Caso @diganaovca: advogado repudia acusações de assédio de médico a pacientes em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Através de uma conta no Instagram centenas de pessoas tem se manifestado sobre supostos assédios praticados por um médico ginecologista a pacientes em Vitória da Conquista. Segundo os denunciantes, os crimes ocorriam durante consultas. A mãe de uma das envolvidas entrou em contato com o BLOG DO ANDERSON avalizando o teor do que está escrito no @diganaovca. Às 20h40min deste sábado (11) o @diganaovca tinha 5.189 seguidores, seguia 16 personalidades e na postagem com a foto do médico contava com 3.686 curtidas e 1.687 comentários. O Blog do Giorlando Lima trouxe uma reportagem especial sobre o assunto. “Consultados, advogados disseram que o perfil oferece um grande risco para a pessoa que o criou porque traz acusações muito graves que não sendo verdadeiras se configuram em calúnia e difamação, passíveis de prisão. Para isso, ele ou outra pessoa precisam fazer uma denúncia. Também chamam a atenção de que, se as informações forem falsas, causarem prejuízo moral irreparável para o médico e para a família dele.

Por outro lado, se os casos narrados forem verídicos, o que exige investigação policial, o profissional responderá por crime de violação sexual mediante fraude, previsto no artigo 215 do Código Penal, com pena de reclusão de dois a seis anos, agravado pela conduta tipificada no artigo 61, inciso II, alínea g, que trata do abuso de poder ou violação de dever inerente a cargo, ofício, ministério ou profissão.

O médico pode ser punido também pelo Conselho Federal de Medicina e perder o direito de atuar na profissão. No caso das acusações feitas pelo Instagram, em si, por serem anônimas já ensejam investigação policial, tanto para identificar autorias e motivações, como para confirmar a veracidade ou a falsidade das acusações”, diz o Blog de Giorlando Lima. Sobre o assunto o BLOG DO ANDERSON conversou com o advogado Paulo de Tarso Magalhães David, defensor do médico ginecologista, que falou sobre o assunto. O suspeito prestou duas queixas na Delegacia de Polícia Civil, mas ainda não foi identificada nenhuma em seu desfavor. Segundo o Doutor Paulo de Tarso, o processo que será apresentado à Justiça a princípio será contra o Instagram no intuito que a conta seja removida e posteriormente a movimentação será em caso a caso, no entanto carece da investigação que poderá ser feita pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Ouça o que diz a defesa.


Os comentários estão fechados.