Protestos em Vitória da Conquista: funcionários dos Correios protestam contra privatização e por melhores salários

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos permanecem em greve por tempo indeterminado. Na manhã desta segunda-feira (16) um grupo protestou em Vitória da Conquista. A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correio (FINDECT), alega que a paralisação é um protesto contra a privatização da estatal e o irrisório ajuste salarial abaixo da inflação. “A decisão foi uma exigência para defender os direitos conquistados em anos de lutas, os salários, os empregos, a estatal pública e o sustento da família”, informam os sindicatos.

Apesar da conta oficial dos Correios no Twitter afirmar que a paralisação parcial não irá afetar os serviços, o que se mostra em menos de 24 horas do anúncio da greve é justamente o contrário. Com quase 80% das agências fechadas, grande parte dos varejistas online irão ter atrasos consideráveis em suas entregas, refletindo assim no prazo final e na chegada do produto ao consumir. Os Correios são utilizados por quase 90% das lojas virtuais do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Os funcionários da estatal reclamam do ajuste salarial de apenas 0,8%, bem abaixo dos 3,1% de inflação acumulada.

Além disso, são contra à possível privatização da Empresa. Essa, porém, mesmo cogitada, ainda precisa de estudos do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e, logo após, iria à votação no Congresso. Em comunicado, os Correios afirmam que “sua real situação econômica e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões”. Entretanto, a empresa fechou no azul nos dois últimos anos.


Os comentários estão fechados.