LUTO: Francisco das Chagas Souza, aos 86 anos

Fotos: Divulgação | CMVC
Fotos: Divulgação | CMVC

É com muito pesar que o BLOG DO ANDERSON noticia o falecimento de Francisco das Chagas Souza, aos 86 anos de idade. Natural de Areia Branca, no Rio Grade no Norte, Souza era uma das grandes personalidades que contribuíram para o progresso de Vitória da Conquista. Atuante, ele fazia parte do projeto Terceira Idade do Sesc ganhando destaque em Conquista e outras localidades do Brasil.

audienciavidaativa_132

O corpo está sendo velado na Capelinha do São Vicente e o sepultamento acontece logo mais à 15 horas desta segunda-feira (21), no Cemitério da Saudade. Confira um breve histórico de Souza enviado ao BLOG DO ANDERSON por seu genro, Gildelson Felício de Jesus.

(Souza) nasceu no dia 06 de outubro de 1930, no bonito litoral de Areia Branca- RN. Fato que o fez ser , durante a vida, um grande nadador e ganhar medalhas em competições na terceira idade.

Desejando conhecer vários lugares, saiu do Rio Grande do Norte e parou em Vitória da Conquista, onde se casou com Ernestina Gusmão Viana Souza (D. Tina), teve três filhos, Wagner Thadeu (in memorian), Paulo, Valéria e quatro netos (Luanna Lua, Luma Mar, Lavínia e Luís Felipe).

Souza foi, em todos os sentidos, um grande homem, que, por onde passou, deixou a marca da sua inteligência e do seu humor. Entre tantas habilidades, conhecia história, geografia como ninguém, arriscava-se em frases e palavras no latim, no francês, no italiano, no alemão, e , até mesmo, no inglês que não gostava. Tinha um vocabulário fantástico e uma memória invejável. Uma verdadeira enciclopédia!

Foi o Souza das Canetas; foi o Souza que confeccionava e gravava troféus em exposições agropecuárias de Conquista e Brasil afora; foi membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia; e, na melhor idade, foi um dos mais “ativos” participantes do Grupo de Cantoterapia Vida Ativa/UESB, além de ser participante do Grupo da Terceira Idade do Sesc e do Grupo Contação de Histórias Vivendo a Terceira Idade / PMVC.

Amava cantar e descobriu-se, na melhor idade, como contador de histórias. Realizou o sonho de ir, semanalmente, ao distrito de José Gonçalves, contar histórias para as crianças e fazer brincadeiras infantis no Centro Educacional Moisés Meira .

Era muito religioso e frequentava a Catedral Nossa Senhora das Vitórias, o Seminário dos Capuchinhos e a Igreja Nossa Senhora de Lourdes/ São Judas Thadeu. Era devoto, em especial, de Santo Antônio e de São Judas Thadeu.

No dia 20 de novembro de 2016, como ele dizia, “apagou a luz aqui, na Terra, e acendeu a luz no Céu.”

Velório: 20h na Capelinha do São Vicente

Enterro: 15h no Cemitério da Saudade


Os comentários estão fechados.