Eleições 2020: cotado, Zé Raimundo diz que é cedo, mas lista nomes como Monalisa, Célio Barbosa, Jacaré e Jaymilton

Foto: BLOG DO ANDERSON

Prefeito de abril de 2002 a 31 de dezembro de 2008, o atual deputado estadual José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, é um dos nomes mais lembrados quando o assunto são as Eleições 2020. Para alguns, ele é o principal, para outros ele só seria candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista se o também ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade, também do PT, não quiser ou não puder ser. Guilherme teve quatro mandatos e estava na Prefeitura nos oito anteriores à gestão atual, portanto, haveria uma memória mais recente de sua administração. Os defensores de Zé Raimundo como postulante, no entanto, argumentam que ele deixou marcas e tem um mandato produtivo na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Confira a reportagem dessa quinta-feira (18) no Blog de Giorlando Lima.

Mas, o próprio José Raimundo não dá ênfase à possibilidade de sua candidatura. Nem da de Guilherme. Para o deputado e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, é cedo para falar em candidaturas. E ele argumenta que há muitas coisas sendo gestadas na política nacional que podem alterar os prognósticos para as eleições de 2020. A reforma da Previdência, por exemplo, pode mudar muito o cenário, na visão de José Raimundo. “Se eles prosseguirem nesse intento vão se chocar direto como o sentimento da população e isso fortalecerá o posicionamento da esquerda”, acredita.

José Raimundo prevê a partir de outubro, um ano antes das eleições, é que os cenários podem se definir: “Antes não tem clareza. Pode ser que aconteçam mudanças na lei eleitoral, pode ser que as dificuldades do governo Bolsonaro aumentem, o diálogo com a sociedade fique mais complicado. Pode ser o contrário. Ou seja, temos que esperar”. Ele não nega nem confirma que pode ser a opção do Partido dos Trabalhadores para enfrentar o prefeito Herzem Gusmão, que buscará a reeleição, como não nega que pode ser um dos outros nomes falados, como o próprio Guilherme e o seu companheiro de coletivo petista, deputado federal Waldenor Pereira, mas pondera que é preciso dar tempo para ver como tudo vai ficar nos próximos cinco, seis meses.

Apesar da resistência para falar do assunto eleição 2020, José Raimundo faz uma avaliação positiva do potencial eleitoral do PT em Conquista. Concorda que a votação do governador Rui Costa no primeiro turno e Fernando Haddad no segundo mostraram que há uma aglutinação dos eleitores de esquerda ou que não aceitam o projeto político atual e que isso sinaliza que a oposição a Herzem Gusmão terá muita força na eleição. “Há sempre uma possibilidade de a política nacional influenciar na política local, embora Conquista tenha dado respostas diferentes em muitos momentos, por isso, é prudente esperar, mas eu não tenho dúvida de que o PT e as esquerdas chegarão a 2020 com muita força eleitoral”, ponderou José Raimundo.

Para concluir, ele abre o leque de possibilidades eleitorais que tem Vitória da Conquista, sem a exclusividade de partidos políticos. “Há outros nomes que também podem ser colocados na agenda para reflexão, como o vereador Fernando Jacaré, Alexandre Pereira [ex-presidente da Câmara], Viviane [vereadora e ex-secretária de Saúde], Valdemir [vereador e ex-secretário de Administração] e, ainda, nomes da sociedade que prestam um serviço extraordinário à cidade, a exemplo da Doutora Monalisa [Barros, presidente do Conselho Municipal de Saúde], Jaymilton Gusmão [presidente da Coopmac] e Célio [Barbosa] do Conselho de Segurança e do Rotary”, listou o deputado.

Para ele, a cidade está angustiada e preocupada com o seu futuro. “O nosso grupo político terá a responsabilidade de oferecer a melhor alternativa para a cidade”, afirma José Raimundo, de maneira tranquila e pensativa..


Os comentários estão fechados.