Homenagens a um Conquistense: Gildásio Leite, aos 73 anos

Fotos: Nei Dantas

Muitas são as homenagens ao cineasta Gildásio Amorim Leite, falecido aos 73 anos vítima de complicações de saúde, em um hospital de Salvador. Nascido em Barra do Choça, Gildásio Leite foi um dos principais artistas do Centro Sul Baiano. Em Vitória da Conquista foram inúmeros os seus trabalhos no Cinema e Teatro.

Em nota, “a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do ator, diretor teatral e cineasta, Gildásio Amorim Leite, figura bastante conhecida da cena artística de Vitória da Conquista”. Nascido em Barra do Choça, Gildásio Amorim teve quatro filhos: Pauline, Paulo Tiago, Gabriele e João Gabriel. Inteligente, Gildásio conquistou habilidade para reinterpretar os movimentos sociais, políticos e culturais, incluir-se nesses movimentos e sempre manteve a capacidade de sonhar.

Após ser velado no Cemitério Campo Santo em Salvador, o corpo veio para o Sudoeste Baiano onde passará pelo Plenário Vereadora Carmem Lúcia, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, antes de ser sepultado no Cemitério da Saudade, na manhã da sexta-feira (18). As fotos dessa reportagem são de Nei Dantas, quando Gildásio Leite gravava um documentário com o advogado Raimundo Cunha e o fotografo JC d´Almeida, na Alameda Lima Guerra. O BLOG DO ANDERSON também destaca um rico comentário de Elton Becker em seu Conquista de Todos.


Os comentários estão fechados.