Literatura: Sérgio São Bernardo lança livro em Vitória da Conquista; veja algumas fotos

Fotos: BLOG DO ANDERSON
Fotos: BLOG DO ANDERSON

O advogado, professor e ativista do movimento negro, Sérgio São Bernardo, lançou nesta sexta-feira (29), em Vitória da Conquista, o livro “Xangô e Thémis – Estudos sobre filosofia, direito e racismo”. A publicação é fruto de sua dissertação de mestrado em direito e da atuação com os temas nos últimos 20 anos. A partir da mitologia grega e africana, ele faz abordagens associadas às questões identitárias, ao racismo institucional e ao que chama de “pretensão dialógica e promotora de acontecimentos ético-jurídicos emancipatórios na vida política brasileira”. O lançamento aconteceu na Livraria LDM.

DSC_1761

“Os estudos tematizados neste livro localizam uma experiência africana no Brasil, de como um ‘mundo da vida’ foi projetado negativamente e, consequentemente, criminalizado, a despeito dos processos de aculturamento, absorção e ressignificação deste mesmo “mundo da vida”. Nossa tarefa será a de estabelecer uma conexão com as possibilidades da alteridade e da afirmação da diferença através da identidade racial como instrumento emancipatório”, afirma o autor Sérgio São Bernardo, em trecho do livro, que é prefaciado pelo historiador e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jaime Sodré.

DSC_1721-001

“O ecletismo jurídico e a formação do estado brasileiro são estudados para explicar nossa ausência de autenticidade e a presença ainda marcante de conteúdos autoritários e propositores de identidades”, pontua São Bernardo, em outro trecho, concluindo que o racismo institucional é um mecanismo da criminalização racial promovida pelo Estado brasileiro para a “institucionalização da marginalização social”. O livro, de 120 páginas, é uma publicação da editora J Andrade. Veja algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.


Os comentários estão fechados.