Eleições 2020: TSE seguirá recomendação sanitária e excluirá identificação biométrica no dia da votação

Gotos: Abdias Pinheiro | ASCOM/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seguirá recomendação apresentada na noite desta terça-feira (14) pelos infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais, e vai excluir a necessidade de identificação biométrica no dia da votação nestas Eleições 2020. A decisão foi tomada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, após ouvir os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein, que integram o grupo que presta a consultoria. Técnicos do Tribunal também participaram da primeira reunião da consultoria sanitária, que é prestada de forma gratuita e pretende estabelecer um protocolo de segurança, que deverá ser replicado em todas as seções eleitorais do Brasil.

Eleições 2020: Zé Raimundo quer o PT, PCdoB, PSB, PP, PSD, PL e Podemos juntos à Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na semana passada o deputado estadual José Raimundo Fontes, nome do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020 teve uma hora para um bate-papo no Agito Geral, programa ancorado por Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim via Rádio Transamérica Hits. Na ocasião o BLOG DO ANDERSON acompanhou, gravou e reproduz na íntegra nesta terça-feira (14). Na sonora Zé Raimundo disse que tem aguardado a liberação por parte das Autoridades Sanitárias para sair às ruas mostrando o seu Plano de Governo. “Temos grandes desafios na cidade. Eu vou dizer para a população de Vitória da Conquista, já estou chegando também a uma certa maturidade, e me proponho a governar a cidade com um pouco dessa experiência, mas também com um olho no futuro, me abrindo, ouvido as críticas”, afirmou o petista.

“Vou fazer o debate com a cidade, mostrar um pouquinho o que nós trabalhamos, o que nós fizemos com um retrovisor, mas um retrovisor pequeno, eu quero ver é um farol grande na minha frente”, continuou prometendo colocar “um farol de milha em minha frente”. “Quero enxergar Vitória da Conquista daqui a dez, 20 anos”, complementa destacando o compromisso com a construção da Barragem do Catolé, duplicação da BR-116 além de incluir Vitória da Conquista na rota da FIOL [Ferrovia Oeste Leste] e manter a luta pela desigualdade social. Sobre a formatação da Frente Conquista Popular que atualmente já conta basicamente com o Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil e o Partido Socialista Brasileiro, Zé acredita que terá apoios do PSD [Partido Social Democrático], PP [Partido Progressista], Podemos.

“Queremos fazer uma grande frente em Conquista que possa, na verdade, criar um clima de debate da cidade, de apresentar propostas inovadoras e que resgate tudo aquilo que consideramos positivo na política de Conquista feita no temo em que administramos a cidade”, salienta. Segundo ele, “em absoluto não está descartado essa aliança não”. “Acredito que nós vamos sim fazer uma aliança com o PCdoB, com o PSB, com o Podemos, com o PL, com o PSD de Otto Alencar. O detalhe aí é que no primeiro turno possa, digamos assim, ter uma abertura maior e alguns desses partidos possam até lançar candidatos no primeiro turno e evidentemente havendo segundo turno estaremos todos juntos, mas o meu esforço pessoal é ainda no primeiro turno fazer essa aliança”, finaliza na reportagem a seguir

Boletim do Coronavírus: vereador Cícero Custódio testa positivo para COVID-19 em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O vereador Cicero Custodio de Almeida, de 52 anos, que está na pré-campanha do seu terceiro mandato à Câmara Municipal de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020 pelo Partido dos Trabalhadores, anuncia que está com a COVID-19.

Em vídeo compartilhado no Instagram e Twitter do BLOG DO ANDERSON [@blogdoanderson] na tarde deste domingo (12), o petista informa que “graças a Deus não estou sentindo nada”. Ele cumpre quarentena domiciliar. Cícero é o primeiro político a confirmado com o Coronavírus em Vitória da Conquista.

Herzem Gusmão no Jornal Band News: “O PT ficou 20 anos, eu só quero mais 4” na Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

De volta ao Jornal Band News ao meio dia desta sexta-feira (10), o prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, como sempre, fez o balanço de sua gestão com enfrentamento da Pandemia da COVID-19 e voltou a fazer um apelo, apesar de não detalhar a sua jornada nestas Eleições 2020. “O PT ficou 20 anos, eu só quero mais 4”, declarou o gestor de 72 anos que tem duas opções para preencher a sua chapa: a atual vice-prefeita Irma Lemos Santos Andrade, do Partido Trabalhista Brasileiro, ou Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas.

Eleições 2020: Lora Pontes explica a ‘polêmica live’ confiante na reeleição à Prefeitura de Cândido Sales

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Município de Cândido Sales, que fica a 86 quilômetros de Vitória da Conquista, comemorou os seus 58 anos no último final de semana, mas em decorrência das medidas protetivas da Pandemia da COVID-19 os festejos não foram como em datas anteriores. Para evitar aglomerações a solenidade aconteceu com Live em Redes Sociais, mas muita gente reclamou de uma suposta muvuca, denuncias negadas pela prefeita Elaine Pontes de Oliveira, do Partido Republicano Progressista (PRP). “Não, não. Quem viu a Live, inclusive está na página da Prefeitura, pode entrar e assistir. A oposição ficou muito frustrada, porque fizeram uma Live de manhã e 70% do tempo ficou sem voz, inclusive apagaram e ficam inventando história sobre a nossa Live”, refutou Lôra Pontes numa entrevista ao BLOG DO ANDERSON no final da noite desta quinta-feira (9), explicando o que classifica como “tudo mentira da oposição”.

Lôra posa entre o irmão e cunhada: o secretário Eduardo Pontes de Oliveira e a vereadora Núbia de Oliveira Pontes

Na sonora, Lôra fala também do otimismo com as Eleições 2020 e também do Governo Candidosalense que teria ganhado musculatura após a saída do vice-prefeito, Maurílio Lemos das Virgens, do Partido Liberal. Ele agora está na oposição e poderá disputar as urnas com Lôra Pontes no próximo dia 15 de novembro. Atualmente outros nomes estão no Tabuleiro Eleitoral, sendo eles: Jaimilton Souza Acioly (PT), Albânia Ferreira da Silva, Antônio José dos Reis Neto, o popular Toninho Reis (Democratas), e Irineu Júnior. Confiante, Lôra Pontes afirma que “se as Eleições fossem hoje com certeza nosso grupo ganharia as Eleições”. Ouça na íntegra quando a gestora faz um balanço desse momento de Pandemia da COVID-19, tendo em vista que em Cândido Sales já foram registradas quatro mortes e atualmente conta com 31 pacientes em tratamento das 142 ocorrências registadas.

Congresso Nacional: Câmara dos Deputados aprova PEC que adia Eleições Municipais para novembro

Foto: Maryanna Oliveira | Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (1), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que adia as eleições municipais deste ano devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. O placar de votação no segundo turno foi de 407 votos a 70. Pouco antes, no primeiro turno, foram 402 votos favoráveis e 90 contrários. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o texto será promulgado nesta quinta-feira (2), às 10 horas, pelo Congresso Nacional. Oriunda do Senado, a PEC determina que os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. Por meio de uma emenda de redação, deputados definiram que caberá ao Congresso decidir sobre o adiamento das eleições por um período ainda maior nas cidades com muitos casos da doença.

“A alteração do calendário eleitoral é medida necessária no atual contexto da emergência de saúde pública”, defendeu o relator, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR). “Os novos prazos e datas são adequados e prestigiam os princípios democrático e republicano, ao garantir a manutenção das eleições sem alteração nos mandatos”, continuou. Além de adiar as eleições, a PEC, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita (veja quadro). Apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma, em 1º de janeiro do ano que vem.

Mandatos em Ação: Gleisi Hoffman defende em seminário na Bahia uma maior participação das mulheres nas próximas eleições

A participação das mulheres nas próximas eleições municipais dominou o debate no 14º Seminário Virtual dos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que teve como palestrante convidada a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman. A deputada federal e dirigente petista falou sobre “A política brasileira em tempos de pandemia”, seguida de debatedoras, pré-candidatas a prefeita, vice-prefeita e vereadora de municípios que questionaram sobre as condições para a participação feminina: fundo eleitoral partidário, estratégias e perspectivas para o fortalecimento das mulheres na legenda e na atuação política.

Boletim do Coronavírus: Vitória da Conquissta bate os 717 casos com 16 óbitos pela COVID-19

Foto: BLOG DO ANDERSON

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.840 casos de COVID-19, 53 óbitos e 3.813 curados. Dos 73.307 casos confirmados desde o início da pandemia, 47.759 já são considerados curados, 23.695 encontram-se ativos e 1.853 tiveram óbito confirmado. Em Vitória da Conquista, segundo o Boletim Eletrônico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia desta terça-feira (30), alcançou as 717 ocorrências com mais um óbito, como o BLOG DO ANDERSON noticiou, chegando aos 16. Veja aqui o Boletim Eletrônico da SESAB.

Eleições 2020: Radialistas vão disputar vagas na Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Fotos: Montagem | BLOG DO ANDERSON

Em busca de espaços no Legislativo Conquistense, dois comunicadores deram uma pausa em suas atividades na Rádio Brasil para disputar as Eleições 2020. Um é Josenildo Freitas Nascimento, conhecido como Nildo Freitas, do Partido Social Cristão (PSC), e o outro é o repórter comunitário Ricardo Gordo, marca registrada de Ricardo Santos Costa, do Partido dos Trabalhadores (PT). Sendo assim, os programas Brasil Notícias e Redação Brasil ficarão sem as duas estrelas a partir dessa terça-feira (30) pelo menos até o final do ano.

Eleições 2020: PSB promete candidatura de Mozart Tanajura à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Partido Socialista Brasileiro promete candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020. Em nota ao BLOG DO ANDERSON na noite desta segunda-feira (29), o PSB confirmou a majoritária puro sangue encabeçada por José Mozart Tanajura Júnior e ao lado do seu camarada de profissão, o professor GIldelson Felício de Jesus. Segundo o PSB, articulações em curso buscam a formação de ampla aliança com outros partidos, visando liderar a gestão do Município de Vitória da Conquista pelo próximo quadriênio.

Parlamento Baiano: prefeito de Vitória da Conquista é “calunduzeiro”, discursa Zé Raimundo

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado estadual José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, chamou o prefeito de Vitória da Conquista de “calunduzeiro”, ao lamentar atritos criados com outras autoridades durante a Pandemia da COVID-19. A crítica, usando o termo do interior para classificar pessoas que se irritam sem motivo, se deu durante a Sessão Plenária Virtual da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, nesta segunda-feira (29). “O prefeito de Vitória da Conquista é um calunduzeiro, briga com todo mundo. No início, criou conflito com o nosso governador e com o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas Boas, e agora tenta desqualificar o Conselho Municipal de Saúde, quando deveria estar articulando a instituição de diálogos para evitar situações mais dramáticas”, atacou Zé Raimundo. O deputado comparou que ao contrário das “birras” do gestor, felizmente o governo do estado tem trabalhado para minimizar os efeitos da crise sanitária no município e que os deputados também vêm colaborando, citando inclusive emendas parlamentares suas e do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) para socorrer a região Sudoeste, totalizando R$ 16 milhões, além de mais R$ 6 milhões que destinaram ao Hospital Geral de Vitória da Conquista e recursos para o Tesouro do Executivo Conquistense. Zé Raimundo também registrou o lançamento do Programa de Governo Participativo (PGP) para ouvir e debater virtualmente as propostas dos diversos segmentos da sociedade que serão posteriormente admitidas no programa de campanha da sua candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020.

Eleições 2020: Candinho Araújo confirma pré-candidatura à Prefeitura de Itambé pelo PSD

Foto: Divulgação | PSD

Na tarde deste domingo (28), foi confirmada à pré-candidatura de Candinho Araújo à Prefeitura de Itambé pelo PSD [Partido Social Democrático] nestas Eleições 2020. O anúncio foi realizado na presença do deputado estadual Tiago Correia e do ex-prefeito Ivan Fernandes, atual pré-candidato a vice da chapa. Candinho, que já foi eleito vice-prefeito de Itambé nos anos de 2000 e 2004, retorna a política mais uma vez. Com larga experiência na gestão municipal, o empresário e pecuarista, também atuou no Banco do Brasil. As propostas apresentadas estão voltadas principalmente para geração de emprego e mais investimentos na saúde.

Eleições 2020: Herzem ganhou mais apoios com a Flexibilização Econômica em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Pandemia da COVID-19 começou com protestos, mas com a Flexibilização Econômica o prefeito Herzem Gusmão Pereira tem ganhado adesões às Eleições 2020, quando busca o seu segundo mandato na Prefeitura de Vitória da Conquista. “Votei em Bolsonaro e em Herzem Gusmão apostando na mudança. Ainda continuo com Bolsonaro e parece que também darei o voto a Herzem pela a ação dele com a reabertura das lojas. Tem muita gente reclamando, mas parece que vai superar tudo isso com essas obras que tem prometido”, comentou um lojista na tarde deste domingo (28) optando pelo anonimato. Esse foi apenas um, mas n Instagram, Facebook e Twitter do BLOG DO ANDERSON [@blogdoanderson] tem muitas manifestações contra e prol do Emedebista de 72 anos, destes quase meio século atuando como radialista no comando da Resenha Geral, na Rádio Clube de Conquista, Rádio Cidade e Rádio Brasil.

Rádio Clube de Conquista: Zé Raimundo, Waldenor, Valdemir, Cori, Viviane e Nildma recebem elogios de Humberto Pinheiro

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ouvindo a gravação do Sudoeste Agora, programa da Rádio Clube de Conquista comandado pelo radialista Humberto Pinheiro de Oliveira, foi possível retirar algumas pautas que renderam notícias aqui no BLOG DO ANDERSON. Tiveram o anuncio do sumiço do smartphone do vereador Álvaro Pithon Brito, do Democratas, o Plantão Policial de Léo Santos, o Descaso Administrativo da Prefeitura de Vitória da Conquista por não cumprir uma Decisão Judicial para fornecer fraldas a pacientes especiais e também um curto comentário enaltecendo as Alas Petista e Comunistas Conquistenses. As manifestações da última sexta-feira (26) se iniciaram com o vereador Coriolano Ferreira de Moraes Neto, seguidas com Márcia Viviane Sampaio Araújo e Nildma Ribeiro Lima, sendo os dois primeiros do Partido dos Trabalhadores e a outra do Partido Comunista do Brasil. “O ex-prefeito Zé Raimundo, tá certo, não tem uma mancha… o ex-prefeito Guilherme Menezes, enfim, não é uma coisa generalizada”, comentou Humberto Pinheiro. O governador Rui Costa foi considerado como um oásis. Sobre Waldenor, por exemplo, faz parte de “quadros que tem uma história de vida irretocável”. “Agora a cúpula, o Senhor Jaques Wagner, olha, ele deve explicações enormes ao Estado, a Bahia”, complementa nesse trecho que o BLOG DO ANDERSON reproduz.

Eleições 2020: segundo Ismerin, adiamento altera as regras

Foto: BLOG DO ANDERSON

O advogado Ademir Ismerim Medina, procurador Jurídico do Município de Vitória da Conquista, participa da coluna de Levi Vasconcelos, no Jornal A Tarde, deste domingo (28). Ele fala sobre a mudança da data das Eleições 2020, que  poderá também alterar as regras, como explica a seguir.

Se as eleições forem adiadas como pretende a PEC aprovada no Senado e em apreciação na Câmara, alguns aspectosdas regras eleitorais já estarão irremediavelmente prejudicados,comoosprazos de desincompatibilização. Quem diz isso éoadvogado Ademir Ismerin, especialista em direito eleitoral. “Os prazos de desincompatiblização, por exemplo, são de seis meses para secretários candidatos a vereador ou de quatro meses se candidato a prefeito. Eu chamo isso de Lei Leo Prates. É o caso. Com a eleição em outubro,ele está fora, mas se for adiada, volta a ser habilitado. De quebra, tem também o prazo de três meses para funcionário público que pretende se candidatar. Pelas regras atuais,será dia 4, no próximo sábado. Se até lá as eleições forem adiadas, tudo bem, o prazo muda automaticamente. Se não, quem é candidato é melhor se garantir”.

Eleições 2020: Dilsinho da Vila do Café quer ser vereador com a juventude de Encruzilhada pelo PSD

Foto: BLOG DO ANDERSON

“Minha defesa será esporte lazer para os jovens”, essa é a proposta de Adilson Ribeiro da Rosa, de 26 anos, que vem sendo apresentada ao eleitorado de Encruzilhada, no Centro Sul Baiano, nestas Eleições 2020. “Encruzilhada está sendo bem conduzida pelo Doutor Lei, mas agora queremos ter uma representação da juventude na Câmara”, complementa Dilsinho da Vila do Café ao BLOG DO ANDERSON na tarde desta terça-feira (23). Ele é um dos nomes do Partido Social Democrático, legenda da base de apoio ao prefeito Wekisley Teixeira Silva, o Doutor Lei, que busca a reeleição nas urnas do dia 15 de novembro.

Eleições 2020: Senado Federal aprova adiamento das votações para 15 e 29 de novembro

Foto: Waldemir Barreto | Agência Senado

O Plenário do Senado Federal aprovou em votação remota o adiamento para os dias 15 e 29 de novembro, do primeiro e do segundo turnos, respectivamente, das eleições municipais deste ano, inicialmente previstas para outubro, em decorrência da pandemia de coronavírus. O texto aprovado nesta terça-feira (23) foi um substitutivo do senador Weverton (PDT-MA) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Com a previsão das eleições ainda para este ano, fica garantido o período dos atuais mandatos. A data da posse dos eleitos também permanece inalterada. Prefeito, vice-prefeito e vereadores têm mandato de quatro anos e tomam posse em 1º de janeiro.

Eleições 2020: Eduardo Mesquita do INSS vai disputar à Câmara Municipal de Vitória da Conquista pelo PTB

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Partido Trabalhista Brasileiro vem com reforço à Câmara Municipal de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020. Entre os 32 nomes apresentados ao BLOG DO ANDERSON pela vice-prefeita Irma Lemos Santos Andrade está o do ex-vereador Eduardo Andrade Correia, o popular Eduardo Mesquita do INSS. “Estamos atendendo o chamado do povo e de Dona Irma estamos mais uma vez que sem dúvida será vitoriosa”, afirmou Mesquita ao BLOG DO ANDERSON, na noite desta segunda-feira (22). O pré-candidato conta com importantes apoios que serão divulgados em breve.

Eleições 2020: com 26 nomes ao Legislativo, PSD confirma Abel Rebouças à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Partido Social Democrático chegou a especular diversos nomes, porém ficou mesmo com Abel Rebouças São José para uma eventual disputa à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020. “Nesse sentido, a população conquistense terá oportunidade de mais escolhas entre os pleiteantes, para a condução dos destinos da cidade a partir de janeiro de 2021”, comentou o suplente ao Senado Federal e ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em contato com o BLOG DO ANDERSON nesta segunda-feira (22). Ainda conforme Abel, o PSD conta com 26 nomes, sendo a maioria de mulheres, ao Legislativo Conquistense. “A depender do desempenho da majoritária podemos eleger 3. Lembra-se de 2012? Elegemos 2 e faltou pouco para o terceiro”, afirmou o prefeiturável. O nome para preencher a chapa majoritária ainda não foi definido.

Eleições 2020: Abel mantém suspense, mas garante que o PSD terá nome à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Assim como o Partido Progressista, Abel Rebouças São José, suplente no Senado Federal, vai apresentar um nome do Partido Social Democrático à Prefeitura de Vitória da Conquista. Via Aplicativo de Mensagens na noite de sábado (20), o ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) disse que o prefeiturável sairá após uma reunião com a cúpula do PSD Conquistense marcara para a noite da segunda-feira (22). O deputado estadual José Raimundo Fontes, nome do Partido dos Trabalhadores ao Executivo Conquistense, tem se movimentado para ter o PP e o PSD em sua coligação para enfrentar o prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, nestas Eleições 2020.