A opinião vivenciada por Armênio Souza Santos: “História com H” em relação aos médicos cubabos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Armênio Souza Santos | Médico Oftalmologista

Em relação aos Mais Médicos  Cubanos, ocorre exatamente porque o Governo já há muitos e muitos anos não investe na saúde e sim na doença. De 1983 à 1987, no auge da ” Ditadura Militar”, quando secretário de Saúde de Vitória da Conquista, com uma excelente e sensível equipe montada, criamos os primeiros Agentes Comunitários de Saúde Urbano e Rural do Brasil. Já naquela ocasião proclamava que “Saúde é bom e barato, caro é a doença”. >>>>>>>>>

O governo não tem interesse em ensinar a população sobre doenças, prefere estimular e discursar como metas da saúde, a construção de hospitais e, de 15 anos para cá, piorou ainda mais a situação.

“PODE CONSTRUIR MILHÕES E MILHÕES DE LEITOS HOSPITALARES E TODOS SERÃO OCUPADOS”

O papel dos médicos cubanos poderiam em grande parte ser feito pelos Agentes de Saúde bem treinados e qualificados que juntando aos Médicos Brasileiros praticariam ações de PROMOÇÃO DA SAÚDE.

Em 1986 fui à CUBA e, lá permaneci por cerca de 40 dias e apresentei o trabalho, a filosofia e o papel dos Agentes de Saúde que tínhamos criado e também distribuímos a Cartilha de Prevenção da Cegueira que tínhamos editado, a primeira do Brasil, já compondo as ações de Promoção da Saúde nas comunidades Urbanas e Rurais de nossa Cidade.

Vejam como as Doenças Negligenciadas voltaram com tudo; veja a situação imbatível do mosquito Aedes Aegypti e as 5 doenças que transmite e as outras 5 que estão por vir.

Vejam como massificou e vulgarizou a presença da HIPERTENSÃO, DIABETES, CÂNCER, LÚPUS, DOENÇAS PSÍQUICAS E NEUROLÓGICAS em nisso meio.

Vejam como cresceu a indústria farmacêutica e o número de farmácias.

As cerca de 300 mil mortes súbitas/ ano, a grande maioria proporcionadas pelos alimentos que consumimos e ninguém se posiciona ou fala absolutamente nada ou proporciona ações para diminuir.

As cerca de 85.000 mortes/mutilações /ano (DPVAT) ocorrem no Trânsito do Brasil e o governo eternamente proclamam 45.000; a quantidade de jovens de 18 a 25 anos morrendo ou ficando deficiente por acidentes de moto e as emergências e leitos hospitalares ocupados.

Vejam as filas de atendimento às doenças nas Clínicas e Ambulatórios e vejam a humilhação dos retornos pelo famoso controle da população pela REGULAÇÃO do SUS

Vejam e calculem os custos financeiros e morais e familiar que estas ocorrências causam ao nosso sofrido BRASIL e ao nosso povo.

Acho que nosso dinheiro pode muito bem ser investido no aperfeiçoamento e universalização e eficiência do SUL, que participei na construção como Secretário de Saúde de Conquista e Delegado na Oitava Conferência Nacional de Saúde.

Como podem ver, continuo nas mesmas lutas, buscas e sonhos.

E que reviva o Brasil e o nosso excluído PROJETO RONDON que nos idos dos anos 70 já praticava estes objetivos, sendo GENUINAMENTE BRASILEIRO .

“Do Infantil à Universidade, Saúde e Vida”

“Viva a Promoção da Saude”

Dr. Armenio Santos
Medico Oftalmologista, Médico de Tráfego, Médico Social, idealista e eterno militante POLÍTICO.
Ex-Coordenador Geral da Defesa Civil do Estado da Bahia;
Ex-Superintendente de Saúde da Bahia;
Ex-Pres. ABRAMET (Ba);
Vice Presidente de CEATV – Comitê Estadual de Assuntos para o Trânsito e Vida (Ba);
-Membro da Academia de Arte e Cultura da Bahia;
Autor de 8 Projetos que vislumbram e enaltece a dignidade humana, família, a vida é a FELICIDADE da população.


Os comentários estão fechados.