Meio Ambiente: Plano Municipal de Saneamento é lançado e apresentado em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Para que serviços e obras de saneamento básico, a serem realizadas pelo poder público nos próximos 30 anos, atendam às necessidades de Vitória da Conquista, foi lançado nesta quinta-feira (24), o Plano Municipal de Saneamento.  “Este é um plano que o Município já deveria ter e hoje é uma demonstração de responsabilidade, de que o nosso governo está em sintonia com a modernidade. O plano trata da água, do esgoto, da drenagem e dos resíduos sólidos. São quatro problemas que temos em nossa cidade e nós estamos trazendo o que há de melhor no Brasil.

É uma equipe de notáveis com o envolvimento da academia local, portanto eu fico muito feliz”, afirmou o prefeito Herzem Gusmão Peraira. O documento apresentará um diagnóstico de como está a realidade no sistema de água tratada, no esgotamento sanitário, nos resíduos sólidos (lixo) e na drenagem urbana. Essas informações deverão nortear as ações futuras, visando a melhoria da qualidade dos serviços públicos. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é a responsável pela elaboração do Plano de Saneamento.

A equipe é formada por técnicos de renome, a exemplo do professor Antônio Eduardo Giansante. Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, professor convidado da Universidade de Metz (França) e do Politécnico de Bari (Itália), e professor titular na Universidade Mackenzie, Giansante participou da implantação de planos de saneamento em cerca de 300 municípios, entre outras atividades. Durante o evento, Giansante destacou: “Estamos contentes em contribuir com um documento tão importante para o futuro do município e quero cumprimentar a gestão porque, entre esses vários planos que tive a oportunidade de fazer, foram poucos os locais em que podemos contar com estagiários do curso de graduação. Leia a íntegra.

 

Fico muito contente com isso, pois são conhecimentos que vão ficar para o futuro. Nosso objetivo é colaborar e construir pontes porque só assim vamos ter um plano exequível. É com muito prazer que iniciamos a elaboração deste plano”.

Alunos vinculados à Empresa Júnior de Engenharia Ambiental do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) vão contribuir com o desenvolvimento do plano. Além disso, a comunidade em geral também vai poder participar por meio de oficinas e audiências públicas.

Para o arquiteto Maurício Munhoz, a população precisa estar inserida nestas discussões: “O saneamento é uma das coisas mais importante, pois uma cidade não saneada gera uma série de doenças. A questão de se estar participando e discutindo todos esses fatores com a cidade é necessária”.

Após o lançamento, a equipe responsável apresentou o plano de trabalho para construção do plano de saneamento. A previsão é que o planejamento será concluído em 10 meses.

Representantes do Ministério Público Estadual e do Federal, do Crea e do IFBA também discorreram sobre a importância do saneamento, sua fiscalização e a participação acadêmica no planejamento. No período da tarde, foram realizadas mesas de debate sobre diretrizes dos serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos no município.


Os comentários estão fechados.