Banho em Gato: conheça os cuidados de higiene que os felinos precisam com muito carinho

Foto: Enya Nunes | G1

É comum associar a imagem de cães à água e ao banho. Já com gatos a história é outra. Quem nunca assistiu uma animação em que o gato fugia a todo custo da água? Esse é um dos estereótipos mais famoso dos felinos, mas que, segundo o veterinário Daniel Lopes Ribeiro, é um mito. Gatos precisam e até gostam de banho tanto quanto cães. A estudante de direito, Enya Nunes sempre conviveu e foi apaixonada por gatos. Desde pequena sua avó acolhia gatos em casa e isso despertou seu interesse nos felinos. Ela começou a perceber que os bichanos eram animais independentes e que amavam de uma maneira diferente seus tutores. Desde então não larga o amor pelos gatos. “Amo todos os animais, mas os gatos tem um espaço especial em meu coração”, afirma.

Segundo Enya, ela prefere adotar gatos que vivem na rua do que comprar. “Quase sempre que encontrava um gato na rua ficava com pena e acolhia. Já até dei comida para um que ficava na porta de casa, ele se acostumou com a gente e, mesmo com muitos dentro de casa, acabamos pegando ele também”. A estudante já acolheu sete gatos em casa. Com tantos bichanos, a hora do banho dos felinos, apesar do que é comum pensar, não era muito difícil. “Sim, têm arranhões e mordidas na hora do banho. Mas não são todos que dão trabalho. A Debby, por exemplo, sempre adorou uma boa ducha”, explica a estudante. De acordo com ela, a gata é filhote de uma outra que foi adotada e, por ter se acostumado a tomar banho desde que era um filhote, não dá trabalho.  Confira a reportagem do G1.

Segundo Enya Nunes, o banho é mesmo importante para que os gatos se mantenham limpos, já que eles possuem o costumeiro hábito de circular pelas redondezas e se sujar. “São quatro gatos hoje em minha casa. Um deles adora passear e volta depois de dias. Ele precisa realmente de mais de um banho por mês para não ficar sujo”.

O veterinário explica que a estudante está correta e os felinos realmente precisam de um cuidado especial. Apesar de estarem sempre se limpando com a língua, os bichanos também têm a necessidade de tomar banhos. A higienização dada no período certo pode evitar diversas doenças de pele nos animaizinhos.

A frequência desses banhos devem variar de acordo com o ambiente que o bichano vive e também de seus hábitos. “Se ele mora em um apartamento e quase não sai, indico que os tutores deem um banho a cada mês. Caso ele goste de passear sozinho e fora de casa, é bom garantir sua higiene com um período de duas vezes por mês”, afirma. Como todo animal, existem gatos que gostam de água e outros que não suportam. Para evitar o estresse nos bichanos, os tutores devem estar atentos. O veterinário Daniel Ribeiro explica que a água morna na hora do banho pode evitar muita dor de cabeça. “Se não for ao pet shop, sugiro sempre que a água esteja morna. A água fria pode deixar o animal arisco. Após o banho, os tutores devem secar bem os bichinhos, para evitar fungos e doenças de pele”.


Os comentários estão fechados.