“Homenagem Póstuma: amigos e familiares prestam homenangens a Heleusa Câmara em Vitíra da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A emoção tomou conta da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes na manhã desta terça-feira (14), dia que a escritora e professora Heleusa Figueira Câmara completaria 75 anos. E não teria lugar melhor para homenageá-la. A Prefeitura de Vitória da Conquista escolheu uma das paredes da biblioteca para ganhar um retrato da professora, pelas mãos do grafiteiro Tiano Vilarino. Heleusa faleceu no início de janeiro desse ano, deixando um belíssimo legado de dedicação à leitura, à educação e à cultura da cidade. “Nós queríamos que Heleusa vivesse mais. Ela compartilhava o conhecimento como ninguém.

Estou muito feliz por estar prestando esta homenagem a Heleusa Câmara, é o nosso reconhecimento a uma mulher sensível, uma intelectual, uma grande amiga, que deixou uma grande saudade”, afirmou o prefeito Herzem Gusmão Pereira, que é primo da escritora. Presentes na cerimônia, os filhos e netos se emocionaram e agradeceram à Prefeitura. “Recebemos com muita alegria a homenagem, é um reconhecimento que a família já tem e que a comunidade e a Prefeitura fizeram, com muito carinho. Estou muito emocionada, a família toda também, agradecidos. Fico muito feliz por ver esse reconhecimento à dedicação dela à educação e à leitura para todos, sem restrição”, agradeceu a filha Mônica Câmara.

 Na abertura, o cordelista Ailton Dias falou sobre a amizade e o carinho que tinha por Heleusa, dedicando-lhe os versos do poema “Mulher Guerreira”. “Heleusa foi uma das melhores amigas que encontrei. Conheci dona Heleusa em 1998 e ela abriu a porta da sua casa pra mim sem nem me conhecer direito”, lembrou. Amiga e colega no Proler, a professora Paula Ferreira a homenageou: “Mulher de letra maiúscula, que trouxe no ventre não apenas quatro filhos, mas milhões deles, trouxe em seu ventre um projeto, que acolhe e recolhe filhos de filhos que nunca se sabe de onde vem, sabe-se para onde vai e vão livres bater asas. A ti Heleusa, a minha honra ao teu bendito útero materno chamado Proler”.


Os comentários estão fechados.