Glauber em Movimento: Aeroporto Glauber Rocha recebe exposição sobre o Cineasta Conquistense

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Aeroporto Glauber Rocha recebe a exposição ‘Glauber em Movimento’ até 20 de outubro, proporcionando aos visitantes parte da vida e obra do cineasta conquistense Glauber de Andrade Rocha. Composta por 16 totens, a exposição remonta a linha do tempo do cineasta, com informações e conteúdo fotográfico, arquivístico e audiovisual, destacando não somente a trajetória profissional de Glauber Rocha, mas também sua dimensão humana e pessoal. A data escolhida para a abertura marca os 38 anos de falecimento do cineasta, que permanece inspirando gerações de artistas e cineastas e sendo uma referência para o mundo inteiro. A exposição é uma pequena mostra do Acervo Glauber Rocha.

Em breve, o Governo do Estado da Bahia trará o Tempo Glauber Digital para o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, além de disponibilizá-lo online, com 50 mil itens digitalizados. A curadoria é de Paloma Rocha, filha do cineasta. O nome de Glauber Rocha batizou o Aeroporto de Vitória da Conquista, inaugurado no mês de julho, e que recebe agora esta importante exposição. “Glauber reunia características que orgulham os baianos. Foi ousado, inovador, sempre questionador e um grande amante da liberdade. É reconhecido no mundo todo como um gênio do cinema, e sua memória serve de inspiração para aqueles que defendem a democracia.

Todas as homenagens a ele são justas”, afirma o governador Rui Costa. Paloma Rocha destaca a importância da exposição no município de Vitória da Conquista. “Esta ação é a oportunidade de chamar atenção para um grande projeto que será implementado na Bahia. Ela presta homenagem a um filho ilustre da cidade e apresenta um pouco da sua história. É algo dele ali que vai sensibilizar e emocionar quem estiver vendo”, diz Paloma, que é a terceira de quatro gerações que tem se dedicado à sistematização do trabalho de Glauber. Ao longo dos anos, esse trabalho envolveu a avó dela, Lúcia Rocha; o próprio Glauber; Paloma e sua filha Sara Rocha.

Após o período no aeroporto, a exposição será transferida para o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), também em Vitória da Conquista. Nascido em 1939, na antiga Rua da Várzea, em Vitória da Conquista, Glauber Pedro de Andrade Rocha se mudou para Salvador com a família em 1948. Fez teatro e poesia, além de participar de um programa de rádio sobre cinema.

Estudou direito e jornalismo, casou-se quatro vezes. Ele é lembrado como um dos maiores cineastas brasileiros na história. Conquistou o mundo através de sua sensibilidade criativa. Revolucionário e vanguardista, Glauber fundou o Cinema Novo, movimento que imprimiu uma nova estética à produção cinematografia brasileira. Em sua obra, Glauber Rocha teve como sina poética retratar o seu povo.


Os comentários estão fechados.