Crise no Abastecimento: o povo reclama, mas EMBASA nega “caos” em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O desabastecimento de água permanece no topo das manifestações que chegam ao BLOG DO ANDERSON e em muitos programas da Imprensa Independente de Vitória da Conquista. O problema acontece nos quatros cantos da Capital do Sudoeste Baiano, mas se agrava na Zona Oeste, fatos passados à EMBASA [Empresa Baiana de Águas e Saneamento] através do BA. Alguns foram resolvidos, mas outros permaneciam até a tarde da terça-feira (16). No entanto, a EMBASA nega a problemática vivenciada em muitas residências rebatendo as críticas, dando conselhos, mas sem apresentar solução. Veja a nota.

Nota da Embasa ao Blog do Anderson

Ao contrário do que foi publicado pelo Blog do Anderson, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) discorda que o sistema de abastecimento de água de Vitória da Conquista esteja passando por um caos. As altas temperaturas registradas nos últimos dias têm aumentado o consumo de água e causado desequilíbrio na distribuição. Para se ter uma ideia, a empresa elevou a produção de água tratada de 43.644 milhões de litros por dia para 48.662 milhões de litros por dia (aumento de 11,5%), o que representa uma média de 128 litros por habitante diariamente.

Em bairros da Zona Oeste como Miro Cairo, Vila Serrana, Urbis V, que dependem do sistema de bombeamento, um problema operacional em um reservatório localizado no alto da Serra do Periperi, no bairro Bruno Bacelar, afetou a distribuição durante o último final de semana. Após o restabelecimento do sistema, as áreas afetadas começaram a ter o fornecimento de água regularizado gradativamente.

Na região de Lagoa das Flores e Distrito Industrial, o elevado número de ligações clandestinas tem causado desequilíbrio na rede distribuidora que atende a esta região e prejudicado o abastecimento principalmente para os moradores das áreas mais extremas. Até que a situação se regularize, a Embasa continua redirecionando maior volume de água na rede distribuidora de modo a melhorar o fornecimento, além de garantir o abastecimento alternativo por meio de carros-pipa para clientes-usuários devidamente cadastrados na concessionária.

Por fim, a Embasa recomenda que, neste período, a população evite todas as formas de desperdícios, redobrando os cuidados com a água fornecida. Além disso, é importante que a população tenha ou instale reservatório domiciliar dimensionado corretamente ao número de moradores. Em caso de prédios com mais de um pavimento (conforme Decreto Estadual 3060/94 – Cap V, Art 33) é necessário possuir reservatório apoiado no térreo com bomba para que a água chegue aos andares superiores.


Uma Resposta para “Crise no Abastecimento: o povo reclama, mas EMBASA nega “caos” em Vitória da Conquista”

  1. Magno

    Embasa é sinônimo de falta de respeito. Moro em Santa Cruz Cabrália, água a vontade pós fico a 100 metros da praia, qualquer buraco de 2mt dá água. Porém a taxa mínima de 6m3, não condizem com a nossa realidade. Cada caso um caso. Quer taxar uma região rica em água com mesma medidas de outras regiões onde tem escassez, ou coisa a cidade só pode ter edificações de até 7.5 MT de altura, devido ser tombada patrimônio. Mesmo assim. A incompetente da embalagem não consegui pressão para subir até a Caixa. Privatização já.

Os comentários estão fechados.