Eleições 2018: em Salvador, Partido dos Trabalhadores lança candidatura de Lula e defende unidade

Fotos: Divulgação | PT/Bahia

Um ato no Auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, neste domingo (27), lançou a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Preso na Superintendência Regional da Polícia Federal do Paraná desde o mês passado, Lula tem ganhado apoios em todo o Brasil. Em sua fala, o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, explica “que a Constituição prevê a suspensão dos direitos políticos de qualquer pessoa somente após o trânsito em julgado da decisão penal condenatória, o que não é o caso do ex-presidente Lula”. Ele ressalta que a Lei da Ficha Limpa não impede que o ex-presidente participe do processo eleitoral, ainda que sub judice, enquanto houver possibilidade de recursos plausíveis para instâncias superiores.

”Então, o PT pode registrar o Lula como candidato, mesmo que ele esteja preso”. Everaldo entende que todos os partidos têm direito a lançar candidaturas, mas o PT “buscará sempre a unidade”. Para o ex-governador Jaques Wagner “o único caminho para enfrentar este golpe sofisticado é a unidade em torno da candidatura Lula, pois é o único que tem capacidade para recolocar a economia deste país em ordem”.

Wagner reafirmou que o nome dele não está à disposição, pois, é “Lula até o dia sete de outubro. Mas ressaltou que isto não impede a gente de conversar com pessoas candidatas do campo nosso. Vamos continuar dialogando”. Em relação à questão da Petrobras, o ex-governador propôs que temos que voltar a campanha de 1950 “O Petróleo é Nosso, a Petrobras é Nossa”. Ele sugeriu também que a defesa da candidatura de Lula seja intensificada nos espaços institucionais e nas ruas “para a gente tencionar cada vez mais”. O ato nacional da pré-candidatura de Lula será em nove de junho em Belo Horizonte. Já o Congresso da Juventude do PT Baiano será no dia 17 de junho.


Os comentários estão fechados.