Operação Cronos: Polícia Civil prende foragidos por homicídios e feminicídios no Norte de Minas Gerais

Foto: Divulgação | Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais cumpriu na terça-feira (28) sete mandados de prisão no Norte do estado durante a Operação Cronos, que busca foragidos por feminicídios e homicídios em todo país. Segundo a Polícia Civil, é a segunda fase da força-tarefa deflagrada em âmbito nacional. Três homens foram presos em Montes Claros, dois em Januária e outros dois em Janaúba. Ainda de acordo com a polícia, todos os presos no Norte de Minas têm envolvimentos com crimes de grande repercussão e são indiciados ou por homicídios, ou feminicídios. No total, 24 alvos apenas na região foram apontados e outros envolvidos podem ser presos ao longo do dia. Veja a reportagem do G1.

Até esta publicação, a Polícia Civil informou que foram encontrados Rogério Gonçalves Brito, de 19 anos; Luan Pereira Cardoso , de 30; José Afonso Camilo de Souza, 57; Marcos Mendes Dias, 21; Aldimá Gomes de Oliviera, 29; Rafael Oliveira Ferreira, 36, e Ítalo Barbosa de Araújo, 37.

Operação Cronos
A força-tarefa foi deflagrada em âmbito nacional, em 23 estados e no Distrito Federal. É a segunda fase da Operação Cronos, que busca em todo país foragidos por crimes contra a vida.

A operação surgiu após uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, em julho de 2018. O nome remete ao deus grego Cronos, que comanda o tempo, analogia à supressão do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime, segundo a PC.

A estimativa é de que cerca de 500 suspeitos estejam foragidos. Até às 11h, tinham sido cumpridos 199 mandados de prisão – 177 por homicídio, e 22 por feminicídio – em todo o país; sete adolescentes foram apreendidos.

A operação tem apoio do Ministério da Justiça e é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (Conpc). Desde o começo do mês, 37 pessoas já tinham sido presas, e dois menores apreendidos.

Em Minas Gerais foram cumpridos mandados de prisão em cidades da Zona da Mata, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e no Centro-Oeste do estado, além do Norte de Minas.


Os comentários estão fechados.