Brasil: Vitória da Conquista é quinta colocada no Ranking Nacional da Transparência

DSC_0100
Fotos: Divulgação | PMVC

Ao acessar o portal da Prefeitura de Vitória da Conquista na internet (www.pmvc.ba.gov.br), o cidadão pode conferir uma série de informações detalhadas sobre os gastos públicos municipais. Após um clique no link Portal da Transparência, o espaço online disponibiliza o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), ferramenta que permite que qualquer pessoa ou empresa solicite a órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal o acesso às informações que quiser. “Qualquer munícipe pode acompanhar orçamentos, despesas, pagamentos a fornecedores, licitações, contratos, aditivos, convênios, enfim”, explica o secretário municipal da Transparência e do Controle, Nailton Prates.

Essa facilidade de acesso foi um dos critérios que levou Vitória da Conquista à boa avaliação obtida na segunda edição do Ranking Nacional da Transparência, divulgado na semana passada. Nesse levantamento, feito pelo Ministério Público Federal (MPF), o município aparece em quinto lugar entre as cidades baianas, com nota 9.  A nota alcançada agora por Vitória da Conquista é a mesma de capitais como Belo Horizonte, Vitória e João Pessoa. E é superior às obtidas por Cuiabá (8,9), Rio de Janeiro (8,2), São Luís (8,2), entre outras. Nesse monitoramento, o MPF avaliou o nível de transparência com que os municípios brasileiros disponibilizaram suas informações a respeito de investimentos públicos, através de sites oficiais ou portais da transparência. A pesquisa envolveu portais de 5.567 municípios, em 26 estados e no Distrito Federal.


3 Respostas para “Brasil: Vitória da Conquista é quinta colocada no Ranking Nacional da Transparência”

  1. Nilton Santos (Doutor Sorriso)

    Um dia eu disse o seguinte ao ex secretário de educação o Sr. Valdemir Oliveira:
    “Valdemir se o governo Federal e Estadual do PT seguisse o exemplo da administração do Prefeito Guilherme Meneses o PT não teria chegado ao ponto que chegou.” e olha que essa boa noticia já é do portal da transparência do atual governo.

  2. Carlos Costa

    Parabéns ao secretário da Transparência Nailton Prates e toda sua equipe que tão brilhantemente atuam para que o nosso município tenha esse importante instrumento eficaz para que tenhamos uma administração séria e comprometidas com o combate à corrupção. Infelizmente, pena que as outras secretarias não tenham a mesma desenvoltura da Secretaria da Transparência.

  3. Antonio Pedro

    Orgulho de ser conquistense.

Os comentários estão fechados.