Saúde Pública: Posto de Saúde Régis Pacheco retorna às históricas origens; CAAV vai para outro endereço

Foto: BLOG DO ANDERSON

O histórico Posto de Saúde Régis Pacheco, atualmente instalado na avenida Otávio Santos, vai retornar ao seu antigo endereço, na Praça João Gonçalves, ao lado da Prefeitura de Vitória da Conquista. A notícia é do prefeito Herzem Gusmão Pereira durante o seu comentário na Resenha Geral do dia 1º de abril. “Dentro dos próximos quarenta dias vamos reinaugurar o histórico Posto de Saúde Régis Pacheco ali perto da Prefeitura e aquela unidade de tratamento da AIDS nós vamos deslocar para um outro local. Vai estar recebendo toda a atenção especial do Governo, mas aquela estrutura será devolvida ao Posto de Saúde para funcionamento do histórico dele, Régis Pacheco, que não vinha recebendo atenção que merece, funcionando num lugar acanhado, pequeno, aqui na avenida Otávio Santos”, disse o peemedebista de 68 anos. Ao contrário do que se ventila, o gestor promete manter as atividades do Centro de Apoio e Atenção à Vida Doutor David Capistrano Filho (CAAV), mas em local não definido. O CAAV presta atendimento médico especializado e assistência social aos portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis e do vírus da aids. O centro também realiza campanhas educativas, distribui preservativos masculinos, realiza exames de detecção de DSTs e aids e capacita profissionais de saúde.


6 Respostas para “Saúde Pública: Posto de Saúde Régis Pacheco retorna às históricas origens; CAAV vai para outro endereço”

  1. Maristela Menchini

    Cris, bom dia!

    Tem uma matéria no blog do anderson falando do Caav, e fiz esse texto como comentário. Veja se nos contempla.

    Me chamo Maristela, cliente do SUS e pessoa vivendo com hiv / aids há 23 anos, sendo que 16 dele faço tratamento no caav.
    Muito me preocupa essa mudança, pelo fato de que com certeza provocará mudança também no comportamento da clientela do Caav, e refletirá também na sociedade em geral e nos gastos públicos.
    Por eu viver a causa, somos pessoas que já sofrem desde o diagnóstico com medos de perdas. E esses medos nos reprime ao isolamento, recuo, desistência, influenciando assim no nosso tratamento, porque leva a muitos a abandonarem, o que provocará consequências mais agravantes como internações e intervenções de alta complexidade. Somos também uma população com doenças degenerativas, o que merece atenção no espaço físico com acessibilidade .Tambem temos muita vulnerabilidade as infecções respiratórias o que necessita de espaço amelo e arejado.
    Tambem concordo que o posto de saúde Régis Pacheco, precisa de melhor instalação. Mas não será o espaço físico do Caav que comportará uma população crescente pós 20 anos.
    Aproveito esse espaço para solictar do Sr . Prefeito Herzem Gusmão, que tem como lema da sua gestão, transparência e participação democrática, que nos convide para um diálogo e reflexão, sobre essa mudança juntamente com médicos, profissionais do Caav que conhecem a nossa necessidade, secretária de saúde, presidente do conselho municipal de saúde, membro da comissão de saúde da câmara dos vereadores.

  2. Anônimo +

    Olá Anderson acho um abisurdo muda o CAAV de endereço, o posto tem uma estrutura maravilhosa, com médicos competentes, dentista espetacular, enfermeiras excelente e fica próximo dá Renascer instituto que cuida de portadores de HIV. Para onde vai o CAAV? E a estrutura de médicos, de farmácia é HOSPITAL DIA que temos vai para onde? Quantas vezes fiquei doente e me cuidaram naquele recinto. Vitória dá Conquista é um polo para a saúde é para região sudeste dá Bahia. Muito triste e preocupado com isso!

  3. Bárbara Fernandes

    Isso é um ato de irresponsabilidade, essas pessoas as quais não conhecem o Serviço, nem sequer imaginam o ato de barbárie que estão tentando concretizar. Depois de toda uma estrutura montada para atender a esses pacientes, é um Centro de referência conhecido mundialmente, justamente pela estrutura construída para atender as pessoas que convivem com HIV, portadores infecções sexualmente transmissíveis, vítimas de violência sexual, pacientes com Hepatites virais, HTLV, um serviço que dispõe de profissionais capacitados para tal atendimento, além de localizar próximo a casa de apoio a esses pacientes que se deslocam de outro municípios… Indignada com esse ato de irresponsabilidade.

  4. Adauto Silva de Sena

    Senhores admistradores vcs foram eleitos para cuidar de nossa cidade dos órgãos públicos que o povo tanto necessita, o mandato de vc são 4 anos por favor não brinquem com nossa saúde e nem fiquem fazendo descaso um mandato não dura para sempre nais uma decisão errada principalmente na área de saúde pode perder muitas vidas que depende disso é com os familiares também. Então se querem se ser reeleito cuida da cidade e do seu povo …

  5. Ana Maria Silva

    Venho através do presente deixar meu PROTESTO com referência a essa decisão do Sr. Prefeito. ISSO NÃO PODE ACONTECER. A RENASCER É VIZINHA DO CAAV, facilitanto assim o atendimento aos usuários. O CAAv é uma referência para nós. E lá não é só um centro atendimento a AIDS não. Vá se informar mais. É MARAVILHOSO. Os profissionais competentíssimos e atenciosos. E a localização excelente para nós moradores da cidade e para os que vêm de outras localidades.
    Portanto Sr. Prefeito, vá procurar um local para colocar o REGIS PACHECO e nos deixe em paz.
    Que Deus o ilumine para não fazer tanta bobagem.

  6. Maria Clara Sampaio

    Isso é um ato de irresponsabilidade, essas pessoas as quais não conhecem o Serviço, nem sequer imaginam o ato de barbárie que estão tentando concretizar. Depois de toda uma estrutura montada para atender a esses pacientes, é um Centro de referência conhecido mundialmente, justamente pela estrutura construída para atender as pessoas que convivem com HIV, portadores infecções sexualmente transmissíveis, vítimas de violência sexual, pacientes com Hepatites virais, HIV, um serviço que dispõe de profissionais capacitados para tal atendimento, além de localizar próximo a casa de apoio a esses pacientes que se deslocam de outro municípios. O prefeito tem que se informar melhor da importância que é esse Posto de Saúde para os usuários, ” E NÃO NOS TIRAR DE ONDE JÁ ESTAMOS INSTALADOS”. Herzem, faça outra estrutura para o Posto Regis Pacheco e aproveite para educar os funcionários de lá que são muitoooo mal educados e grossos.

Os comentários estão fechados.