Porto Seguro: História de uma esquecida capitania

Foto: BLOG DO ANDERSON

José Raimundo Fontes | Doutor em História Econômica

A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia lança, nesta quinta-feira (8), o livro “Porto Seguro: História de Uma Esquecida Capitania”, no Instituto Histórico Geográfico da Bahia. Trata-se da publicação de uma ampla investigação sobre as origens e a dinâmica histórica da Capitania de Porto Seguro, na qual o autor, Roberto Martins, busca explicar o seu processo evolutivo, desde os primórdios da conquista portuguesa até o início do século XXI. Leia o artigo de Joseá Raimundo Fontes que foi publicado no jornal A Tarde.

Já tarimbado no manejo das ferramentas de investigação das ciências humanas, sendo autor dos importantes estudos “Liberdade para os brasileiros – liberdade ontem e hoje” (Civilização Brasileira, 1978) e “Segurança Nacional” (Brasiliense, 1986) Roberto Martins nos brinda com este belo trabalho, navegando em longo curso pelos Portos (In)seguros da história e da  historiografia.

Porto seguro, hoje, um dos lugares mais conhecidos do Brasil e do mundo, foi uma capitania, uma região, que mesmo seminal, ficou esquecida em um letárgico período entre o logo pós-descobrimento, só ressurgindo como polo dinâmico do processo sociocultural da Bahia no transcorrer da segunda metade do século XX. É com esse fio condutor que o autor desvela os momentos e características evolutivas da região, indagando e tentando explicar os elementos socioeconômicos e culturais que moldaram a sua dinâmica no passado, da mesma forma que perscruta e tenta compreender as configurações do presente que a identificam.

Nessa perspectiva, identifica as mutações e permanências ocorridas ao longo dos séculos, caracterizadas em três grandes etapas dessa dinâmica histórica: a fase de implementação do projeto colonizador; a de relativa estagnação; e a conjuntura contemporânea, quando uma nova lógica reinsere a região, de forma mais ativa, no contexto de transformações em âmbito estadual e nacional. Leitura agradável e ilustradora. Não percam.

José Raimundo Fontes –  Doutor em História Econômica (USP), Mestre em Ciências Sociais (UFBA), ex-prefeito de Vitória da Conquista e, atualmente, é Deputado Estadual  — PT – BA.


Os comentários estão fechados.