Avaliação da Educação Básica: gestores municipais recebem orientações sobre o sistema em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Na última quinta-feira (17), gestores da Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista estiveram reunidos com coordenadores pedagógicos, na Casa Memorial Governador Régis Pacheco. Em pauta, orientações sobre as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SEAB) que serão aplicadas em todo o país de 21 de outubro a 1° de novembro. Em Vitória da Conquista, turmas de 5° e 9° ano de 45 escolas da Zona Urbana e 20 da Zona Rural testarão seus conhecimentos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Além disso, pela primeira vez, o SAEB aplicará testes de Ciências da Natureza para uma amostra de estudantes do 9º ano. Participam as Escolas Municipais Ridalva Correa de Melo, Mozart Tanajura e José Rodrigues do Prado. Outra novidade é que o SAEB passará a avaliar a alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental. As escolas sorteadas em Conquista foram as escolas municipais Conquista Criança, a Gildásio Pereira Castro e a Mozart Tanajura. Tanto para a amostragem de Ciências da Natureza quanto para a avaliação do 2º ano, o sorteio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC).

As provas do Saeb compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Já em 2017, Conquista aumentou a nota das séries iniciais para 4,7, sendo a maior do que a média histórica do Município de Vitória da Conquista. “E temos competência para alcançar um resultado muito melhor porque tenho certeza de que os professores da Rede querem o mesmo que nós, gestores: uma educação de qualidade para todas as nossas crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora pedagógica da Rede, Tânia Silva Novais.

Para a coordenadora da Escola Municipal Ridalva Correa, Rosane Almeida, esse é o sentimento: “Percebemos o quanto a Secretaria de Educação vem se empenhando para que as ações, lá no final, deem certo. E essa reunião foi primordial e significativa porque o SAEB é uma avaliação externa que permite que não só os números da rede melhorem, mas também a qualidade da educação”, ressaltou.

Por isso, o secretário de Educação, Esmeraldino Correia Santos, lembrou a importância da participação dos alunos nas provas. “Gostaria, sobretudo, de reforçar com os pais dos alunos para que, na semana que vem, façam seus filhos comparecerem para que possamos analisar e quantificar através da prova do Saeb. Estamos dando um rumo, uma direção, com metas bem definidas e vamos, agora, mostrar a qualidade de toda a rede”, enfatizou o secretário.


Os comentários estão fechados.