A Voz do Muro: imagem de Geraldo Sol será grafitada no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Foto: Reprodução

Apesar do tempo cinza que estampa Vitória da Conquista nas últimas semanas, cor não tem faltado nos muros da cidade! Tudo isso porque Tiano Vilarino e equipe estão enchendo de arte as ruas da cidade. A partir dessa terça-feira (4) serão iniciados os trabalhos do quarto painel do projeto, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em homenagem ao seu ex-coordenador, o ativista cultural Geraldo Sol. Os passos desse trabalho serão documentados por fotos e vídeos e poderão ser acompanhados nas redes sociais do projeto. Conheça a trajetória do homenageado.

Geraldo Moreira Brito, conhecido pelo nome artístico Geraldo Sol, foi poeta, ator, diretor de teatro, músico, cronista e intérprete conquistense que se destacou nos anos 80 e 90 na sua cidade natal.

Muito querido pelos amigos e classe artística, foi escolhido para ser coordenador do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, no qual prestou um belíssimo trabalho. Também foi membro efetivo da Academia Conquistense de Letras e membro fundador do Conselho Regional de Cultura do Sudoeste da Bahia.

Geraldo nos deixou em 6 de maio de 2000, 17 anos atrás, devido a complicações decorrentes de saúde, mas sua presença é sentida até hoje no meio dos seus entes queridos, e sua memória ainda paira nos ares culturais de Conquista.

Sobre “A Voz do Muro”

É a terceira vez que o projeto realiza atividades em Vitória da Conquista. A primeira, em 2011, levou o graffite para muros da zona sul conquistense (principalmente ao muro do aeroporto) e a segunda, em 2016, trouxe a fisionomia do artista Carlos Jehovah para a parede do teatro que leva seu nome.

A Voz do Muro tem como principais objetivos, além de revitalizar espaços públicos e construções históricas, dar, também, maior visibilidade aos artistas do graffite, trazendo a cultura da periferia para os centros comerciais da cidade, e homenagear personalidades da história conquistense, para que possam ser lembrados diariamente por quem transitar por Conquista.

O projeto foi idealizado pelo ex-Secretário de Cultura Nagib Barroso, e tem como responsável artístico o grafiteiro Cristiano Vilarino, o popular Tiano, já conhecido pelos muros que cria tanto em Vitória da Conquista, como em Barra do Choça, onde é professor de artes.

O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.


Uma Resposta para “A Voz do Muro: imagem de Geraldo Sol será grafitada no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima”

  1. Ezequiel Sena

    Bela iniciativa. A visibilidade dos artistas do grafite tem uma conotação cultural extraordinária. Tem, também, a importante função de levar cultura aos ambientes periféricos e trazer com leveza para os centros comerciais da cidade. Homenagear personalidades conquistenses é uma louvável decisão. Parabéns!

Os comentários estão fechados.