Agenda Internacional: Ivana representa o Brasil em reunião da Coordenação da Copa no México

Fotos: Divulgação

Nesta segunda-feira (23), a deputada e secretaria Geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Ivana Bastos, participou de Reunião de Coordenação da Confederação Parlamentar das Américas (COPA), na cidade do México. O encontro teve a finalidade de ampliar e intensificar a atuação da organização. No trabalho de fortalecer as atividades da COPA, a discussão foi pautado em temas voltados na humanização com base em aspectos como, a imigração, alterações climáticas e o suicídio. Além disso, o grupo tratou sobre a definição de agendas futuros.

Para Ivana Bastos o principal benefício desses encontros é a possibilidade de obter informações e a troca de experiências entre os países, o que colabora fundamentalmente com o processo de criação de legislações nos estados. Como exemplo dos bons frutos desse processo de paradiplomacia, a parlamentar destacou sobre a Lei complementar Nº44/2018, na Bahia, que nasceu de uma reunião do Panamá por parlamentares da Bolívia, a qual proíbe o homem agressor a ocupar qualquer cargo público.

“Conseguimos aplicar na Bahia. E hoje, o Estado conta com essa importante Lei resultado da nossa luta por garantir mais direitos as mulheres, informou Ivana.

Ainda como definição do encontro, os participantes decidiram que a próxima reunião da Coordenação da Confederação Parlamentar das Américas acontecerá durante a 23ª Conferência da Unale, que este ano acontecerá no Brasil, no estado da Bahia, em Salvador, entre os dias 20,21 e 22 de novembro deste ano.

Participariam da reunião também, o presidente da Unale, o deputado catarinense, Kennedy Nunes, a parlamentar canadense, Paule Robitaille e a senadora Mexicana, Alejandra del Carmen de León Gastélum, além dos coordenadores de cada uma das três secretarias.

Sobre a COPA

Organização que reúne os congressos e as assembléias parlamentares dos Estados unitários, federais, federados e associados, os parlamentos regionais e as organizações interparlamentares das Américas.


Os comentários estão fechados.