Meio Ambiente: Herzem assina Decreto que cria o Parque Ambiental do Rio Verruga em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista acaba de dar um importante passo para a concretização do Parque Ambiental do Rio Verruga. Na tarde desta sexta-feira (5), o prefeito Herzem Gusmão Pereira assinou o Decreto nº 19.394/2019, que altera o decreto n° 18.720/2018, de criação do equipamento. O Parque tem a proposta de preservar os ecossistemas naturais de relevância ecológica para o município, permitindo ainda a criação de um espaço de lazer e interação para os conquistenses.

A cerimônia de assinatura, que reuniu membros do Governo Municipal e do Poder Legislativo, aconteceu na Avenida Bartolomeu de Gusmão, onde terá início a primeira etapa do projeto. Ali, será promovida a revitalização do Rio Verruga até as intermediações da Avenida Luís Eduardo Magalhães. De lá, terá continuidade a segunda etapa, onde o trabalho seguirá até Avenida J. Pedral. Nesse trajeto, também serão integrados ao Parque Ambiental o Horto Florestal, o Orquidário Municipal e a Lagoa de Decantação, área conhecida como “Pinicão”. Toda a região do Parque terá proteção ambiental, proibindo obras, ocupações, depósito de lixo, abate de plantas e muitas outras medidas de preservação.

O prefeito Herzem Gusmão explica: “Estamos sinalizando com muita força a preservação do que restou de verde na nossa cidade, e também a despoluição do rio. Nós estamos começando esse trabalho, e esse decreto visa determinar essa área de preservação ambiental.” O Parque Ambiental faz parte do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), executado em parceria com a Fundação Escola Politécnica da Bahia (FEP) e que está sendo discutido com toda a sociedade.

 


Os comentários estão fechados.