Momento da Saúde no Agito Geral: Conscientização do Linfoma é tema de entrevista em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

No próximo dia 15 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Conscientização do Linfoma. Essa data foi instituída com o objetivo de conscientizar a população sobre a Importância de identificar precocemente os sintomas do linfoma, ajudando a facilitar o seu tratamento. O assunto foi tema de uma reportagem do Agito Geral, na Rádio Clube de Conquista, na noite da última terça-feira (4), quando a hematologista Daniele Pedreira Guimarães O’Dwyer, do  Instituto Conquistense de Oncologia (ICON), detalhou o assunto.

O Linfoma é um grupo de tumores de células sanguíneas que se desenvolvem a partir das células linfáticas. Geralmente, o termo refere-se apenas aos tumores cancerosos. Entre os sinais e sintomas estão o aumento dos gânglios linfáticos, febre, suores abundantes, perda de peso não intencional, prurido e fadiga. Os gânglios linfáticos aumentados são geralmente indolores. Os suores são mais comuns durante a noite.

Existem dezenas de subtipos de linfomas. As duas principais categorias de linfomas são os linfomas de Hodgkin (LH) e os linfomas não-Hodgkin (LNH). A médica Daniele Pedreira Guimarães O’Dwyer, graduada pela Escola Bahiana de Medicina, fez residência em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia no Hospital São Rafael, em Salvador. Ela é membro da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Ouça a entrevista de Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim gravada e reproduzida exclusivamente pelo BLOG DO ANDERSON.


Os comentários estão fechados.