Tecnologia: perfil dos consumidores digitais no e-commerce e perspectivas para esse ano

Fotos: Divulgação

Um dado interessante trazido pelo relatório webshoppers de 2018 é o perfil dos consumidores que fizeram suas compras no comércio digital. De acordo com o próprio relatório, no primeiro semestre do ano de 2018, 27,4 milhões de consumidores compraram pelo menos um produto em loja virtual no Brasil.

Comparado ao mesmo período de 2017, o crescimento apresentado foi de 7,6%. Segundo a própria empresa, esse dado está diretamente ligado ao crescimento e influência dos smartphones. Basta, no entanto, confrontar as informações e apurar que o as vendas realizadas pelo aplicativo móvel cresceram 32%, acima desse valor.

Nesse sentido, para o ano de 2019, com projeção ainda maior de crescimento, o empresário digital deve atentar-se no layout e navegabilidade do seu site, buscando dessa maneira, adaptá-lo aos aplicativos móveis, que vêm com crescimento exponencial, ano após ano. >>>>

Participação por regiões

De acordo com a própria pesquisa a região sudeste continua liderando o mercado, com 61,2% dos totais de produtos comercializados no Brasil.

Entretanto, comparado aos anos anteriores podemos concluir que aos poucos está perdendo sua hegemonia, e isso pode facilmente ser explicado.

Quando a internet começou a se popularizar pelo país, no final do ano de 1994, o acesso à rede restringia-se apenas às camadas mais ricas da população.

Nesse sentido, os estados com poder aquisitivo maior e com mais desenvolvimento tecnológico saltaram na frente, perdurando na liderança até os dias atuais.

Todavia, outras regiões, principalmente a região sul, com o advento dos smartphones estão entrando cada vez mais no mercado online.

Em números, a região sul obteve um crescimento de 24% nas compras online na comparação entre os períodos, crescimento esse, acima da média geral do país.

Gênero e idade dos consumidores virtuais

O ano de 2018 trouxe pela primeira vez na liderança as mulheres como as principais compradoras no mercado digital.

Segundo o relatório, de todo o volume consumido pela internet, 51,5% foram feitos por mulheres contra 48,5% feito por homens.

Isso pode ser explicado pelo fato das mulheres passarem mais tempo na frente dos dispositivos móveis, e pode ser apontado como uma tendência para o ano de 2019.

Entretanto, quando pensamos em longo prazo é necessária cautela nessa análise, afinal, as gerações que já cresceram com um smartphone na mão, independente do sexo tendem a realizar o consumo somente através dos aplicativos móveis.

Essa geração que hoje aponta entre os 15 e 25 anos, certamente revolucionará o comércio tradicional brasileiro, criando uma forte tendência digital que deverá ser analisada e avaliada por todas as empresas já existentes, e empreendedores que desejam começar.

De acordo com Pedro Guasti, o crescimento das compras pelo público feminino, pode ir além de apenas às mulheres passarem mais tempo na frente do celular.

Segundo o consultor, o crescimento “tem a ver com sortimento e tipo de produto que mulheres compram mais que homens.”.

Essa afirmação pode ser confirmada com o crescimento do setor de modas e cosméticos, onde o público-alvo é basicamente feminino.

Em relação à faixa etária, o público que mais compra na internet possui entre 35 e 49 anos.

Considerando que a internet chegou ao lar dos brasileiros em 1994, essa geração na época possuía entre 10 a 25 anos.

Nesse ínterim, podemos dizer que foi basicamente uma geração que de certa forma já conviveu com a internet, e que hoje, mais estável financeiramente realiza suas compras online.

Entretanto, as novas gerações embora não apresentem muita representatividade no consumo, certamente comprarão ainda mais pela internet.

A baixa representatividade se deve, ao fato, que as pessoas estão demorando mais para se alocar no mercado de trabalho, estudando até mais tarde, e por essa razão acabam sendo sustentadas pelos pais por mais tempo.

Entretanto, em um período de dez anos, podemos dizer que a internet será o principal canal para realização de compras e vendas, superando em praticamente todos os setores o varejo físico.

Ticket Médio

Embora a pesquisa tenha apontado crescimento praticamente em todos os setores digitais, o ticket médio de consumo retraiu em 7%.

Todavia esse valor é compensado pelo crescimento de pessoas que passaram a realizar as compras online e por essa razão o crescimento anual fechou em torno de 12% de crescimento.

Apesar dos números ainda serem relativamente tímidos, devemos considerar o atual cenário econômico brasileiro, que desfavorece o consumo, e deve demorar em torno de 5 anos para recuperar o volume de mercado registrado em 2014.

Perspectivas para 2019

De acordo com a Associação brasileira de comércio eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico deve atingir um crescimento de 16% comparado ao ano de 2018.

Nesse sentido, o volume de vendas deve atingir a marca dos R$ 79,9 bilhões de reais durante todo o ano.

O Ticket Médio também deve crescer, atingindo a marca de R$ 301,00 por compra, totalizando dessa maneira 265 milhões de pedidos efetuados durante todo o ano de 2019.

Um dado bastante interessante é que as micro e pequenas empresas devem atingir em torno de 29% de todo esse volume, sinalizando para o microempresário o momento certo de entrar para o mundo digital.

Segundo Mauricio salvador, presidente da ABComm, existem vários fatores que contribuirão para o crescimento expressivo no ecommerce brasil no ano de 2019.

Salvador conclui seu pensamento afirmando “Livre dos eventos observados em 2018, vemos com bons olhos o desempenho para esse ano”.

Nesse sentido, o ano de 2019, assim como os próximos anos, será relativamente promissor para o e-commerce brasileiro.


Os comentários estão fechados.