Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde forma primeiros doutores

Foto: ASCOM | UESB

Há quatro anos, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) dava um grande passo na área de pesquisa e de qualificação profissional dentro da área de Saúde com a implantação do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. Aberto para profissionais com formação em diferentes cursos da área, o Programa tem, agora, sua primeira turma de doutores em conclusão. Entre os 14 pesquisadores que terão suas teses defendidas até o final de abril, está Saulo Sacramento Meira. O fisioterapeuta foi o primeiro doutor do Programa após a defesa de sua tese no último mês de novembro, sob a orientação da professora Alba Benemérita Alves Vilela. “Pra mim, foi uma grande conquista particularmente, mas também um grande um passo para melhoria da nossa saúde pública, para discutir um pouco melhor sobre o comportamento suicida na nossa região”, disse o pesquisador no último mê de dezembro.

Na busca pelo entendimento mais aprofundado e, consequetemente, uma qualificação da pesquisa voltada para a questão do comportamento suicida, Saulo chegou a desenvolver parte da sua pesquisa na Universidade de Porto, em Portugal, em um convênio com o Programa da UESB “A Europa lida com o desafio do suicídio há mais tempo. A ideia de fazer intercâmbio dentro desse território foi a de observar e conhecer o que eles tinham de tecnologia – e falo da tecnologia de atendimento – para lidar com esse tipo de desafio”, pontuou.  O egresso do Doutorado, que também passou pelo curso de Mestrado do Programa e pelo curso de Fisioterapia da Universidade, destacou ainda o caráter plural da formação e das pesquisas: “ter um Programa tão plural e reunindo ideias tão diferentes é um grande ganho para a modernização dos nossos serviços de saúde”. Entre as ações resultantes da sua pesquisa, Saulo desenvolveu dois perfis em mídias sociais para desmistificar o comportamento suicida por meio do conhecimento: Instagram e Facebook. Confira a reportagem da ASCOM UESB.

Desafios e conquistas – Segundo a professora Adriana Nery, atual coordenadora do Programa, os quatro anos do curso foram marcados por desafios no financiamento de pesquisas e investimento da pós-graduação: “a pós-graduação no Brasil é um desafio”.

No entanto, o nível de qualidade das teses e o impacto social dessas pesquisas na sociedade são pontos marcantes nessa trajetória. Nery ressalta ainda que a aplicação dessas pesquisas afeta não só o município de Jequié, como diversas outras cidades da Bahia e, até mesmo, cidades de fora do estado.

“Algumas devolutivas já estão sendo feitas durante o próprio processo de desenvolvimento da tese – alguns através dos próprios projetos de extensão, alguns através da própria qualificação desses profissionais que estão envolvidos em alguns serviços de saúde”, ressaltou a professora.

* Fotos: Arquivo Pessoal de Saulo Sacramento


Os comentários estão fechados.