Segurança Pública Baiana: Mapeamento Criminal auxilia na redução de homicídios em Poções

Fotos: Divulgação | SSP-BA

As ações preventivas e repressivas entre as forças de seguranças da Bahia seguem com bons resultados no âmbito da Segurança Pública. Distante a 68 quilômetos de Vitória da Conquista, o Município de Poções alcançou a marca de 84 dias sem homicídios. Situada no Sudoeste Baiano e com mais de 48 mil habitantes, o último registro desse crime ocorreu no dia 28 de outubro do ano passado. As Polícias Militar e Civil atribuem esse resultado às atividades de mapeamentos realizadas para identificar os locais com maiores índices de ocorrências criminais e às ações sociais. “Estamos em constante aproximação com a população, inclusive, nas áreas rurais.

Distribuímos presentes, cestas básicas e promovemos ações para crianças e adolescentes, a exemplo da Ronda Escolar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tudo na tentativa de manter essas pessoas longe da criminalidade”, contou o comandante da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar, capitão Alécio de Andrade. O combate e a prevenção ao tráfico de drogas também são vistos como essenciais intervenções para a redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Sendo assim, integrantes do Serviço de Inteligênica da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) e da 79ª CIPM se reúnem para discutir e traçar futuras operações. Questionada sobre as atividades desenvolvidas que contribuíram para chegar a essa marca, a titular da Delegacia Territorial da 10ª Coorpin, delegada Alessandra Marcia Pereira, recordou a localização de um criminoso considerado de alta pericolusidade na região. Em operação conjunta Ramon Freire, acusado de inúmeros homicídios na região, morreu em confronto com as forças policiais.

“O mapeamento da mancha criminal na cidade facilita identificação das organizações criminosas. Em novembro do ano passado localizamos Ramon Freire, que aproveitava os benefícios de saídas do sistema prisional para continuar cometendo crimes. As elucidações dos delitos que posteriormente são levados ao Poder Judiciário também têm sido essenciais para a garantia dessa tranquilidade”, disse. A Terra do Divino Espírito Santo conta com o efetivo da 79ª CIPM, da 10ª Coorpin, das Companhias Independentes de Policiamento Especializado e da Rondesp Sudoeste.


Os comentários estão fechados.