Jorge Maia: Domingo sem Parque

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | [email protected]

Neste mês tivemos vários feriadões. Nestas oportunidades saio pela cidade para uma caminhada, ou para levar os netos para um passeio. Não há um lugar público destinado aos passeios com as crianças. Em outro momento eu me referi à fonte luminosa da Olivia Flores, no caminho da Uesb. Nas diversas vezes em que ali estive observei mães com os seus pequenos sentados na relva descansando ou simplesmente apreciando a calma do lugar. Afinal, o barulho da água, a tranquilidade do local, pessoal da caminhada, as conversas, tudo enfim convida para o local. >>>>>>

Mas, convenhamos, o lugar não possui a estrutura necessária para receber um número maior de pessoas, de modo que a passagem pelo local deve ser rápida. O empreendimento é provido, em parceria com o município, contudo, apreciamos o seu valor e significado, mas considerando a grandeza da nossa cidade é preciso que o poder público municipal se preocupe em oferecer mais a população.

Domingo é dia de muitas coisas e fatos, mas é dia de parque o que significa que é dia de lazer. O estabelecimento de áreas verdes e equipamentos públicos são fundamentais para retirar as pessoas das suas casas, abandonar a televisão, o celular e deixar os dias de domingos e feriados mais ricos em manifestações sociais junto à natureza, permitindo o afloramento da sociabilidade da população.

Precisamos de um domingo no parque, mas para isso é preciso que haja parque para que tenhamos a oportunidade do passeio com os familiares, ou mesmo estando só, fazendo uma reflexão, ou que tenhamos muitos encontros com os nossos conhecidos e a realização de novas amizades.

Nós precisamos entender que somos pobres em relação a exigências de áreas destinados a passeios em locais destinadas a esse fim. Ao longo do tempo, nós pouco fizemos para buscar junto ao poder público a construção de tais espaços. Ainda é tempo de buscar possibilidades para belas tardes de domingo.

O vazio dos domingos e dos feriados deve ser preenchido com a oportunidade do passeio ao ar livre em ambientes públicos em que segurança e conforto estejam assegurados. A construção de um parque da cidade se faz imperiosa. É uma forma de promover diversão gratuita e saudável.

A continuidade da parceria com empresas para a manutenção de praças e jardins bem cuidados tem sido uma boa iniciativa, contudo não é suficiente quando se trata de praças ou parques de maior porte, quando é exigido maior volume de recursos, contudo mais de uma empresa na mesma parceria pode ser uma ideia para a ampliação desses espaços. Precisamos de mais domingos com parque. Todos ganhariam com isto. VC191118


Os comentários estão fechados.