Casa do Parque Comveima: família vai mudar de casa com aluguel social por até seis meses em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Mostrada aqui no BLOG DO ANDERSON, a situação de uma família que teve que deixar a casa após ameaça de desabamento comoveu muita gente em Vitória da Conquista. A residência localizada na casa 32 do Parque Comveima I, loteamento do bairro Patagônia, estava sendo acompanhada pela Defesa Civil desde o ano passado, mesmo assim seis pessoas permaneceram dentro do imóvel.

Com as obras de pavimentação que se iniciaram há quase um mês a situação de agravou, pois o impacto das máquinas tem sacudido a casa feita de adobe há quase há mais de três décadas. Em nota ao BLOG DO ANDERSON a Prefeitura de Vitória da Conquista explicou as circunstâncias e anunciou o pagamento de Aluguel Social por até seis meses, período em que tudo poderá ser reconstruído. Veja a nota.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Secretaria de Comunicação

www.pmvc.ba.gov.br

NOTA AO BLOG DO ANDERSON

A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que o caso da família está sendo acompanhado desde 2018. Em agosto de 2018, a Coordenação Municipal de Defesa Civil foi acionada pelos moradores da residência situada no loteamento Conveima a fim de averiguar com precisão as condições estruturais do imóvel citado na matéria. Na época, uma equipe técnica recomendou que algumas intervenções fossem realizadas com o objetivo de proporcionar segurança aos moradores. Contudo, a recomendação não foi atendida pela família.

Conforme relatório da Defesa Civil, a edificação antiga é feita em adobe e não possui nenhum tipo de elemento estrutural em concreto armado. A fragilidade da construção gera ainda mais risco à família, fato novamente constatado em nova visita feita pela Defesa Civil na tarde da última quinta, 17. Nesse sentido, a assistente social do Cras IV Jardim Valéria recomendou que a família fosse realocada em outra residência, o que foi prontamente aceito pela proprietária, que se deslocou para a casa de uma irmã. Além disso, a família foi inserida no processo de aluguel social, por 3 meses, podendo se estender a mais 3, com objetivo de realizar a reforma e retornar à residência.

Ainda segundo informações da equipe do Cras, posteriormente, uma psicóloga fará acompanhamento aos membros da família para proporcionar uma escuta qualificada possibilitando assistência adequada a todos.

É importante acrescentar que, antes do início das obras de compactação das ruas, uma equipe da EMURC realiza visitas às famílias do bairro Conveima com o objetivo de informá-las sobre o início das obras e a equipe da Defesa Civil faz as verificações estruturais nas casas.

Secom, 18 de outubro de 2019.


Os comentários estão fechados.