Movimentação Política | Zé Raimundo acompanha processo que poderá leva-lo à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao Conquista de Todos, na Rádio Brasil, nesta quarta-feira (7), o deputado estadual José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, falou sobre o processo que tramita na Justiça Eleitoral em desfavor da Coligação “O trabalho tem que continuar” [REPUBLICANOS / PTB / MDB / PODE / PMB / PSDB / DEM], hoje de responsabilidade da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, referente as Eleições 2020 à Prefeitura de Vitória da Conquista. Segundo Zé Raimundo, os detalhes virão no mês de junho, em respeito ao luto por conta da morte do ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira, vítima da Covid-19. “Inclusive o processo que nós estamos movendo contra as eleições que ao nosso ver foram fraudadas. Esse processo está na justiça, estamos acompanhando”, afirmou. Na ocasião o petista repudiou uma onda de difamações sofridas pelo governador Rui Costa dos Santos por radialistas. em microfones de rádio e teceu comentários da movimentação política. “Estamos vendo aí um burburinho no Poder Municipal, saíram aí inclusive uns outdoors na cidade, muitos comentários. Então oportunamente a gente vai aguardar mais um tempo para que o sentimento de perda do cidadão, da pessoa, do ser humano que foi o prefeito, para nós entrarmos depois no debate político aí. Lamentar, inclusive, que alguns radialistas de forma desrespeitosa acusaram o governador da Bahia, mas a população como todas nas Redes Sociais rechaçou veementemente essa atitude grosseira de alguns jornalistas, agredindo o nosso governador Rui Costa”, complementou. No ano passado Zé Raimundo sofreu a segunda derrota para o então candidato Herzem Gusmão, quando lançou a Coligação “A Conquista do Futuro” [PT / PC do B / PSB / PL / PDT].

Parque Municipal Urbano Lagoa das Bateias | Zé Raimundo traz boas notícias sobre o projeto de recuperação

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Parque Municipal Urbano Lagoa das Bateias foi projetado para ser um dos espaços mais importantes para o Lazer, Esporte e Cultura da Zona Oeste de Vitória da Conquista, porém ao longo dos anos o deixou em estado de abandono. Nas Eleições 2020 o equipamento voltou alvo de promessas de todos os lados. Um deles veio do então candidato, o deputado estadual José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores. Nessa reportagem que o BLGO DO ANDERSON repercute nesta terça-feira (6) Zé Raimundo traz ótimas notícias que estão prestes a se tornarem realidade.

“Em entrevista ao programa UP Notícias, da Rádio UP,  trouxe mais detalhes sobre uma pauta muito importante para o nosso município: A requalificação do Parque Municipal Lagoa das Bateias.

Essa é uma reivindicação antiga da comunidade e foi um compromisso assumido pelo governador Rui Costa. Construída em 2007, a Lagoa das Bateias tornou-se um ambiente para as pessoas se exercitarem, um local de lazer para a população de Vitória da Conquista. Inicialmente, será destinado R$ 451 mil para o projeto”. O BLOG DO ANDERSON esteve no Parque Municipal Urbano Lagoa das Bateias registrando algumas imagens da atual situação na esperança de dias melhores. Como foi citado, o projeto inicial está lançado, mas a data de reinauguração é aguardada com muita expectativa.

Entrevista ao Band Revista | Ismerim fala do legado de Herzem e as expectativas com Sheila em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O advogado Ademir Ismerim Medina pode ser considerado como o principal responsável pela trajetória política do radialista Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro. Quando tudo parecia estar perdido, foi o Doutor Ismerim, um dos juristas eleitorais mais atuantes do Brasil, que defendeu uma série de processos nos Tribunais e conseguiu emplacar Herzem Gusmão Pereira à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e posteriormente na disputa das Eleições 2016, quando derrotou o ex-prefeito, então deputado estadual, José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, na sucessão de Guilherme Menezes de Andrade, também do PT.

O mesmo se repetiu nas Eleições 2020, no entanto, com o falecimento de Herzem, a empresária Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, assumiu o comando da Prefeitura de Vitória da Conquista com a responsabilidade de tocar o projeto político e inclusive se defender de três processos de cassações na Justiça Eleitoral. Em entrevista ao Band Revista, programa da Rádio Bandeirantes de Vitória da Conquista, que o BLOG DO ANDERSON reproduz neste domingo (4), Ademir Ismerim detalha todo o legado de Herzem, alguns conselhos para o futuro de Sheila e juntamente sobre o atual cenário nacional e estadual com a convicção da vitória da ACM Neto nas Eleições 2022.

BLOG Entrevista Ismerim | Sheila enfrenta três processos que pedem cassação da chapa em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Passaram-se as Eleições 2020, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, está no comando da Prefeitura de Vitória da Conquista, mas a Coligação “O Trabalho tem que continuar” [REPUBLICANOS / PTB / MDB / PODE / PMB / PSDB / DEM], então encabeçada por Herzem Gusmão Pereira, falecido no último dia 18 de março, ainda enfrenta três processos na Justiça Eleitoral. As ações foram movidas pela Coligação “A Conquista do Futuro” [PT / PC Do B / PSB / PL / PDT] que tinha o deputado estadual José Raimundo Fontes como candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista. “O escritório continuar funcionando em função de que ainda tem muitos processos, inclusive esses que entraram para cassar a chapa.

A gente vai esperar os momentos próprios quando o juiz intimar, audiência, essas coisas todas, e a gente espera que nós tenhamos sucesso”, comentou o advogado Ademir Ismerim Medina ao BLOG DO ANDERSON, na noite desta terça-feira (30). “De cassação são três, agora processos outros tem prestação de contas, tem ainda processos de propagandas e tal. Recursos no Tribuna, tem até recursos no TSE”, complementou. As ações do Partido dos Trabalhadores foram detalhadas recentemente aqui no BLOG DO ANDERSON através do presidente Isaac Bomfim Pereira Reis. Na reportagem, Doutor Ismerim fala emocionado de momentos convividos junto ao seu amigo, ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira, e o BA reproduz na íntegra.

Justiça Eleitoral | PT fez denúncias que poderão mudar os rumos da Prefeitura de Vitória Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Logo mais às 10 horas desta segunda-feira (22) a empresária Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, estará assumindo definitivamente os rumos da Prefeitura de Vitória da Conquista. Ela será empossada no Parlamento Conquistense devido a vacância do cargo deixado após a morte do ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro. No entanto, Sheila Lemos estará herdando processos ainda as Eleições 2020, de autoria da coligação A Conquista do Futuro [PT – PC Do B – PSB – PL – PDT] encabeçada pelo ex-prefeito e deputado estadual José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores. De acordo com o presidente do Comitê Municipal do PT, Isaac Bomfim Pereira Reis, as irregularidades apresentadas à Justiça Eleitoral foram de “forma escancarada”. “De fato houve naquele momento por parte da Administração Municipal, obviamente o pleito foi desequilibrado pela Administração Municipal, isso foi visto de forma escancarada em Vitória da Conquista, ruas sendo asfaltadas no meio da madrugada, a Zona Rural tendo pela primeira vez em quatro anos máquinas trabalhando, nós víamos o abuso do poder da Administração Municipal na Vila América, com inclusive ameaças de tomada de certidões de registros das casas e dos lotes, das pessoas beneficiadas por um programa, que inclusive foi deixado pelo Partido dos Trabalhadores”, discorreu o petista durante entrevista ao Conquista de Todos, programa da Rádio Brasil, que o BLOG DO ANDERSON gravou e repercute neste domingo (21). Ainda conforme Isaac Bomfim, “Então, houve de fato o desequilíbrio no pleito. A ação está correndo, está correndo sob segredo de justiça, hoje o que a gente pode dizer é que há uma investigação em curso, inclusive pela Polícia Federal, para que possa entregar os elementos necessários para que exista a sentença. A gente está muito confiante de que a justiça será feita também nesse processo, no âmbito da Justiça eleitoral, uma vez que ficou muito claro para toda a Sociedade Conquistense o que houve no pleito de 2020. A gente espera, inclusive que a justiça seja feita nesse processo”, completou. Caso seja acatada pela Justiça Eleitoral, a Prefeitura de Vitória da Conquista poderá ter outro comando.

Entrevista à Rádio UP | Processo Judicial poderá levar Adão à Câmara Municipal de Vitória ada Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com 1.814 votos nas Eleições 2020, Adão Fernandes de Albuquerque, conhecido como Professor Adão, ficou como primeiro suplente do Partido Comunista do Brasil, mas uma denúncia que tramita em segredo na Justiça Eleitoral poderá mudar a composição da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Em entrevista à UP Notícias, na Rádio UP, nesta segunda-feira (15), o ex-vereador não quis comentar, mas caso aconteça outro que também poderá assumir mais uma vez a cadeira do Parlamento Conquistense é o advogado Edvaldo Santos Ferreira Júnior, do Partido Trabalhista Brasileiro. Supostas candidaturas laranjas poderá movimentar pelo menos três ou quatro nomes da atual Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Eleições 2022 | decisão será no ano que vem, mas Otto Alencar é convocado e se prepara ao Governo da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Eleições 2022 foi tema de uma rica entrevista do senador Otto Roberto Mendonça de Alencar (PSD-BA) ao Agito Geral, programa da Rádio UP apresentado por Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim, que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra nesta quinta-feira (4). Com 35 anos de vida pública dos seus 73, Otto Alencar disse que a oficialização será no dia 29 de março do ano que vem, mas adianta que “sou sempre lembrado em vários locais que vou, aqui em Salvador, no interior, nas cidades do interior, sou sempre lembrado, e se for uma missão que será dada pelo povo, pode ter certeza que vou desempenhar com muita firmeza, dedicação, solidariedade e sobretudo na área social”. “Olha, muitos amigos e correligionários e o povo em geral que milito politicamente, eles sempre citam o meu nome. É uma coisa natural do Partido, dos meus aliados, dos meus correligionários. Sempre citam muito o meu nome como citam os de outras pessoas também que estão aí na condição de disputar uma eleição majoritária”, afirmou. Para Otto, “eu, quando digo que vou decidir em 2022, no dia 29 de março, eu não estou dizendo a você que eu vou, não vou tomar decisão na chapa majoritária, eu acho que sim, mas eu não posso é colocar a minha posição agora que seria fora de tempo. Você sabe é muito difícil alguém está vendo as pessoas morrendo e outras passando fome e não se sensibilizar com isso e se preocupar com o que vai acontecer com você, que você vai ser. O que posso dizer a você é o seguinte, eu nunca fui um político singular, ou seja, eu nunca tomei decisão pensando em mim mesmo, eu vou pensar nos deputados estaduais, federais, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, amigos, por exemplo, aí em Conquista eu tenho vários amigos, inclusive meu suplente o professor Abel. Então tenho que ouvir essas pessoas todos”. Ouça esse bate-papo na íntegra.

Município de Vitória da Conquista | Paulinho diz que o povo lhe quer no comando da Subprefeitura de Inhobim

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ainda sobre as promessas das Eleições 2016 o BLOG DO ANDERSON enfatiza as Subprefeituras em Vitória da Conquista. Já no processo das Eleições 2020 o prefeito candidato Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, concretizou a terceira, mas ainda em estrutura improvisada. Na manhã desta sexta-feira (12) o BLOG DO ANDERSON encontrou com o presidente da Associação Comunitária e dos Pequenos Produtores Rurais de Inhobim, Paulino Magalhães Rocha, que foi candidato ao Legislativo Conquistense pelo Democratas, com um envelope cheio de demandas para serem entregues à prefeita em exercício Ana Sheila Lemos Andrade, também do Democratas.

“A Subprefeitura está lá, mas falta o subprefeito e o povo está querendo, me quer lá dentro da Subprefeitura”, afirmou Paulino que aguarda “uma decisão do prefeito e da prefeita para ver qual é o rumo que a gente pode tomar sobre isso”. Baseado nas informações do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, se Paulinho fosse o Subprefeito de Inhobim no último mês de outubro ele teria recebido um salário bruto no valor de R$ 12.280,16. No vídeo a seguir Paulinho de Inhobim lança suas demandas que deverão ser analisadas pela prefeita em exercício e distribuidas para as devidas secretarias do Município de Vitória da Conquista.

3º Turno Eleitoral | Estrela detalha sofrimento com ações judiciais do “fogo amigo” em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Eleições 2020 passaram, os candidatos eleitos foram empossados e cumprem seus mandatos, no entanto uma série de denúncias junto a Justiça Eleitoral tem deixado pelo menos três edis da Câmara Municipal de Vitória da Conquista preocupados. Um deles é Francisco Estrela Dantas Filho, do Partido Trabalhista Cristão, que enfrenta uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo. Sem citar a autoria, Chico Estrela conversou com o BLGO DO ANDERSON na manhã desta quarta-feira (10) quando fez questão de lançar solidariedades a dois colegas e detalhar o “fogo amigo”. “Acredito que são pessoas que não sabem perder uma eleição. Eu acredito que as eleições são decididas nas urnas e infelizmente estamos presenciando várias AIME´s [Ação de Impugnação de Mandato Eletivo] no Ministério Público e a gente não consegue entender o que verdadeiramente está acontecendo. E essas AIME´s são oriundas na sua maioria de pessoas do seu grupo político, por pessoas que andavam com você. Então, infelizmente isso vem acontecendo, o vereador Dinho dos Campinhos está sofrendo com isso, eu também estou, o Pastor Orlando também”, afirmou se isentado de culpas da responsabilidade que seria da Executiva Municipal do PTC, presidida por Rose Mary Moreira Cardoso Santos por indicação do presidente do Grupo Independente Romilson Santos de Souza Filho, ex-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista.

Expectativa Política | Pimba vivencia esperança com a Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com 1.491 votos nas Eleições 2020 à Câmara Municipal de Vitória da Conquista pelo PTC [Partido Trabalhista Cristão], o ativista comunitário Fabio Silva Santana, apelidado de Pimba, está entre os mais influentes da Política Conquistense. “Estamos aguardando a decisão da Justiça”, informou ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta segunda-feira (8) sem querer detalhar o que lhe expõe nessa possibilidade de ocupar uma cadeira no Parlamento Conquistense dentro dos próximos quatro anos. Ele ainda não definiu qual será o seu posicionamento nas Eleições 2022.

BLOG Entrevista | de volta à Prefeitura de Tanhaçu, João Francisco detalha a ‘herança maldita’ e os planos de gestão

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Município de Tanhaçu, que fica no Centro Sul Baiano a 127 quilômetros de Vitória da Conquista, respira novos ares após as Eleições 2020. Pelo Progressista, o ex-prefeito João Francisco Santos retornou ao comando do Executivo Tanhaçuense. No início da noite desta sexta-feira (5), num dos encontros casuais, o BLOG DO ANDERSON conversou com o gestor esperançoso superar as dificuldades herdadas pelo antecessor e recolocar a sua Terra Natal como era há pouco tempo atrás. “De volta a Tanhaçu, depois de quatro anos, estamos lá novamente pegando a Prefeitura meio complicada para colocar em dia, mas estamos tentando organizar as coisas aos pouquinhos, tomando algumas decisões que o povo tem hora que não aceita, mas tem que fazer, né?”, interrogou o alcaide que completa 64 anos na próxima segunda-feira (8). Ele atribuiu os problemas a “um desmando que aconteceu na Prefeitura: pagamento de dezembro não foi pago, INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], R$ 14 milhões e pouco não foi pago, conta de luz, COELBA 900 e poucos mil, a EMBASA, várias coisas que não foram pagas nesse período e a gente está tentando organizar tudo, colocando a Prefeitura em dia”.

Ainda conforme João Francisco, o ex-prefeito Jorge Teixeira da Rocha, do Democratas, “foi omisso em tudo isso a partir do momento que ele perdeu a eleição, ele acabou afastando a administração, deixou o pessoal que trabalhava com ele, um pessoal que não tinha responsabilidade e isso está refletindo agora na administração”. “Acabou com a frota da Prefeitura, está lá exposta para todo mundo ver. Não é uma coisa que eu estou falando, todo mundo pode chegar lá e ver o que aconteceu. Quando eu peguei a Prefeitura não tinha um carro, não tinha uma máquina, não tinha uma caçamba, não tinha um retroescavadeira, então a gente está lá com esses problemas até hoje tentando solucionar aos pouquinhos”, frisa. Na reportagem sonora que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, João detalha a “herança maldita” e promete “cuidar bem da classe pobre, que é o principal, foi quem me deu a vitória. Eu não tive empresário, não tive liderança, praticamente eu fiquei sozinho até o nosso candidato da passada, quatro anos atrás, ficou com o nosso opositor”.

Eleições 2022 | Rodrigo Hagge começa a circular, mas nega pré-candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Aos 31 anos, o advogado Rodrigo Hagge Costa vem se consolidando como uma das mais importantes lideranças politicas do Centro Sul Baiano. Atualmente Hagge, que teve o avô e mãe deputados estaduais, cumpre o seu segundo mandato na Prefeitura Municipal de Itapetinga após uma reeleição com 70,31%dos votos válidos nas Eleições 2020. Nesta semana o político esteve com lideranças de Iguaí e o site Sudoeste Hoje noticiou que “o prefeito de Itapetinga vem buscando ser o porta-voz da região perante a Assembleia Legislativa da Bahia, Congresso Nacional, Estado e União”. Mesmo com o potencial Rodrigo Hagge, do Movimento Democrático Brasileiro, promete cumprir os próximos quatro anos do seu mandato. Numa entrevista ao Redação Brasil, programa da Rádio Brasil, na manhã desta sexta-feira (5), Hagge comentou sobre esse momento e também anuncia o retorno das aulas para o próximo mês de março com todos os protocolos exigidos durante a Pandemia do Coronavírus.

Eleições 2020 | PP é apontado com candidaturas laranjas à Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O empresário Romilson Santos de Souza Filho, líder do Grupo Independente que disputou à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista nas últimas Eleições 2020 pelo Progressistas (PP), agora aguarda uma posição da Justiça Eleitoral para defender a legenda por supostas “candidaturas laranjas”, consoente explica o entrevistado.

O PP elegeu Gilvan Nunes Pereira, que agora vivencia um dilema. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã do sábado (30), num encontro casual em pleno Bosque da Paquera, Romilson Filho falou sobre essa polêmica que envolve diretamente o referido edil conhecido como Dinho dos Campinhos que está sem seu primeiro mandato.

Parlamento Conquistense | Xandó destaca início do mandato confirmando a defesa pela habitação popular

Foto: BLOG DO ANDERSON

Aos 31 anos, o advogado Alexandre Garcia Araújo é uma das surpresas da nova geração da Política Conquistense. Nascido em Ilhéus, Alexandre Xandó, como é conhecido o professor doutorando da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), chega a Câmara Municipal de Vitória da Conquista como o segundo candidato mais votado nas Eleições 2020 com 2.932 votos pelo Partido dos Trabalhadores. Na manhã do sábado (23) o BLOG DO ANDERSON conversou com Xandó sobre os seus primeiros momentos no Parlamento Conquistense. “Um momento inicial de adaptação, nós que viemos do movimento social, então nós temos, a gente não tinha tanto contato com a máquina pública, essa parte burocrática das estruturas das secretárias. Então, esse primeiro momento está sendo mais de planejamento, de conhecer a máquina pública para poder ter uma atuação mais qualificada, mas de toda forma já tínhamos algumas pautas que eram emergenciais, como a necessidade de ter interprete de libras na Câmara de Vereadores, a necessidade de se discutir com relação as cotas raciais nos concursos públicos, já que é uma previsão de realização de concurso público em breve aqui na cidade. Então, a gente está fazendo algumas movimentações, como, em relação ao ENEM, a gente pediu que ampliasse a frota, fomos fiscalizar para ver como estava as condições das salas. Então, iniciando e principalmente visitando as bases, nós temos ido as bases, principalmente nas periferias da cidade, escutar quais são as demandas, questões referentes ao transporte público, enfim, ao cotidiano da cidade”, comentou o edil. Uma das bandeiras de Xandó é uma questão polêmica: a ocupação de um grupo numa Area de Preservação Ambiental da Serra do Piripiri. “Bom, a ocupação Cidade Bonita que existe desde 2017, que foi retirada de forma violenta e truculenta pela Prefeitura na gestão do prefeito Herzem Gusmão, e ali a população luta por moradia, infelizmente nós vemos nos conjuntos do Minha Casa Minha Vida, casas fechadas, sendo alugadas, pessoas que poderiam morar ali e não tem acesso, porque essas pessoas lutam por moradia. Herzem Gusmão não construiu nenhuma casa no período da sua gestão, pelo contrário ele derrubou casas. Então, enquanto continuar com uma política dessa, que não se preocupa com a habitação popular, o povo vai ocupar”, complementa o ativista.

Ativismo Político | Ricardo Gordo comemora os 1.274 votos à Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Candidato à Câmara Municipal de Vitória da Conquista nas Eleições 2020, o ativista comunitário Ricardo Santos Costa, que declarou ao Tribunal Superior Eleitoral ser comerciante, confirmou o seu potencial ao conquistar 1.274 votos pelo Partido dos Trabalhadores. A votação o deixou na frente de três vereadores eleitos pelo coeficiente eleitoral. Ele retornou à Rádio Brasil onde integra a equipe do Redação Brasil e do Conquista de Todos com as suas polêmicas do Cotidiano Conquistense.

Ricardo Gordo não tira a máscara do Vasco e quer distância da “espinha carnal”

A expectativa é que retorne nas Eleições 2024, mas antes disso terá uma longa jornada. Na manhã desta terça-feira (26) o BLOG DO ANDERSON o reencontrou no Boulevard Shopping Vitória da Conquista ostentando o Club de Regatas Vasco da Gama em sua máscara contra a COVID-19. “Agradeço de coração aos meus eleitores. Se as eleições fossem hoje acredito que teria mais de 3 mil votos”, disse o político que está se recuperando de uma pequena cirurgia para remoção de “espinha carnal”.

Terceiro Turno das Eleições 2020 | PT aguarda apuração de abuso de poder econômico em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Partido dos Trabalhadores conta com quatro vereadores na Câmara Municipal de Vitória, mas a derrota nas Eleições 2020 para o radialista Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, ainda é motivo de polêmica. Ao meio dia deste sábado (23) o BLOG DO ANDERSON conversou com o presidente municipal do PT, Isaac Bomfim Pereira Reis, que fez um balanço, confiante ainda num eventual Terceiro Turno, com uma série de denúncias que tramitam na Justiça Eleitoral. Para Isaac Bomfim, “eleição, o próprio Zé Raimundo tem uma frase que é muito singular: ‘entre a cabeça do eleitor e a urna é um mundão de meu Deus’”. “A gente, o Partido dos Trabalhadores foi vítima de uma série de Fake News, foi obviamente vítima do uso da máquina pública, do abuso de máquina pública pelo então candidato, então foi uma disputa desleal do ponto de vista das forças colocadas. Apesar de haver um sentimento na cidade de que Zé Raimundo era o melhor candidato, o abuso, o uso da máquina favoreceu bastante o candidato do MDB, o candidato que representa Geddel Vieira Lima aqui em Vitória da Conquista”, afirmou na reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz a seguir.

Destaque Nacional | Luana Alves, filha de Edwaldo é eleita vereadora de São Paulo pelo PSOL

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um dos nomes mais importantes da Política Conquistense ainda comemora a eleição de Luana dos Santos Alves Silva à Câmara Municipal de São Paulo pelo Partido Socialismo e Liberdade. Neste sábado (23) o BLOG DO ANDERSON reencontrou com o militante do Partido dos Trabalhadores durante o ato de protesto contra o presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro. Em Vitória da Conquista não deu PT, mas lá em Sampa Luana Alves teve 37.550 votos.

Luana Alves é feminista negra e trabalhadora da saúde. Tem 27 anos, nasceu em Santos, no litoral paulista, e é psicóloga, formada pela Universidade de São Paulo (USP), onde se especializou em Saúde Coletiva e Atenção Primária, atuando em Unidades Básicas de Saúde da Zona Oeste de São Paulo. Na Universidade, Luana foi parte ativa da luta que conquistou a adoção de cotas étnico-raciais e sociais na USP. Luana atua na Rede Emancipa, um movimento social de educação popular nacional que, nas periferias de São Paulo, organiza dezenas de cursinhos pré-universitários gratuitos que proporcionam o acesso de milhares de estudantes de escola pública à universidade. Aceitou o desafio de ser uma porta-voz das lutas antirracista, feminista, antifacista, das periferias, das LGBTQIA+, e em defesa da educação pública e do Sistema Único de Saúde (SUS) integral, gratuito e universal. Hoje Luana é vereadora eleita pelo PSOL em São Paulo, com 37.550 votos.

Município de Maetinga | Aline traça metas e expõe divergência com a estimativa populacional do IBGE

Foto: BLOG DO ANDERSON

Nascida em Vitória da Conquista, a advogada Aline Costa Aguiar Silveira uniu o Partido Liberal e o Partido Comunista do Brasil na Coligação Renovação e Desenvolvimento para derrotar Brasilino José Silva Neto, do Partido dos Trabalhadores, que tinha apoio do então prefeito Edcarlos Lima Oliveira, também do PT. Uma das poucas mulheres ao posto de prefeita, Aline está no sétimo mês de sua gestação. Na terça-feira (5) ela conversou com o BLOG DO ANDERSON sobre os seus desafios nos próximos quatro anos. “Foi muita luta, muito esforço, mas graças a Deus deu certo, conseguimos vencer as eleições com a margem de voto bem expressiva pelo número de votantes no município e estamos aí para esse desafio 2021, com fé em Deus prospero, epidemia, né. Pretendemos fazer uma gestão participativa, que valoriza o ser humano, buscando melhorar as condições de vida da nossa população”, comentou logo após a assembleia do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG). “Aqui por exemplo, nesse Consórcio só temos duas prefeitas, mas há um espaço que a mulher precisa conquistar, mostrar que é possível conciliar, ser mãe, ser mulher, ser profissional, ocupar cargos públicos. É importante nós estarmos vencendo essa barreira que a sociedade impôs no decorrer da história, mas eu vejo que nos últimos tempos a mulher tem conquistado seu espaço no mercado de trabalho e na sociedade”, destacou. Sobre herança deixada pelo seu antecessor, a gestora de 39 anos não quis comentar. “A gente entrou para melhorar o que tiver sendo feito. O que foi positivo vamos dar continuidade, algo que precisa ser mudado vamos mudar a forma de gestão, mas não cabe ficar fazendo acusações”, prometeu. Uma das grandes polêmicas vivenciadas no Município de Maetinga é a questão populacional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado a estimativa era de 2.764 moradores. “É, nós temos um problema sério no nosso município porque o IBGE faz uma estimativa de números de habitantes muito abaixo do que realmente é. Então nós precisamos de um censo extemporâneo, haja vista que o censo 2020 não aconteceu, não sei se vai acontecer o Censo em 2021, não acontecendo nós vamos reivindicar um Censo extemporâneo para que fique comprovado que o nosso município tem um número populacional bem maior do que aquele que o IBGE diz ter”, informou Aline que nos seus cálculos “acredito que tenha em torno de 7 a 8 mil habitantes”.

Município de Cândido Sales | prefeito Maurílio apresenta planos de gestão e destaca a sua campanha limpa

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Município de Cândido Sales teve uma reviravolta nestas Eleições 2020. Consoante ao Tribunal Superior Eleitoral, foram cinco prefeituráveis, mas a disputa ficou polarizada entre o então vice-prefeito Maurilio Lemos das Virgens [Coligação Unir, Construir e Transformar – PSDB / PL / PSD / PSB] e a ex-candidata que era prefeita Elaine Pontes de Oliveira [Coligação Para Cândido Sales continuar avançando – PP / PODE / PROS / REPUBLICANOS / DC]. Em Vitória da Conquista, onde participou da assembleia do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG), na tarde da terça-feira (5), o prefeito Maurílio Virgens conversou com o BLOG DO ANDERSON sobre esse novo momento. “Graças a Deus nós levamos nosso Plano de Governo, em uma campanha limpa, justa, apresentamos para o povo um propósito de uma nova gestão. 

Prefeitura de Cândido Sales | Maurílio Virgens ao lado do secretário Aledilson Barbosa

Estamos lá recebendo um Município, fazendo um diagnóstico, inicialmente, das contas públicas, da infraestrutura do município, e procurar, realmente, de fato, apresentar o povo as condições recentes que recebemos e como futuramente vamos tratar nosso Município, com respeito ao povo e de fato trazendo nova dignidade ao povo de Cândido Sales que tanto precisa”, comentou. O gestor que é médico continua: “Estaremos nos próximos dias realizando uma live para apresentar o povo de uma forma transparente as condições financeiras, e na próxima semana também estaremos apresentando uma live da infraestrutura, das condições do município, apenas porque estamos pegando um município sucateado por falta de responsabilidade da gestora anterior. Mas com muito trabalho, eu tenho certeza que com uma equipe capacitada, nós iremos resgatar o Município de Cândido Sales”. Eleito, diplomado e empossado, Maurílio teve denúncias de autoria da ex-prefeita Lora Pontes que tramitam na Justiça Eleitoral. De acordo om o alcaide de 36 anos, sem detalhar, tudo está com os advogados. “Estamos com uma equipe jurídica, confiamos na justiça e tenho certeza que a justiça será feita e só quem vai ganhar é o povo”, completou.

Município de Condeúba | Silvan relata desafios e lança provocação para uma possível candidatura de Micael Silveira

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ele não disputaria, mas imbróglios no Tribunal Superior Eleitoral deixaram o ex-prefeito Odílio Ribeiro da Silveira inelegível e Silvan Baleeiro de Sousa, do Movimento Democrático Brasileiro, entrou no páreo e foi reeleito à Prefeitura Municipal de Condeúba nas Eleições 2020. Nesta semana Silvan Baleeiro esteve em Vitória da Conquista, onde participou da assembleia Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG) e conversou com o BLOG DO ANDERSON. “Mais um mandato, mais um desafio, né meu irmão, não é fácil não. Mas estamos aí. Sempre que possível estar otimizando os recursos públicos, investindo naquilo que realmente a expectativa do nosso povo, do nosso município”, afirmou o político que teve uma importante passagem pelo Parlamento Condeubense. Na primeira semana do segundo mandato tem sido lançado sucessores às Eleições 2024. Em Condeúba, que é um dos municípios mais tradicionais do Centro Sul Baiano, surge o filho de Odílio, Micael Batista Silveira, de 28 anos, graduado em Engenharia de Controle e Automação, que atualmente é titular da Coordenação de Transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em Vitória da Conquista. “É um jovem”, classificou seguido de “com certeza” lançando uma provocação a Micael: “é só ele ir pra dentro do município e fazer os enfrentamentos conosco que tem grande futuro”. “Rapaz, é muito cedo, né. Mas o grupo, a gente vai sentar, tem maturidade suficiente de escolher o próximo candidato para fazer a sucessão. Com certeza Odílio é uma pessoa muito importante para esse grupo, me ajudou muito nessa caminhada, fortaleceu muito a nossa caminhada, e aí a gente vai sentar com ele e com os demais agentes políticos da região, vereadores, presidente de partido para tomar essa decisão em conjunto”, completou Silvan Baleeiro de Sousa, um dos grandes cabos eleitorais que garantiu o êxito do então deputado estadual Herzem Gusmão Pereira, também do MDB, que hoje é prefeito de Vitória da Conquista.