Conjunto Penal de Vitória da Conquista: internos passam por curso profissionalizantes durante quatro meses

Fotos: Divulgação | CPVC

Na última segunda-feira (1) foi realizada a aula inaugural do curso de Estamparia de Tecido para internos. O projeto veio a ser implementado através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), numa parceria entre os Governos Federal e Estadual e o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

A turma contará com 15 alunos que cumprem pena no regime fechado, e terá a carga horária de duzentas horas, com previsão de quatro meses de duração. Entre as disciplinas a serem ministradas estão: Noções básicas de matemática, Efeitos Especiais de Estamparia, Silk Screen, Tecelagem, Quadricomia, Noções Básicas de Sáude e Segurança do Trabalho, entre outras. >>>>>>

O evento contou com a participação do corpo diretivo do CPVC, Coordenadores da Secretaria de Educação do Estado, Coordenadores do PRONATEC, Professores e dos próprios internos da Unidade.

A Coordenação do Curso ficará a cargo da Professora Niltânia Brito e do Prof Gilvan Souza, e pelo CPVC a Coordenadora Pedagógica Ana Rosa.
De acordo com o Cap PM Gilberto Silva, Diretor da Unidade “É mais uma oportunidade que o CPVC proporciona aos internos, pois uma capacitação como essa pode viabilizar uma nova chance, sendo uma ferramenta facilitadora numa reinserção no mercado de trabalho. Isso é um fruto de um trabalho em parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e a Empresa Cogestora dessa Unidade, que só tende a colher bons resultados”.

Para a Coordenadora Pedagógica Ana Rosa “Ações como essas fortalecem a política de ressocialização e promovendo a reintegração dos internos, além de ajudar na remição da pena e a profissionalização do interno, preparando para o mercado de trabalho após o cumprimento da pena, pois segundo a Lei de Execuções Penais, o condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir 01 (um) dia da pena para cada 12 (doze) horas de frequência escolar.”

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista é administrado no modelo de cogestão, entre o Governo de Estado e a Empresa Socializa e conta também com o ensino através da Educação de Jovens e Adultos e atividades laborativas como fábrica de sandálias, sabonetes, corte e costura, silk screen e oficinas de tela e pintura.


Os comentários estão fechados.