Unidade de Saúde da Família Simão: toneis com lixo hospitalar são riscos contra a vida em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na última quinta-feira (22) a equipe do BLOG DO ANDERSON esteve na Vila Simão, que fica no bairro Campinho, Zona Oeste de Vitória da Conquista, para verificar a Creche Municipal Simão que estava sem aulas devido a falta d´água e aproveitou para verificar a Unidade de Saúde da Família Simão.

Usuários não tem reclamado da qualidade do atendimento, apesar de imensa demanda, mas o que vem ao destaque são as condições do prédio. Sem muro, as crianças da Creche e da Escola Municipal Zélia Saldanha tem acesso livre, inclusive a dois toneis de armazenamento do lixo hospitalar.

O BLOG DO ANDERSON consultou a auditora da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a professora Ceres Neide Almeida Costa, quando afirmou que esse cenário “não é correto”, porém vem se repetindo há muito tempo.

“Essas unidades são antigas, tendo sido construídas nos anos entre 98 e 2000. Já passaram por várias reformas, mas ainda não foram adequadas ao armazenamento dos resíduos”, comentou. Segundo Ceres, “acho que para resolver o problema deveria ser construído ou adequado um espaço para a guarda desses resíduos até o recolhimento.

O engaiolamento pode ser usado só como algo emergencial e temporário, até a resolução como dita acima”. O BLOG DO ANDERSON buscou informações junto a Secretaria Municipal de Saúde, mas ainda não obteve resposta a respeito de medidas urgentes no intuito de garantir segurança nesse equipamento da Capital do Sudoeste Baiano.


Os comentários estão fechados.