Complexo Municipal de Saúde: Ambulatório de Saúde Mental é inaugurado em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Nesta terça-feira (21), foi inaugurada a nova sede do Ambulatório de Saúde Mental, que vai funcionar no Complexo de Saúde (CEMAE). A implantação do Ambulatório de Saúde Mental é uma iniciativa do prefeito Herzem Gusmão Pereira para garantir atenção integral às pessoas com transtornos mentais moderados.

O serviço, que desde junho de 2018 presta atendimento em uma sede temporária aos pacientes transferidos do Ambulatório do Hospital Crescêncio Silveira, já possui 2.712 pacientes cadastrados até o momento. Segundo a coordenadora municipal de Saúde Mental, Thayse Fernandes, o Ambulatório tem como principal objetivo a ampliação da oferta de assistência especializada em saúde mental.

“O Ambulatório, como um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial, vem propiciando efetivamente que as pessoas com sofrimento mental moderado tenham acesso ao cuidado adequado e, a partir do momento em que está constituído com equipe multiprofissional, sai do lugar comum dos ambulatórios exclusivamente compostos por médicos psiquiatras e se insere na lógica do cuidado psicossocial, potencializando a integralidade do cuidado”, afirma.

Com estas características, o serviço responde à necessidade de atendimento especializado integrando-se aos demais serviços das redes de atenção à saúde. O Ambulatório funciona com equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental, que busca atender indivíduos que apresentam queixas e sintomas de sofrimento psíquico moderado a grave, com indicação para acompanhamento psicológico e psiquiátrico.


Os comentários estão fechados.