira (5). Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Comunicação, disse que alguns dos moradores de rua voltaram para suas casas e outras para as suas cidades de origem. Veja uma nota oficial sobre o caso.

A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que não retira nem obriga qualquer pessoa em situação de rua a se retirar dela. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social possui, desde 2012, uma rede de atendimento especializado voltado à população em situação de rua, atuando no âmbito da criação de políticas públicas em consonância ao SUAS – Sistema Único de Assistência Social. A secretaria intensifica a vigilância nos locais com concentração de população em situação de rua, por meio das equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) e Consultório na Rua, em parceria com a Secretaria de Saúde.

É importante ressaltar que as pessoas são convidadas, mas não são obrigadas a aceitar o encaminhamento. Em casos de recusa de acolhimento por problemas de saúde física ou mental, os orientadores socioeducativos dos Serviços Especializados de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua acionam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através da Central 192, visando garantir acesso ao socorro, registrando em relatórios todas as providências adotadas.

Sobre as pessoas que ficavam na Avenida Integração, elas saíram por conta própria – algumas voltaram para suas casas e outras para as suas cidades de origem.


Os comentários estão fechados.