Vestibular UESB: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima recebe útima sessão comentadas de filmes das provas

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Pelo 16º ano consecutivo, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) realiza o projeto “Cinema: Eis a Questão”, voltado para os vestibulandos da instituição. Como parte do projeto, serão realizadas sessões comentadas dos filmes indicados para o Vestibular 2020, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, nos dias 15, 16 e 17 de outubro (terça, quarta e quinta-feira), sempre às 19 horas e com acesso gratuito.

Mantendo o formato original desde que foi criado o projeto, a equipe do programa de extensão Janela Indiscreta seleciona, a cada edição, três obras, duas nacionais e uma estrangeira, que, desta vez, são: O Grande Ditador, de Charles Chaplin; Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi; e Abrigo Nuclear, de Roberto Pires. Além da escolha dos filmes, que são exibidos e comentados por professores/pesquisadores convidados, também integram o projeto a produção e a publicação, para acesso livre e irrestrito pela internet, de vídeos gravados em estúdio com os comentaristas e do livreto Leituras de Cinema, com críticas escritas por eles.

O projeto é realizado pelo Janela Indiscreta, pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (ProEx) e pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), com a parceria da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) e do Projeto Universidade para Todos (UPT) e o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

SOBRE OS FILMES

O Grande Ditador (1940) – Durante a Primeira Guerra Mundial, um barbeiro judeu que luta pela fictíca República da Tomânia é ferido em ação e acaba internado com amnésia num hospital. Anos depois, ele ganha alta e, sem saber o que aconteceu após a guerra, depara-se com um país tomado pelo fascismo, onde o ditador Adenoyd Hynkel governa com mão de ferro, perseguindo os judeus. Ironicamente, o barbeiro é sósia do poderoso governante da nação.

Ex-Pajé (2018) – Perpera viveu na floresta sem contato com os brancos até os 20 anos de idade. Era um pajé poderoso. Após o contato do povo Paiter Suruí com o homem branco, em 1969, ele foi renunciando aos seus poderes de pajé. Reduzido a zelador da igreja, ele vive com medo do escuro porque os espíritos da floresta estão furiosos com ele. Mas, quando alguém da aldeia vê a morte de perto, seus poderes de falar com os espíritos ainda podem ser valiosos.

 

Abrigo Nuclear (1981) – No futuro, em virtude da poluição radioativa da superfície da Terra, a população se vê obrigada a viver em abrigos nucleares subterrâneos, que continuam a utilizar a energia nuclear como fonte energética principal, o que contribui para o aumento desse tipo de poluição. Um grupo revolucionário prepara um movimento para a recuperação da superfície terrestre com o objetivo de que, num futuro distante, seus descendentes possam abandonar o abrigo nuclear subterrâneo e voltar a viver, como seus antepassados, sobre a superfície da Terra.

Espaços Culturais da SecultBA  A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


Os comentários estão fechados.