Eleições 2020: Herling Conceição confirma ser “candidatíssimo” à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON volta a destacar os assuntos das Eleições 2020. Um dos primeiros nomes confirmados é o de Herling Santos Conceição. Cabo da Polícia Militar do Estado da Bahia, Herling Conceição foi titular da Coordenação de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e muito atuante na Política Conquistense. Nessa entrevista compartilhada nesta quinta-feira (26), Herling diz que é “candidatíssimo”. “Vitória da Conquista pede a nossa candidatura”, afirmou. Por ser militar em atividade a escolha da legenda tem um calendário diferente, por isso ele ainda está pensado, mas possivelmente estará no Avante. Ouça o Podcast na íntegra com o prefeiturável Herling.

Eleições 2020: Cezar aguarda resultados de pesquisas para traçar seus rumos políticos em Belo Campo

Foto: BLOG DO ANDERSON

O momento é e combate ao coronavírus, mas nos bastidores as Eleições 2020 estão a todo o vapor no Cento Sul Baiano. Em Belo Campo, por exemplo, o ex-prefeito Cezar Ferreira dos Santos Silva, de 68 anos. Na última quarta-feira (17), antes do seu embarque no Aeroporto Glauber Rocha, Cézar conversou brevemente com o BLOG DO ANDERSON. “Pesquisa em junho definirá o candidato do grupo”, afirmou o ex-prefeito que é aliado do prefeito José Henrique Silva Tigre, o Quinho, do Partido Social Democrático. “Pré-candidaturas continuam normais: PL 22 PSD 55”, completa o prefeiturável pelo Partido Liberaal que soma êxito em seis vezes consecutivas, sendo quatro vezes como prefeito e dois sucessores. Nas Eleições 2018 Cezar foi candidato à Câmara dos Deputados pelo Partido Humanista da Solidariedade.

Eleições 2020: Zé Raimundo articula aliança com PCdoB e PSB à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Entrevistado no Agito Geral, programa da Rádio Transamérica ancorado por Pedro Alexandre Massinha da Rocha Jardim, o deputado estadual José Raimundo Fontes, nome do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020, explicou o processo que minimizou em seu nome. Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz neste sábado (20), trecho que foi exibido no Conquista de Todos, pela Rádio Brasil, Zé Raimundo volta a comentar sobre as conversas para ter o Partido Socialista Brasileiro e o Partido Comunista do Brasil em sua Chapa Majoritária.

Eleições 2020: longe de Herzem, Zé Willian tem recebido convites à Câmara ou Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Personagem influente da Política Conquistense, o ex-vereador e ex-secretário municipal José Willian de Oliveira Nunes, de 71 anos, poderá participar ativamente nas Eleições 2020. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite da segunda-feira (16), Zé Willian confirmou que estará na oposição ao prefeito Herzem Gusmão Pereira e sairá do Movimento Democrático Brasileiro. “O MDB é um partido que ao longo do tempo foi se desgastando e o fisiologismo tomou conta, então não tem mais porque eu ficar no MDB. Então é uma posição definida, vou aguardar até o final do mês para ver qual é o rumo que vou tomar, se vou me filiar num outro partido ou vou ficar sem partido. Vou aguardar aí até o final do mês”, afirmou o adversário de HGP. “Olha, eu, alguns amigos tem conversado, tem me procurado para que eu me candidate a vereador novamente, outros que eu saia candidato a prefeito, e até o final do mês estarei tomando a posição”, revelou o ex-emedebista. Sobre a previsão de Herzem em eleger pelo menos sete candidatos a vereadores, ele se esquivou, mas disse “o que eu sinto é que alguns vereadores com mandato deverão ficar fora das próximas eleições, como vão ficar fora outros vereadores também, de outras agremiações políticas. Agora a situação do MDB é muito complicada. Eu acho que vai terminar fazendo com alguns vereadores o que fizeram comigo nas eleições passadas”. No Podcast Especial José Willian de Oliveira Nunes fala sobre a desatenção do homem do campo e a frustração enfrentada por não ter tido oportunidade de concretizar seus projetos quando passou pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Eleições 2020: prefeiturável do PT, Zé Raimundo vai dialogar com o PSB e PCdoB em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Partido dos Trabalhadores oficializou na manhã do sábado (14) a pré-candidatura do deputado estadual José Raimundo Fontes à Prefeitura de Vitória da Conquista.

Em sua fala, Zé Raimundo autorizou a Executiva Estadual e o Diretório Municipal do PT para buscar forças políticas para o fortalecimento da Chapa Majoritária Petista.A Executiva fica com o Diretório, essas instâncias, autorizados de estabelecer as relações políticas mais efetivas não só com o PCdoB, com o PSB, mas também filtrando, examinando na cidade de forças políticas que podem estar juntas conosco, essas forças políticas que possam agregar”, discursou Zé.

O desejo do deputado estadual Jean Fabrício Falcão é revigorar a Frente Conquista Popular, no entanto ele também é pré-candidato pelo Partido Comunista do Brasil.

Eleições 2020: Lúcia e Álvaro estão juntos no MDB à Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Depois de muita especulação e com um pé fora do campo do prefeito Herzem Gusmão Pereira o que era impossível virou realidade: Lúcia estará junto com Álvaro Pithon no mesmo partido. Eram 16h25min desta sexta-feira (13) quando o BLOG DO ANDERSON recebeu a primeira mensagem: “Herzem vai fechar com Lúcia hoje a tarde”. E foi o que aconteceu. Agora a vereadora Maria Lúcia Santos Rocha vai deixar o Democratas e filiar-se ao Movimento Democrático Brasileiro junto com o seu colega Álvaro Pithon Brito.

Eleições 2020: Preto filia-se no PSD e espera ser o nome do grupo para ganhar a Prefeitura de Tremedal

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeiturável que receberá o apoio de Márcio Ferraz de Oliveira nestas Eleições 2020 só deve ser anunciado no próximo mês de abril, mas Zélio Ferraz de Oliveira, o popular Preto, espera ser o escolhido para chegar na Prefeitura de Tremedal. Ele que já foi vereador e vice-prefeito sente-se preparado para essa tarefa. Em Vitória da Conquista ao meio dia desta sexta-feira (13) Preto anunciou que está de malas prontas para o Partido Social Democrático (PSD). “Estamos trabalhando, primeiro fazer as filiações para a gente sentar agora em abril e lançar o candidato aquilo que for a vontade do povo de Tremedal e do grupo”, afirmou Preto que é um dos cinco nomes da base de sustentação ao governo do prefeito Márcio Ferraz. “Estou a disposição do grupo e se o grupo achar que o meu nome é o melhor vou estar lá para dar uma ajuda ao nosso amigo Márcio e dá continuidade ao trabalho dele que vem sendo muito bem feito”, complementa na entrevista que segue na íntegra abaixo.

Eleições 2020: Jacaré diz que Herzem “cresceu muito” e quer Lúcia com Zé Raimundo em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O vereador Fernando Vasconcelos Silva é o petista mais próximo do deputado estadual José Raimundo Fontes, nome do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON ao meio dia desta sexta-feira (13), Fernando Jacaré, como é conhecido, falou a importância que Zé Raimundo terá até chegar às urnas do dia 4 de outubro e reconheceu o crescimento eleitoral do prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro.

“Cresceu muito”, afirmou Jacaré. Sobre uma possível adesão da vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, do Democratas, ele lançou o tapete vermelho. “Tem espaço para todo mundo que queira contribuir, que queira ajudar a cidade”, defendeu. “Conversamos de forma, nada oficial…está tranquila, está calma, está aguardando, não tem nada decidido, ela está no partido dela”, frisou o petista que poderá disputar à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia nas Eleições 2022, caso Zé Raimundo tenha êxito nesse processo eleitoral.

Eleições 2020: nome do PT à Prefeitura de Vitória da Conquista, Zé Raimundo enaltece Lúcia Rocha

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Partido dos Trabalhadores oficializa nas próximas 24 horas o nome do deputado estadual José Raimundo Fontes à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020. Depois disso, ou até mesmo antes, as articulações para a reformatação da Frente Conquista Popular será o destaque principal. Em entrevista ao Redação Brasil, programa da Rádio Brasil, na manhã desta sexta-feira (13), Zé Raimundo falou sobre esse novo momento da Política Conquistense com o possível apoio da vereadora mais votada nas Eleições 2020: Maria Lúcia Santos Rocha, do Democratas. A edil mantém-se silenciosa e poderá ir ao Partido Trabalhista Brasileiro, mas circula pelos bastidores uma possível aliança com o principal adversário do prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, que é o petista Zé Raimundo. Indagado sobre essa questão, Zé foi breve e não descartou estar ao lado de Lúcia Rocha.

Deusdete Dias Filho: Tem se falado muito na insatisfação da vereadora Lúcia Rocha, já campeã de votos há alguns anos, com a administração do Governo Herzem e até mesmo da maneira como foi tratada com relação a sua filiação ou não no MDB. E se fala muito da aproximação dela com o senhor. Tem tido conversas com a vereadora Lúcia Rocha, deputado?

Zé Raimundo: Olha Dete, veja bem, eu pessoalmente, você sabe que não. Como, qual é o problema? É que nós não tínhamos ainda definido o nome, então a partir de amanhã, definindo o nome do PT, do pré-candidato, é a partir de amanhã que nós vamos intensificar essas conversas. Mas naturalmente que há uma diretriz estadual. Qual é a diretriz estadual? Nós vamos trabalhar com os partidos que estão na base do governador Rui Costa. Por isso que as vezes nós temos até simpatia, temos empatia, temos relações pessoais, amistosas, mas infelizmente no plano da política é preciso uma orientação. Então, aqueles partidos que estão na base do Governo Rui Costa que são os partidos que estão no alvo da nossa interlocução. O nosso presidente municipal e o presidente estadual, o Éden e Isaac, tiveram os dois em Salvador conversando e essa é a orientação, Dete. Então, evidentemente, sem dúvida alguma Lúcia é uma grande vereadora, uma grande liderança política, não é, e que por certo ela iria contribuir, irá contribuir com qualquer projeto político na cidade, mas isso passa evidentemente pelo crivo partidário, pelo crivo do programa partidário e da política de alianças. Evidentemente é isso aí que nós vamos ver a partir de amanhã como construir e ampliar a nossa base político-partidária.

Eleições 2020: com o silêncio da oposição, Odílio Silveira consolida apoios à Prefeitura de Condeúba

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em Vitória da Conquista Oposição e Situação se movimentam garimpando apoios para as Eleições 2020, mas em Condeúba, a situação é diferente. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã dessa sexta-feira (13) o ex-prefeito Odílio Ribeiro da Silveira, nome que volta ao páreo do Movimento Democrático Brasileiro, disse que “o líder mais forte da Oposição, com a consolidação do nosso nome, desistiu da disputa e até o momento o grupo ainda não apresentou nomes”. O BLOG DO ANDERSON vem buscando contato com membros do Partido dos Trabalhadores Condeubense, mas não tem obtido respostas sobre esse assunto. Segundo Odílio Silveira, “hoje a população de Condeúba tem orgulho e tem a sua autoestima elevada com uma gestão que trabalha com muita seriedade, entrega obras e benefícios o tempo todo, além de ter as suas contas equilibradas”. “Nessa pré-campanha vamos propor a continuidade desse projeto que vem dando certo e, com certeza, corrigindo possíveis equívocos que aconteceram. Não existe política fácil, mas, com o anuncio da nossa pré-candidatura, percebemos um esfriamento da oposição”, declarou o prefeiturável que vem com apoio maciço do atual prefeito Silvam Baleeiro de Sousa. “O nosso grupo está unido, firme e trabalhando, transformando assim o processo eleitoral favorável para nós. Estamos otimistas, acreditamos muito nas propostas que apresentaremos para melhorar a vida dos condeubense e o melhor, temos serviços prestados e capacidade reconhecida pela população. Em minha gestão como prefeito entregamos mais de 240 obras ao nosso município e vamos propor mais”, completou.

Eleições 2020: Luciano Gomes fica no PL, mas não descarta apoiar Herzem à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Na foto que o BLOG DO ANDERSON registrou na manhã da quinta-feira (12) o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Luciano Gomes Lisboa, do Partido Libera, está bem quietinho e pensante, mas em plenas articulações para repetir o sucesso de votos nestas Eleições 2020. De acordo com Luciano Gomes, “o PL tem um projeto de eleger três vereadores nesse pleito”. Sobre o nome à Prefeitura de Vitória da Conquista ele afirma que “vai marchar com quem melhor ajuda a viabilizar esse projeto”. Nesta semana o prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, disse que seria uma grande honra. “Luciano tem sido um presidente da Câmara, independente, é um adversário que eu respeito e que ele está fazendo um trabalho extraordinário. O PL, ele está, eu conversei com ele, ele está montando o PL para disputa da Câmara de Vereadores e se o Luciano quiser nos apoiar vai ser uma grande honra, mas eu sei que ele tem dificuldade, porque o partido é da base do governador”, afirmou HGP. No entanto, Gomes não descarta aliança com Herzem. “Há possibilidade”, confirmou o edil ao BLOG DO ANDERSON.

Eleições 2020: PT Baiano confirma Zé Raimundo à Prefeitura de Vitória da Conquista e agora vai dialogar com aliados

Foto: BLOG DO ANDERSON

Como o BLOG DO ANDERSON antecipou, o deputado estadual José Raimundo Fontes é o nome do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020. A oficialização vem do presidente do PT Baiano, Éden Valadares Santos. Por telefone com o BLOG DO ANDERSON na noite desta quinta-feira (12), Éden Valadares detalhou a articulação que vai reunir forças locais, como o deputado Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e o ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade. “O PT em Conquista é muito forte. O PT em Conquista tem uma contribuição muito grande pra cidade e eu penso que com o desgoverno que está aí hoje já há uma saudade do PT em Conquista. Nós estamos hoje, Anderson, na fase de afirmação das pré-candidaturas dos partidos, até o dia 4 de abril, que a janela partidária está aberta, os partidos, todos os partidos, o PT e todos os partidos, estão buscando apresentar as suas pré-candidaturas, nada mais do que natural do que o PT apresente a candidatura do companheiro Zé Raimundo, que é um companheiro valoroso, que a cidade de Conquista conhece, reconhece e gosta, e então nós vamos apresentar essa pré-candidatura para dialogar com os aliados”, afirmou Valadares. Assim como o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, Éden Valadares defende a criação de uma “frente democrática e popular para fazer em Conquista o que o Brasil precisa, que é voltar a cuidar de gente, cuidar de quem precisa, valorizar a democracia, cuidar da educação, da saúda e da assistência social”. No Podcast a seguir o presidente do PT na Bahia destaca também a sua visão geral das Eleições 2020 confirmando as presenças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-candidato à Presidência da República Brasileira, Fernando Hadadd à Joia do Sertão Baiano.

Eleições 2020: PT tem outros nomes, mas o de Zé Raimundo é o mais cotado à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O vice-presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Noeci Ferreira Salgado, que comemorou 70 anos neste mês de março, acredita na força do deputado estadual José Raimundo Fontes à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020. “É um bom nome. Nós temos outros nomes, mas o nome mais cotado no momento é o do companheiro Zé Raimundo”, disse Noeci ao BLOG DO ANDERSON na manhã da segunda-feira (9). Indagado sobre uma eventual vitória em primeiro turno, ele manteve a dúvida: “aí é outra situação, a gente não sabe. Na política tem de tudo”. O PT lança o seu nome à Prefeitura de Vitória da Conquista na manhã do sábado (14).

Eleições 2020: PT deve oficializar pré-candidatura de Zé Raimundo à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um encontro na manhã do sábado (14) deverá oficializar a pré-candidatura do deputado estadual José Raimundo Fontes à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020 pelo Partido dos Trabalhadores. O ato, que acontece na sede do PT [Avenida dos Expedicionários, 890 – bairro Recreio] e vai contar com a presença de Éden Valadares Santos, presidente estadual da legenda.

Eleições 2020: Marcell Moraes muda Título Eleitoral para disputar a Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado estadual Marcelo Carvalho de Moraes, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), oficializou o seu domicílio eleitoral em Vitória da Conquista.

Ao meio dia desta quinta-feira (12) o tucano enviou o seu novo local de votação que será na 41ª Seção 0269. Encantado com a Joia do Sertão Baiano, onde teve quase 10 mil votos nas Eleições 2018, Marcell também promete disputar à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2020.

Uma análise de Gildelson sobre cálculo de vereadores: Matemática e política nas eleições em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Gildelson Felício de Jesus

Começou no último dia 5 e vai até o dia 3 de abril de 2020,  o período em que a legislação eleitoral “abre a janela partidária” (período em que é permitido a um vereador poder mudar de partido político sem perder o mandato em curso), haja vista que o mandato de um parlamentar (vereadores e deputados) pertence ao partido político em que o mesmo foi eleito (Lei nº 13.165/2015; Resolução TSE nº 23.606/2019). O artigo 24 da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) determina, inclusive, o seguinte: “Na Casa Legislativa, o integrante da bancada de partido deve subordinar sua ação parlamentar aos princípios doutrinários e programáticos e às diretrizes estabelecidas pelos órgãos de direção partidários, na forma do estatuto.Leia na íntegra.

Eleições 2020: HGP rejeitou, mas Marcell promete ser candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista pelo PSDB

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado estadual Marcell Carvalho de Moraes, vice-presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira, andou sumido, mas promete voltar ao Centro Sul Baiano com força total no próximo dia 26 de março para transferir o seu domicílio eleitoral e oficializar a sua pré-candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista. O Comitê Municipal do PSDB declara apoio à reeleição do prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro. Na noite desta terça-feira (10) HGP comemorou a aliança, mas o polêmico Marcell Moraes não gostou. “Ele está sendo incoerente no que fala. Dizer que reúne inúmeros partidos em torno de sua candidatura, inclusive o meu mostra sua tentativa de ludibriar a população. Tive dez vezes mais votos que o deputado federal que ele indicou, e fui eleito sem apoio de nenhum prefeito do interior. 90% do meu trabalho, das minhas emendas, é por Conquista e a população não vai esquecer quem realmente fez e não só falou”, disparou Marcell em entrevista ao BLOG DO ANDERSON. Para Marcell, Vitória da Conquista precisa de “menos asfalto e mais emprego”. “Vitória da Conquista parou nos índices de emprego e renda, a autoestima da população não existe, em quase quatro anos ele não foi capaz de trazer uma empresa grande ou cooperativas para girar a economia e trabalho. Conquista precisa de um político humano e que se importe com gente. Está na hora dele parar de agir de forma covarde passando a rasteira no sonho das pessoas que querem fazer a mudança”, bradou Marcell que apesar de ser conhecido nacionalmente pela sua bandeira de defesa animal, reconhece os problemas sociais de Vitória da Conquista e, em reconhecimento aos votos recebidos no município, está disposto a mudar essa realidade. “O homem na vida só tem uma palavra e essa palavra eu tenho. Dia 26, estarei aí para transferir meu título. Minha trajetória toda foi traçada com uma palavra só. Tenho muito carinho por essa terra e pelo povo conquistense que me legitimou para representá-lo na Assembleia Legislativa. Tive quase 10 mil votos nas últimas eleições na cidade de Vitória da Conquista, resultado de muito trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos no município. Essa é a melhor resposta”, completou.

Eleições 2020: PSC anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista e abre alas para Lúcia Rocha

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Partido Social Cristão sob a presidência de Valdinei Lopes Mota está livre, leve e solto para essas Eleições 2020. “Teremos candidatura própria à Prefeitura de Vitória da Conquista”, afirmou Ney Mota, como é conhecido o presidente do PSC, ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta quarta-feira (11). Com apenas um representante na Câmara Municipal de Vitória da Conquista através do vereador Ademilton Palmeira Santos, o Denis do Gás, Ney quer mudar esse quadro nas urnas do dia 4 de outubro. Um dos nomes que poderá chegar ao PSC é o da vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, que atualmente é filiada ao Democratas. “É uma amiga querida que estamos conversando há muito tempo. Para nós será uma honra”, revelou o presidente. Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, Lúcia preferiu o silêncio sobre as suas articulações.

Eleições 2020: HGP com a “Sandália da Humildade” e confiança na reeleição à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Antes de se servir no banquete da Trigo Rei o prefeito Herzem Gusmão Pereira oficializou a chegada de três novos vereadores ao Movimento Democrático Brasileiro e concedeu uma entrevista de pouco mais de seis minutos com muito otimismo. Rodado de seguidores, HGP evitou falar de adversários, mas prometeu calçar a “Sandália da Humildade” nestas Eleições 2020. “Olha só, uma disputa de uma eleição nós estamos todos com a sandália da humildade. Nós vamos disputar a eleição, isso é que interessa, é que a gente está bem, nós estamos fortalecidos, confiantes, Deus abençoando e eu tenho muita confiança”, afirmou Gusmão Pereira do Movimento Democrático Brasileiro que já conta com outros quatro legendas em sua base: Democratas, Partido Trabalhista Brasileiro, Partido da Social Democracia Brasileira e o Republicanos.