Solidariedade Conquistense: Rafael de Castro Alves representa Vitória da Conquista em Brumadinho

Fotos: Divulgação | Rossane Nascimento

Assessoria de Comunicação | Rossane Comunicação e Cultura

Um jovem conquistense é convocado pelo Governos Federal, do Estado de Minas Gerais e também pela Embaixada de Israel no Brasil para ajudar a tropa de soldados de Israelitas na Operação Brumadinho. Rafael de Castro Alves tem 19 anos e apesar de pouca idade já registra uma experiência internacional na vida acadêmica e profissional.

Esse garoto de Vitória da Conquista escolheu ser diplomata e está cursando o segundo ano de Relações Internacionais, em Minas Gerais. Antes de ingressar na faculdade, cursando O Ensino Médio, morou um ano no México onde estudou e aprimorou dois outros idiomas, além do português, fala e escreve fluentemente o inglês e o espanhol.

No seu primeiro ano de faculdade, ano passado, através de intercâmbio, ministrou aulas de inglês e espanhol, num projeto de voluntariado para argentinos de Córdoba. Por causa da sua fluência e domínio da Língua Inglesa e pelo seu perfil de voluntariado, Rafael foi convidado pelos Governos Federal e de Minas Gerais e pela embaixada de Israel para recepcionar os israelitas na operação Brumadinho, como tradutor. Leia a íntegra.

Ele está  acompanhando as ações de resgate ao lado do Exército de Israel, que veio ajudar na localização das vítimas, de dia e de noite. Rafael se emociona ao mostrar a farda de soldado que recebeu para usar durante as operações. Ele diz que, para além da experiência como estudante de Relações Internacionais, se sente honrado e com sentimento pátrio de dever cumprido, servindo à nação e atenuando o sofrimento das famílias vítimas do terrível acidente que sequer sabem onde estão os corpos dos seus queridos.

Rafael é orgulho para as famílias conquistense e para seus pais que sempre vislumbraram esse perfil de doação e de cidadania quando ainda criança. Para o primo, Isaac Soares, neto do Soldado Combatente, Edson Soares, que foi pro front na II Guerra Mundial, além do orgulho do primo, externa a importância deste momento na vida de Rafel, exemplo para toda a família. Isaac que enfrentou um grande momento de crise com um câncer raro de testículo e que também foi soldado, servindo o exército durante um ano, avalia que esta será uma experiência que Rafael jamais esquecerá, “a guerra é um aprendizado para vida, para o resto da vida”, finaliza Isaac.


Os comentários estão fechados.